AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ERA VARGAS 1930 – 1945.
Advertisements

República do Café - II.
BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA.
Crise da República velha e Revolução de 1930
República do Café III Aula 19.
1 A Revolução de 30 pôs fim a República Velha.
República Velha.
Revolução de 1930.
História do Brasil Era Vargas.
A volta de Getulio Vargas( ) Terminado o governo Dutra,novas eleições presidenciais foram realizadas. Com 68 anos de idade,Getulio Vargas concorreu.
Tenentismo Nomes: Verônica Santos de Oliveira Daniela Nunes Kruger
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA
A descolonização da África
REPÚBLICA VELHA ( ).
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
Banditismo Social ou Cangaço (NE 1890 – 1940):
Tenentismo Características
A Era Vargas Período dividido em Três fases
REVOLTA DOS 18 DO FORTE DE COPACABANA Fabricio e Gustavo
Curso Direito à Memória e à Verdade
Governos JK, Jânio Quadros e Jango
A ERA VARGAS (1930 – 1945) PROF. RICARDO SCHMITZ.
Turma : 81 Disciplina: História Professor: Miquéias.
A decadência das oligarquias e a Revolução de 1930
VENCESLAU BRÁS – 1914 a 1918 Desenvolvimento da indústria nacional devido a 1ª Guerra Mundial. O Brasil começou a produzir aqui o que não podia importar.
Capítulo 3 - Crise e ruptura: os últimos anos da República Velha
FIM DA REPÚBLICA VELHA.
M U LT I M I D I A.
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
Aspectos políticos, sociais e econômicos
MULTIMIDIA.
AS REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIAL
Getúlio Vargas.
REVOLTAS E MOVIMENTOS SOCIAIS
BRASIL REPÚBLICA A Queda da Monarquia Fatores: A Questão Religiosa
PROCLAMDA A REPÚBLICA EM XV DE NOVEMBRO DE 1889
ATUALIDADES GOLPE DE 1964.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
Era Vargas HB.12.
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
GUATEMALA.
Coluna Prestes.
DECLÍNIO DA OLIGARQUIA CAFEEIRA
Era Vargas Prof. Osvaldo.
Influências Crise de 1929 Tenentismo Insatisfação da classe média urbana Movimentos trabalhistas (principalmente o comunismo). Características Pelo acordo.
História do Brasil Era Vargas.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Sociologia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
República Oligárquica
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
REVOLUÇÃO FARROUPILHA
DECLÍNIO DA OLIGARQUIA CAFEEIRA
Conflitos no campo.
BRASIL REPÚBLICA VELHA
REVISÃO REPÚBLICA VELHA.
Era Vargas Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,
História do Brasil No tempo dos Coronéis
Brasil Império: o período regencial (1831 – 1840) Janaina Araújo.
Guerra de Secessão Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
ERA VARGAS ( )  Out – Governo Provisório (sem Constituição)  – Governo constitucional  10/11/1937 – a decretação do Estado Novo.
O Combate ás velhas estruturas
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
A República das Oligarquias
1930: REVOLUÇÕES E GOLPES Profª Karina Oliveira Bezerra.
República Populista ( ) 1. O Conceito de Populismo O populismo é um regime político e também pode ser visto como uma ideologia que caracterizou.
TENENTISMO AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA O TENENTISMO O tenentismo foi o movimento político-militar que, pela lutar armada, pretendia conquistar.
Transcrição da apresentação:

AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA TENENTISMO AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA

O TENENTISMO O tenentismo foi o movimento político-militar que, pela lutar armada, pretendia conquistar o poder e fazer reformas na primeira república. Era liderado por jovens oficiais das forças armadas principalmente tenentes. Os tenentes queriam a moralização da administração publica e o fim da corrupção eleitoral,reivindicando o voto secreto e uma justiça eleitoral confiável, defendiam a economia nacional contra a exploração das empresa e do capital estrangeiro e desejavam uma reforma na educação publica para que o ensino fosse gratuito e obrigatório para todos os brasileiros.

O TENENTISMO A maioria das propostas do tenentismo contava com a simpatia de grande parte das classes medias urbanas, dos produtores rurais que não pertenciam ao grupo que estava no poder e de alguns empresários da industria.                

A REVOLTA DO FORTE DE COPACABANA (1922) A PRIMERA REVOLTA TENENTISTA INICIOU-SE EM 5 DE JULHO DE 1922. FOI A REVOLTA DO FORTE DE COPACANA,QUE CONTAVA COM APROXIMADAMENTE 300 HOMENS.LIDERADOS PELOS TENENTES, OS HOMENS DO FORTE REVOLTARAM-SE E DECIDIRAM IMPEDIR A POSSE DO PRESIDENTE ARTUR BERNARDES.

A REVOLTA DO FORTE DE COPACABANA (1922) Tropas fieis ao governo imediatamente cercaram o forte de Copacabana, isolando os rebeldes .Não havia condições para resistir.Entretanto,dezessete tenentes e um civil saíram para as ruas num combate corpo-a-corpo com as tropas do governo. Dessa luta suicida,só dois escaparam com vida, os tenentes EDUARDO GOMES e SIQUERA CAMPOS. O episodio ficou conhecido como OS DEZOITO DO FORTE.

REVOLTAS DE 1924 Depois de dois anos houve novas rebeliões em São Paulo e Rio Grande do Sul. Após ocupar a capital as tropas abandonaram Suas posição frente a ofensiva do governo numerosa e bem armada ,os rebeldes fizeram Coluna Paulista,seguiu para o Sul do Pais, para encontrar outra coluna militar liderada por Luis Carlos Prestes

A Coluna Prestes Coluna prestes foi quando duas forças tenentistas unidas decidiram percorrer o interior do pais procurando apoio popular para novas revoltas contra o governo. Esse nome foi dado porque duas foram lideradas por prestes a coluna prestes percorreu a 24 mil quilômetros,em 12 estados brasileiros.

A MARCHA DA COLUNA PRESTES Sendo perseguidos pelo governo,a coluna prestes conseguia escapar mesmo perseguidos pelo governo,a coluna prestes conseguia escapar . Mesmo perseguidos eles permaneceram na coluna prestes e ingressar na Bolívia para desfazer a tropa . Eles não conseguiram ameaçar seriamente o governo,mas também não foi derrotado por ele. Isso conclui que a republica era inatacável. A MARCHA DA COLUNA PRESTES