Dor Neuropática no Diabetes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção através da ergonomia
Advertisements

Gravidez de Risco Será que as consequências serão as mesmas em diferentes faixas etárias ? Joana Pires nº 11 Ricardo Pinto nº 19 Catarina Taborda nº 26.
MEMBRO SUPERIOR PROBLEMAS MAIS COMUNS.
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Álcool Ano Lectivo 2006\2007 Escola Básica E B 2,3 de São Gonçalo
Causas, sintomas e tratamentos
HIPERTENSÃO E PRESSÃO ARTERIAL
O que é que acontece a quem tem diabetes?
T A R MACHADO REUMATOLOGIA
CRISES ISQUÊMICAS TRANSITÓRIAS
HIDROTERAPIA.
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARGAS MANUAIS
Enf. Saúde Mental e Psiquiatria II
Exame dos Pés de Pessoas com Diabetes
O QUE PROVOCA A SENSAÇÃO DE NÓ NA GARGANTA?
Colesterol (LDL x HDL).
Diabetes.
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Liga Pernambucana de Emergências Projeto de Extensão
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
Fonte: Redação Meia Fina
DIA MUNDIAL DO DIABETES
Dor Neuropática.
TRAUMATISMO CRÂNIOENCEFÁLICO- TCE
Atendimento em Campo Fraturas e Luxações
PÉ DIABÉTICO E SEUS CUIDADOS
Cefaleia Crônica Diária – Avaliação e Terapêutica
Centro Medicina Desportiva De Lisboa
Analgésicos,Antitérmicos e antiinflamatórios não-esteroides
Caso clínico de Neurologia
Benefício de dentro para fora
Entorses, Luxações e Fraturas
LINHAS DE CUIDADO: AO PROFESSOR
AVALIAÇÂO DOS COMUNICANTES DE HANSENÍASE
Efeito Fisiológico da Corrente Eléctrica
Trabalho de Metodologia e Tradução e Redacção Multilíngue sobre:
“Choque Elétrico” MMC Marcelo Machado da Costa.
O que é diabetes?. O que é diabetes? Quais são as principais partes do corpo afetadas pelo diabetes? Olhos; Rins; Pernas e pés.
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Infarto Agudo do Miocárdio
Saúde Bucal Diabéticos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Procedimentos Intervencionistas Vasculares
Doenças Cardiovasculares
Medula Óssea – O que é? É o tecido encontrado no interior dos ossos, conhecido também por "tutano", e tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos.
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Anatomia da Medula Espinhal
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
cervicalgia e cervicobraquialgia Nayara Pereira
Manipulação / Anatomia e Fisiologia /
Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva- UNIFESP- EPM
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
“A diferença entre o remédio e o veneno muitas vezes está na dose”
Lesões mais frequentes no futebol
Elaborado por: Edna Almeida. O que é o débito do sono??? É a privação voluntária ou involuntária do sono.
Aluno:Gabriel Cerqueira e Paula de Paula Professora(o): Ionez Camargo Professor STE:Marcos Fernandes Data:31/05/11 Disciplina:Ciências Ano: 7ª Turma:A.
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
Projeto de simulação esportiva e profissional Professor orientador Pablo Ferreira Silva.
1 Oficina de auto cuidado com o pé diabético
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
Enf:saray.
PATOLOGIA CLINICA HUMANA
Transcrição da apresentação:

Dor Neuropática no Diabetes

DOR DOR Uma das principais causas de procura por consulta médica Historicamente, responsável por grandes sofrimentos da humanidade Conseqüências: Grandes perdas na vida pessoal e profissional Compromete a auto-estima Resulta em grandes custos para o paciente e para a sociedade (consultas, exames, remédios, perda de dias trabalhados...)

Principais Causas de Dor Dor de cabeça (cefaléias) Lombalgia Artrites / Artroses Contusões Dores musculares Dor de cabeça (cefaléias) Etc.

Mas o que é Dor Neuropática ? É um tipo de dor que surge como decorrência da alteração dos nervos. Pode surgir sem uma lesão (machucado) aparente Pode acontecer em qualquer região do corpo. Tem muitas causas: - Infecções: Herpes-zoster (cobreiro), AIDS - Câncer - Lesões na coluna - Medicamentos e tratamentos (quimioterapia, radioterapia) - Deficiência de vitamina B12 - Acidentes vasculares (derrames) e... Diabetes!!!

O que causa a lesão do nervo no diabetes (neuropatia diabética)? Os nervos são responsáveis por diversas sensações: dor, temperatura e tato. No diabético não-controlado, o excesso de açúcar no sangue pode alterar os vasos sangüíneos e os nervos. O nervo lesado, como um fio elétrico em curto circuito, passa a enviar sinais de para o cérebro. DOR

Como a Dor Neuropática se manifesta? De várias formas: Como uma sensação de queimação nos pés e pernas, mas também pode surgir em outros locais como mãos e braços, no tronco, etc .

Como a Dor Neuropática se manifesta? De várias formas: Às vezes surge como choques elétricos, pontadas, fisgadas, cãimbras, etc. Por estímulos leves como o roçar da roupa ou um leve toque. Às vezes, a dor é muito mais forte se comparada à dor normalmente causada pelo estímulo que a provocou (p.ex.: uma batida ou um corte pode doer muito mais na pessoa que tem neuropatia).

Qual o risco que um diabético tem de desenvolver dor neuropática ? Com o passar do tempo, a chance de desenvolver dor neuropática aumenta: - até 50% das pessoas que têm diabetes por mais de 20 anos desenvolvem neuropatia, podendo apresentar dor neuropática. Atenção ! Se o diabetes for adequadamente tratado, a chance de desenvolver dor neuropática pode diminuir.

Como posso saber se a causa da dor é neuropática ? O médico é o profissional mais adequado para avaliar os sintomas e sua causa. Para isso ele utiliza: Investigação da história do diabetes Exames físico e neurológico Exames para descartar outras causas, se necessário Escalas para a avaliação da dor e acompanhamento do tratamento proposto

Como se “mede” a dor ? A dor pode ser quantificada de dois modos: Questionários Escalas Descrição da intensidade: Sem dor Dor leve Dor moderada Dor forte sem dor maior dor possível

Quais os tratamentos utilizados para as “dores comuns” ? Analgésicos comuns Antiinflamatórios Repouso Massagens Estes medicamentos muitas vezes não apresentam resultado no tratamento da dor neuropática do diabético

Então, quais são os tratamentos indicados para aliviar a dor neuropática do paciente diabético ? Anticonvulsivantes (ou antiepilépticos) Antidepressivos Opióides Outras terapias Fisioterapia, acupuntura ...

Se você sente dor que parece dor neuropática, não tome medicamentos por conta própria ! Procure o médico que trata seu diabetes e converse com ele sobre os sintomas.