PAUTA – 16 / 9 / 14 Oração subordinada substantiva – pág. 25

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas e Reduzidas
Orações Subordinadas Substantivas
GRAMÁTICA AULA DE REFORÇO
Orações Subordinadas Substantivas
Período composto Profª.: Adriellen Morel.
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
Período Composto por subordinação
Frase - Oração - Período
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
PERÍODO COMPOSTO Por Veridiana Brustolin Corrêa.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
Orações Subordinadas Substantivas
SUBSTANTIVAS Subjetivas, Objetivas Diretas, Objetivas Indiretas, Predicativas, Completivas Nominais e Apositivas.
Orações subordinadas.
Orações reduzidas Profª.: Fátima Liporage.
Oração subordinada substantiva subjetiva
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
COMPLEMENTO NOMINAL Complemento nominal, em análise sintática, é um termo integrante, referente a substantivo, adjetivo e advérbio, que completa o sentido.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Prof. Eduardo Pereira Machado
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS.
Período composto por SUBORDINAÇÃO
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Análise Sintática.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO Prof.: Jeswesley Mendes.
PROFESSOR JESWESLEY MENDES
Orações Subordinadas Aulas 3 e 4.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
(Port. Ling.- p. 100 à 107) DISCIPLINA: Português
VAMOS ENTENDER CADA PASSO PARA O DOMÍNIO DESTE TÃO IMPORTANTE ASSUNTO?
Escola Superior Madre Celeste
Período composto por subordinação
C B A Orações Subordinadas Substantivas.
PORTUGUÊS.
PORTUGUÊS.
Período composto por subordinação: orações substantivas
Período Composto.
Orações Subordinadas Reduzidas
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
Orações coordenadas 1) aditivas: expressam a ideia de soma;
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Orações Subordinadas Substantivas
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
Orações subordinadas substantivas
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
ANÁLISE SINTÁTICA EXTERNA
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Ficha de Revisão 3º Ano.
PERÍODO COMPOSTO SUBORDINAÇÃO.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Adverbiais e Substantivas
Orações subordinadas substantivas reduzidas
Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa
Período Composto.
Orações subordinadas adjetivas
Ele admitiu que foi derrotado .
PERÍODO COMPOSTO REVISÃO DE CONTEÚDO Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva.
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
PAUTA – Oração subordinada substantiva – pág. 25 Exercícios.
Revisão para a Avaliação Intermediária
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Objetiva direta -quando tem função de objeto direto, completa um verbo T.D. Todos os participantes da competição disseram.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Período composto é aquele período que possui mais de uma oração. Pode ser:  Período composto por coordenação (Orações Coordenadas)  Período composto.
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Transcrição da apresentação:

PAUTA – 16 / 9 / 14 Oração subordinada substantiva – pág. 25 Exercícios

CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS – pág CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS – pág.25 As orações subordinadas substantivas equivalem a substantivos . As funções substantivas podem ser: sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo e aposto.

Ex.: Necessito de que você estude mais. ... ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA Exerce a função de SUJEITO do verbo da oração principal. Ex.: É necessário que você volte. ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA Exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal. Ex.: Todos decidiram que você continue na liderança. ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA Exerce a função sintática de objeto indireto do verbo da OP. Ex.: Necessito de que você estude mais. ...

Ex.: Minha esperança é que você estude bastante. ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA Exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal, que é elaborada com verbo de ligação. Ex.: Minha esperança é que você estude bastante. ORAÇÃO SUBORD. SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL Exerce a função de complemento nominal de um substantivo, adjetivo ou advérbio contido na oração principal. Ex.: Tenho necessidade de que você volte mais cedo. ...

SUBORDINADA OBJETIVA INDIRETA OU ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA Exerce a função sintática de aposto, isto é, como explicação de um nome da oração principal. Ex.: Minha esperança é esta: que você estude mais. SUBORDINADA OBJETIVA INDIRETA OU COMPLETIVA NOMINAL? Ninguém duvidou / de que a propaganda mentiu. Ninguém teve dúvida / de que a propaganda mentiu.

Grife os verbos, separe as orações e depois classifique as orações subordinadas substantivas Nós desconfiamos de quem muito nos elogia. Nós decidimos que você será o líder da turma. É necessário que tome mais cuidado na Internet. Tenho vontade de que acontece algo inesperado. O importante era que estivesse presente. Existe nos presídios esta lei: que ninguém denuncia ninguém.

EXERCÍCIOS ATIVIDADES 115 e 116 PÁGS. 65 a 68 (do 1 ao 7)

Oração subordinada substantiva SUBJETIVA Exerce a função de SUJEITO do verbo da oração principal. Exemplo: É necessário que você volte. (A sua volta é necessária) sujeito

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA Exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal. EXEMPLOS: Quero / que você me aqueça neste inverno... (Roberto e Erasmo Carlos) Todos decidiram / que você continue na liderança. Decidimos / que você será o líder da turma.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA Exerce a função sintática de objeto indireto do verbo da oração principal. EXEMPLOS: Necessito / de que você estude mais. Desconfiamos / de quem muito nos elogia. O ator reclamava / de que seus papéis em novela não eram bons.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA Exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal, que é elaborada com verbo de ligação. EXEMPLOS: Minha esperança é / que você estude bastante. O importante era / que estivesse presente. O certo é / que ficariam sozinhos uma parte da festa.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL Exerce a função de complemento nominal de um substantivo, adjetivo ou advérbio contido na oração principal. EXEMPLOS: Tenho necessidade / de que você volte mais cedo. Estou esperançoso / de que você volte mais cedo. Tenho vontade / de que acontece algo inesperado.

SUBORDINADA OBJETIVA INDIRETA OU COMPLETIVA NOMINAL? Assim como as objetivas indiretas, as completivas nominais também possuem preposição antes da conjunção. Para não confundi-las é importante verificar com atenção qual é o termo que está sendo complementado, se um verbo ou um nome. EXEMPLOS: Ninguém duvidou / de que a propaganda mentiu. Ninguém teve dúvida / de que a propaganda mentiu.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA Exerce a função sintática de aposto, isto é, como explicação de um nome da oração principal. EXEMPLOS: Minha esperança é esta: / que você estude mais. Existe nos presídios esta lei: / que ninguém denuncia ninguém.

EXERCÍCIOS ATIVIDADES 115 e 116 PÁGS. 63 a 66 (do 1 ao 7)