MPS.BR Dextra Dextra Edite Martins.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualified Curriculum
Advertisements

Ana Regina Rocha, Andrés Rubinstein, Ana Liddy Magalhães
Qualidade de Software Aula 7 / 2010
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Garantia da Qualidade Mário Eduardo.
Garantia da Qualidade Mário Eduardo. 2 Desafios & Soluções.
O Processo Praxis 3.0 Processos de Software 25/03/2017
Processo Lacen de Desenvolvimento de Software
Sistema Gerenciador de Ocorrências
Rational Unified Process(RUP)
Painel 2: Grupos de Empresas Rumo ao CMM/CMMI
Copyright - ASR Consultoria e Assessoria em Qualidade
Analia Irigoyen Ferreiro Ferreira Roberta da Silva Cerqueira
Experiência da SWQuality com a Implantação e Organização de Grupos de Empresas utilizando os Modelos MPS.BR e CMMI Ana Cristina Rouiller, DSc Ana Liddy.
Apresentação. O que é o CMMI Bahia ? Grupo de empresas que, em outubro de 2003, se uniu para investir.
O trabalho da Qualiti concentra-se em transformar projetos de software em casos de sucesso. Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio.
Gestão de projetos de Software GTI-16
Projeto Informações Gerenciais
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Título SIDI - Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
Instituto de Pesquisas Eldorado
Ci&T Software Renata Mazzini
PSP - Apresentação da disciplina Vanilson Burégio.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Metodologia Versão 2 FSRS.
Gerência de Configuração de Software
Painel de Fornecedores REDEPRO
Rational Unified Process
Métodos Ágeis Agile Modeling, ou AG
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
RUP - Cap. 2 – Os 4 P’s (Pessoas, Projeto, Produto e Processo)
RUPinho Qualidade de Software
Objetivos demonstrar os processos de Gestão e Fabricação de Software e...
Visão Geral PRO.NET.
Software Engineering Process Group
MODELING AND SIMULATION OF A GROUNDING SYSTEM USING SIMULINK Gustavo dos Santos Pires Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Campo Grande - MS DDMMYYY.
MPS.Br e a DSI Margareth Pollyanna
MPT.Br Benefícios qualidade visibilidade melhoria contínua custo/
Gerenciamento de Projetos, MPS.BR e Qualidade em Software
Trabalho de Qualidade de Software
Apresentação Final DONE is Open Not Enclosed - A free Software Factory 22/08/05.
Modelos de Maturidade de Processos de Software
S EGURANÇA, C ONTROLE E A UDITORIA DE D ADOS 4 – Planejamento e Execução.
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
(Open Unified Process)
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Engenharia de Software
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Projeto Piloto do LabPS Teste do Flip
Gerência de configuração e Evolução de Software
Projeto e-Build. Apresentação FábricaEquipeProdutoMercado ProjetoEscopoMetodologiaCronograma ArtefatosPrincipais riscosArquiteturaLições aprendidas.
Trabalho de PAW Scrum Nome: Jaila Cíntia.
Apresentação Final DONE is Open Not Enclosed - A free Software Factory 22/08/05.
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
Uma Análise no ciclo de vida de Gestão de Projetos com foco em Melhoria de Processos Híbridos para o desenvolvimento de software Hugo Vieira Lucena de.
Uma abordagem de Melhoria de Processo de Software Geovane Nogueira Lima Orientador: Alexandre Vasconcelos Recife, 27 Março de 2007.
[NOME DO PROJETO] [DATA] – [NOME DO GERENTE DO PROJETO] LOGO DO CLIENTE/PROJETO.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
@eltec Consultoria em Software. Produtos Consultoria em Software Análise Desenvolvimento de Software Manutenção de Sistemas.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
Elicitar Requisitos Documentar Requisitos Validar Requisitos Estrutura Implementação Implementar Componentes Testar de Unidades Corrigir Defeitos Testar.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

MPS.BR Dextra Dextra Edite Martins

Empresa Área Tamanho Localização Desenvolvimento distribuído ou local Desenvolvimento de software sob demanda Treinamentos Consultoria (processo, arquitetura de sistemas, infraestrutura) Tamanho 80 funcionários 4,5 milhões de faturamento Localização Campinas e Campo Grande Desenvolvimento distribuído ou local Campinas e Campo Grande fazem desenvolvimento, com integração entre as equipes

Principais Clientes

Processo de Software Projetos de Desenvolvimento de Software RUP SCRUM Processo implantado e certificado MPS.BR F O uso deste processo está diminuindo. Somente projetos antigos ou que tem exigência do cliente estão utilizando o processo RUP SCRUM Processo em fase de definição e documentação Meta de certificação MPS.BR F no primeiro semestre de 2010 Todos os projetos da Dextra estão sendo vendidos em SCRUM

Processo e Qualidade Processo Evoluído e mantido pelo SEPG SEPG formando por recursos da empresa que atuam em várias posições Gerente da Qualidade Arquiteto Gerente de Projeto Analista de Requisitos Documentado na ferramenta EPF – Eclipse Process Framework Processo RUP Processo SCRUM

Área de Qualidade Área de Qualidade Composta por Gerente da Qualidade e Auditor da Qualidade Audita projetos utilizando o RUP Audita parcialmente todos os projetos utilizando SCRUM – checklists de auditoria estão em evolução Gera relatórios de consolidação sobre os projetos para a Gerência da Fábrica de Software

Qualidade Produto x Processo Qualidade de produto - somente código A área de testes fica sob a gestão da Gerência da Fábrica Recursos de teste tem trabalhado em projetos SCRUM assumindo papéis diversos, de acordo com o perfil Webdesign e testes PO interno e testes Qualidade de Processo A área de qualidade está sob a gestão da Diretoria de Produção Todos os produtos que vão para o cliente são auditados pela qualidade O relatório de testes de aceitação é auditado pela qualidade Ficam em áreas distintas e tem “pouca” integração

Qualidade Produto x Processo Diretor de Produção SEPG Gerente da Qualidade Gerente da Fábrica Auditor da Qualidade Coordenador de Testes

Avaliação MPS.BR Avaliação realizada em Março/2009 Instituição Avaliadora – COPPE (RJ) Instituição Implementadora – ASR Reginaldo e Ana Zabeu Números da avaliação 4 projetos avaliados 40 pessoas entrevistadas Patrocinador Eduardo Coppo – Diretor de Produção Coordenador da Avaliação Edite Martins – Gerente de Projeto e Membro SEPG

Futuro Avaliação MPS.BR F Certificação CMMi 2 Projetos SCRUM 1º. Semestre de 2010 Certificação CMMi 2 2º. Semestre de 2010

Discussão Foco na Qualidade de Produto X Qualidade de Processo ? Para onde caminha o mercado de software ? É possível conseguir qualidade de produto sem qualidade de processo? A qualidade do processo direciona e facilita a garantia da qualidade do produto Metodologias ágeis exigem também que os processos sejam estabelecidos e seguidos para garantir a qualidade do que é entregue O caminho é a integração procurando otimizar os esforços e aumentar a agilidade Como fazer? .