Estrutura familiar e dinâmica social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
Advertisements

O IDOSO NO CONTEXTO FAMILIAR
Em defesa da Família Tentacular
A FAMÍLIA COMO FOCO DE ATENÇÃO EM SAÚDE
Envelhecimento: um desafio ao futuro
Parentesco e Princípio da afetividade
O que é uma instituição social?
A Evolução da População Mundial
Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA WILLIAM CORSARO ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES
Velhice e Família
Situações de carência socio-económicas
Estrutura familiar e dinâmica social
A FAMÍLIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:
Trabalho realizado por:
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
FAMÍLIA Escola, Família e Comunidade
F A M Í L I A origem etimológica da palavra “família”
Saldo ou Crescimento Natural Estrutura por idade e por sexo
01/04/2017.
Estrutura familiar e dinâmica social
Relações de parentesco
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Estrutura familiar e dinâmica social
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
A Sociedade humana: generalidades
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
A População Portuguesa
A nova dinâmica demográfica
Sucessão Legítima (Cont.)
Descontinuidades demográficas, onda jovem e mercado de trabalho no Brasil Alicia Bercovich.
RELAÇÃO DE PARENTESCO.
O SUJEITO HISTÓRICO-SOCIAL
Pensar a Sociologia Sociologia, 12.o ano
Modelagem Conceitual descreve a informação que o sistema vai gerenciar.
 Conceito evoluído, assim como a noção atual de família, privilegiando o princípio da dignidade da pessoa humana;  Compreende, portanto, a relação jurídica,
A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
Alunos: Abraão Ramos, Erineide Oliveira, Fernanda Correia, Luciene Figueiredo, Maria Brandão e Marta Campos Professor: Luiz Mena.
Estrutura familiar e dinâmica social
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
ARRANJOS FAMILIARES O crescente aumento do nº de domicílios no Brasil, revela mudanças na estrutura familiar do país. Em 1970, contabilizava-se 17,6 milhões.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
AS DIVERSAS CONFIGURAÇÕES FAMÍLIARES
Família, comunidade de amor
Sobre as transformações nas estruturas familiares no Brasil
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
Noção jurídica de família, relações familiares e parafamiliares
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.
A família tem uma função humanizadora
FAMÍLIA.
A SOCIOLOGIA COMO UMA PERSPECTIVA: COMO OS SOCIÓLOGOS PENSAM
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Conceitos e polêmicas atuais
As Instituições Sociais
POPULAÇÃO E POVOAMENTO 1. A evolução da População
Família na contemporaneidade
Complemento da Apresentação.
O desenvolvimento do adulto
FAMÍLIA.
Família Professor: Cordeiro.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Atividade racional que transforma o meio natural
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016
Transcrição da apresentação:

Estrutura familiar e dinâmica social Área de Integração Estrutura familiar e dinâmica social Luciana Lopes | 11ºH | Nº 19406

Família Familia é um conjunto de pessoas que possuem relação de parentesco e que vivem juntas constituindo-se assim o agregado familiar.

Relações de parentesco São relações entre duas pessoas que são estabelecidas pela consanguinidade (é o grau de parentesco entre indivíduos com ascendência comum), pela aliança e, nalguns casos, pela adoção.

Formas de relação de parentesco As relações de parentesco assentam, geralmente, em dois aspectos fundamentais:

Filiação (reconhecimento de laços entre pessoas descendentes umas das outras, ou seja, gerações. Existem dois tipos de filiação: unilinear e bilinear); Aliança (corresponde aos laços de parentesco resultantes de um casamento).

Importância das relações de parentesco É importante na entreajuda familiar para cuidar dos mais velhos, que necessitam de mais cuidados.

Transformações na estrutura da família As funções atribuídas à família, em qualquer contexto social são: Sexual; Reprodutiva; Socialização das crianças; Económica.

Função Reprodutiva e Sexual Relativamente às funções sexual e reprodutiva, a família continua a protagonizar uma acção fundamental e necessária para a vida Humana, pois tem ao seu cargo a reprodução biológica.

Função de socialização das crianças Relativamente à socialização das crianças os progenitores têm como objetivo a transmição de ideias, valores e os conceitos fundamentais da sociedade à criança permitindo a interiorização da cultura onde esta nasceu.

Por fim, relativamente à socialização económica (a que sofreu mais transformações), pode-se dizer que no séc. XIX esta identificava-se com a função de produção na medida que era no espaço doméstico, a que se desenrolava a função produtiva: agrícola ou artesanal.

A família na sociedade contemporânea Na sociedade contemporânea, as instituições sofreram profundas alterações, a mulher entra em força no mercado de trabalho, os peritos disputam com a família a socialização primária das crianças.

Das famílias extensas e nucleares surgem as famílias: Monoparentais (apenas um adulto reside com as crianças); Recompostas (são resultantes da constituição de laços conjugais depois do divórcio).

Relações intergeracionais Temos como destaque a transição dos jovens para a vida adulta; A integração/exclusão dos idosos.

Os processos de entrada dos jovens na vida adulta transformaram-se constatando-se pontos de convergência entre as diferentes sociedades. É cada vez mais difícil para os jovens serem autónomos, ou seja, terem uma vida e um espaço próprio, podendo-se verificar através do número de jovens a viverem sozinhos.

A diminuição das taxas de fecundidade e o aumento da esperança média de vida, associada à descida da mortalidade, estão a provocar um envelhecimento demográfico generalizável ao planeta.

Transiçao dos jovens para a vida adulta Os processos de entrada dos jovens na vida adulta transformara-se, sendo agor u ponto de conrgênci a entre as diferente sociedades. É dificil para os jovens autonomizarem-se (terem uma vida e um espaço para si prórpios) pois estão demasiado ligados aos progenitores. Pode-se verificar no numero de jovens a viverem sozinhas e o número de jovens a viverem com os pais.