Modernismo: passado, presente e futuro

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Transcrição da apresentação:

Modernismo: passado, presente e futuro Oscar D’Ambrosio Junho 2012

“É a diferença entre aquilo que o artista deseja e o que ele alcança.” Paradigmas de Arte “Surge da distância entre aquilo que o artista deseja do mundo e aquilo que o mundo é.”                                                                                                                             Hilda Hilst   “É a diferença entre aquilo que o artista deseja e o que ele alcança.”                                                          Marcel Duchamp

Antecedentes Semana de Arte Moderna   Lasar Segall Aldeia russa, 1912 Óleo s/tela 62,5 x 80, 5 cm Museu Lasar Segall

Anita Malfatti O homem amarelo, 1915/16 Óleo s/tela 61 x 51 cm Instituto de Estudos Brasileiros USP

A Semana de Arte Moderna   Anita Malfatti Tropical, 1917 Óleo s/tela 77 x 102 cm Pinacoteca do Estado de São Paulo

Vicente do Rego Monteiro Composição, 1921 Óleo s/tela 70 x 50 cm Instituto de Estudos Brasileiros USP

Primeira geração de Modernistas Tarsila do Amaral A negra, 1923 Óleo s/tela 100 x 81 cm Museu de Arte Contemporânea USP

Tarsila do Amaral O mamoeiro, 1925 Óleo s/tela 65 x 70 cm Instituto de Estudos Brasileiros USP

Tarsila do Amaral Auto retrato, 1923 Óleo s/tela 71,5 x 60 cm Museu de Belas Artes RJ

Tarsila do Amaral Urutu – O ovo, 1928 Óleo s/tela 60,5 x 72, 5 cm Coleção Gilberto Chateaubriand Museu de Arte Moderna RJ

Emiliano Di Cavalcanti Cinco moças de Guaratinguetá, 1930 Óleo s/tela 91 x 71 cm MASP

Emiliano Di Cavalcanti Nus, 1966 Óleo s/tela 25 x 50 cm Coleção Sudameris

John Graz Canoeira de pescadores, 1975 Óleo s/tela 75 x 100 cm Coleção Sudameris

Antonio Gomide Descida da cruz, s. d. Óleos/tela 55,3 x 33 cm Instituto de Estudos Brasileiros USP

Vicente do Rego Monteiro Adoração dos reis magos, 1925 Óleo s/tela 81 x 100 cm Coleção Gilberto Chateaubriand Museu de Arte Moderna RJ

Ismael Nery Homem e mulher, 1928 Guache s/ papel 22 x 12, 2 cm Instituto de Estudos Brasileiros USP

Cícero Dias O baile no campo, 1937 Óleo s/tela 72 x 82 cm Coleção Sudameris

A modernidade: sistematiza ou nega o moderno?   Quirino Campofiorito O operário, 1932 Óleo s/tela 70 x 50 cm Museu de Belas Artes RJ

Manoel Sampaio Praia, s. d. Óleo s/tela 54 x 65 cm Coleção Sudameris

José Pancetti Porto, 1941 Óleo s/tela 47,3 x 572,2 cm Museu de Arte Contemporânea USP

Milton da Costa Casas de Ouro Preto, 1936 Óleo s/tela 103 x 122 cm Coleção Sudameris

Enrico Bianco Natureza morta “Vermelho”, 1968 óleo s/madeira 57 x 77 cm Coleção Sudameris

Cândido Torqueto Portinari Mestiço, 1934 Óleo s/tela 81 x 65 cm Pinacoteca do Estado de São Paulo

Lasar Segall Bananal, 1917 Óleo s/tela 87 x 127 cm Pinacoteca do Estado de São Paulo

Carlos Prado Varredores, 1935 Guache s/papel 21 x 31,9 cm Instituto de Estudos Brasileiros USP

Flávio de Carvalho Retrato de José Lins do Rego, 1948 Óleo s/tela 81 x 65 cm Museu de Arte Contemporânea USP

Flávio de Carvalho Nu feminino deitado, 1932 Óleo s/tela 31 x 55 cm MASP

Alfredo Volpi Marinha, s. d. Óleo s/tela 50 x 73 cm Instituto de Estudos Brasileiros USP

Francisco Rebolo Paisagem do Morumbi, s. d. Óleo s/tela 72 x 82 cm Coleção Sudameris

Mario Zanini Igreja de São Vicente, c. 1940 Óleo s/tela 33,3 x 45, 8 cm MAC – USP

Clovis Graciano Família, 1944 Guache s/tela 56 x 46,5 cm IEB – USP

Fúlvio Pennachi Praia com pescadores, 1978 Óleo s/tela 104 x 230 cm Coleção Sudameris

Thomaz Ianelli Bairro do Paraíso, 1958 Óleo s/tela 410 x 325 cm Coleção do Artista

Yoshia Takaoka Rua do Sapateiro, 1966 Óleo s/tela 49 x 61 cm Coleção Sudameris

A terceira geração do modernismo Alberto da Veiga Guignard A família do fuzileiro naval, s. d. Óleo s/madeira 58 x 48 cm IEB – USP

Alberto da Veiga Guignard A família do fuzileiro naval, s. d. Óleo s/madeira 58 x 48 cm IEB – USP

Aldemir Martins Ladeira do Curral, 1944 Óleo s/papelão 23,7 x 32, 7 cm IEB – USP

João Câmara Filho Paulo de Souza Magalhães 1947, 1976 Óleo e tinta alquídica s/madeira 160 x 90 cm Pinacoteca do Estado de São Paulo

OBRIGADO !!! Oscar D’Ambrosio Oscar D’Ambrosio, jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da UNESP, câmpus de São Paulo e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil). Responsável pela página www.artcanal.com.br/oscardambrosio