Etimologia do vocábulo - EPIDEMIOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Epidemiologia e Saneamento
Advertisements

USOS DA EPIDEMIOLOGIA:
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
Epidemiologia e indicadores de saúde
Informações Gerais Ênfase maior a Saúde x Segurança
EPIDEMIOLOGIA Prof. Eduardo Furtado Flores
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Cláudia Medina Coeli IESC/UFRJ * Adaptado do material didático do IESC/UFRJ O olhar epidemiológico do objeto de pesquisa.
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Auditorias em SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
EPIDEMIOLOGIA, SAÚDE PÚBLICA E INDICADORES DE SAÚDE
Epidemiologia e Saúde Ambiental
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
ESF Integralidade da assistência
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
Epidemiologia: alguns conceitos
PROCESSO SAÚDE DOENÇA 20 BIMESTRE AULA 1 CLÁUDIA HAGGI FAVERO
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
EPIDEMIOLOGIA Profº Julio C. V. Nova.
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
EPIDEMIOLOGIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE: CONCEITOS, INSTRUMENTOS E MODOS DE FAZER Lorene Pinto Setembro 2009.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
Conceitos Aplicações Abordagem descritiva
Ministério da Saúde - MS Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - CPqAM Departamento de Saúde Coletiva - NESC Laboratório de.
Saúde pública e farmacoepidemiologia
Mas como medir a saúde da população?
Vigilância das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Economia e Gestão da Saúde (ECO059)
Vigilância Epidemiológica
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Principais delineamentos de estudos epidemiológicos
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Saúde individual e comunitária Esquema e ideias-chave
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
Epidemiologia Tásio Lessa.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
INDICADORES DE SAÚDE Profa. Priscilla Indianara Di Paula Pinto Taques.
HISTÓRIA NATURAL E PREVENÇÃO DAS DOENÇAS 2015
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Epidemiologia Prof. Ricardo Laino p.
EPIDEMIOLOGIA DEFINIÇÕES E EVOLUÇÃO HISTÓRICA
PROF(A): MICHELLE FLORES
INDICADORES DE SAÚDE.
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim
O QUE É VULNERABILIDADE? Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166.
Medida da Saúde Coletiva Prof. Claudia Curbani V. Manola.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Identidade e Vigilância Em Saúde SANDRO LUIZ NETTO Adaptado.
Um pouco de História PRIMÓRDIOS Hipócrates – estrutura e o conteúdo dos textos hipocráticos sobre as epidemias e sobre os ambientes. (adesão à tradição.
Vigilância Epidemiológica e Farmacoepidemiologia no Brasil.
Epidemiologia Palavra de origem grega Epi-sobre Demos-população Logos-tratado.
SAÚDE PÚBLICA FACULDADE DE FARMÁCIA DO PLANALTO CENTRAL – FARMPLAC
Transcrição da apresentação:

Etimologia do vocábulo - EPIDEMIOLOGIA Epí = em cima de, sobre Demós = povo Logos = palavra, discurso, estudo Ciência do que ocorre (se abate) sobre o povo.

Epidemiologia - saber científico sobre a saúde humana, seus determinantes e suas conseqüências. 1 - Investigação epidemiológica - possibilita o avanço do conhecimento sobre os determinantes do processo saúde/doença. 2 - Desenvolve tecnologias efetivas para a descrição e a análise das situações de saúde, fornecendo subsídios para o planejamento e a organização das ações de saúde. 3 - Metodologia epidemiológica pode ser empregada na avaliação de programas, atividades e procedimentos preventivos e terapêuticos, tanto no que se refere a sistemas de prestação de serviços quanto ao impacto das medidas de saúde na população.

Epidemiologia (conceito) Tradicional - a ciência que estuda a distribuição das doenças e suas causas em populações humanas. - o estudo dos fatores que determinam a freqüência e a distribuição dos doenças nas coletividades humanas. (IEA – Associação Internacional de Epidemiologia, 1973)

Objetivos Principais da Epidemiologia (segundo a IEA) descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde nas populações humanas. proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como para estabelecer prioridades. Identificar fatores etiológicos na gênese das enfermidades. (Desde estudos de eficiência e efetividade de programas e serviços de saúde até estudos clínicos de eficácia de processos diagnósticos e terapêuticos, preventivos e curativos, individuais e coletivos.)

Exemplos mortalidade infantil e classes sociais. trombose venosa relacionada ao uso de anticoncepcionais. sedentarismo e doenças cardio-vasculares. hábito de fumar e câncer de pulmão. comportamento sexual transmissão da AIDS. cegueira em crianças subnutridas e sua relação com avitaminose A. leucemia na infância provocada pela exposição de raios X durante a gestação.

Epidemiologia constitui a principal ciência de informação em saúde.   World-Wide Web (www) Epidemiology - Epidemiologic Épidémiologie - Épidémiologique Epidemiologia - Epidemiológico 370.000 registros.

Conceito abrangente - ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.

Esta definição pode ser desdobrada nos seguintes aspectos complementares: A - continuum saúde-doença (OMS) - Saúde - “estado de completo bem-estar físico, metal e social” B - estuda estados particulares de ausência de saúde sob forma de doenças infecciosas (sarampo, malária, meningite etc.), não infecciosas (diabetes, cardiopatias, depressões etc.) e agravos à integridade física (acidentes, homicídios, suicídios etc.) C - o objeto da epidemiologia são as relações de ocorrência de saúde-doença em massa, envolvendo um número expressivo de seres humanos, agregados em sociedades, coletividades, comunidades, grupos demográficos, classes sociais ou outros coletivos humanos.

D - a questão metodológica de como, do ponto de vista epidemiológico, se pode identificar casos de doença ou danos à saúde. E - a distribuição (variabilidade) na freqüência de doenças de ocorrência em massa, em função de variáveis ambientais e populacionais ligadas a referenciais de tempo e espaço. F - a análise de determinação envolve a aplicação do método epidemiológico ao estudo de associações entre um ou mais fatores suspeitos como causais e um determinado estado de saúde-doença. G - para cumprir seu papel de fonte de informação e conhecimento para subsidiar o planejamento, a gestão e a avaliação de políticas, programas e ações de proteção, promoção ou recuperação da saúde.