INFORMÁTICA E INCLUSÃO DIGITAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução da Computação
Advertisements

Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
Engenharia de Software
Introdução à Microinformática
Sistemas de Informação
História dos Computadores
História do Computador
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 03
O Portal do Estudante de Computação
História da Computação “do ábaco aos nossos atuais PCs”
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Aparecimento e evolução dos computadores pessoais
História da Informática Necessidade de realizar cálculos matemáticos Ábaco – criado por volta de 2000 A.C., foi a primeira.
Recursos Computacionais
Arquitetura de Computadores Hardware
Informática Aplicada à Documentação
História da informação
História da informação
Introdução à Informática
Introdução ao Processamento de Dados
Informática Aplicada à Ciência da Informação
A evolução da informática, dos computadores e da internet
Breve Evolução do computador.
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Evolução dos Computadores
Do supercomputador de neurônios ao Ruindows? ...Ábaco?
A Ciência é metodológica
Fundamentos da Computação
História e Evolução do Computador
UNIDADE I.
Annya Ourives Gabriel cardim Kaique pedroso
Criptografia - Evolução
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Informática nas Organizações
Campus de Caraguatatuba Aula 12: Sistemas de Equações Lineares (2)
HISTÓRIA DO COMPUTADOR
Nome:Ana Carolina N°32 Professora Ludmila 6°C
Marcos da Arquitetura de Computadores
HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO
Os engenhos calculadores
História do Computador.
REVISÃO Efetue as adições e subtrações abaixo: (+50 ) + (+72 ) =
Aula 01 HISTÓRICO DA INFORMÁTICA.
Campus de Caraguatatuba Aula 9: Noções Básicas sobre Erros (3)
Módulo 7 Arquitetura de Computadores
HISTÓRIA DOS COMPUTADORES.
História dos Computadores
Introdução à Computação
Fundamentos de Sistemas Operacionais
COMPUTADOR - EVOLUÇÃO HISTÓRICA
Nome:Vitória Nº29 Professora:Ludmila
Arquitetura de Computadores
Introdução ao Linux Histórico e desenvolvimento
Introdução à Informática
Arquitectura de computadores
Você esta preparado para esta nova realidade?
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
introdução História da Informática
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Introdução a Informática
Introdução a Informática
Introdução à Programação
Evolução dos computadores
História e Evolução dos computadores.
Lucas Eduardo N°21 6°C Professora : Ludmila.. Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento.
O que é Hardware ? Conjunto de unidades físicas, componentes, circuitos integrados, discos e mecanismos que compõem um computador ou seus periféricos.
Aula 04 Historia da computação. Quando projetou o seu tear de cartões perfurados não pensava em computadores mas a sua idéia iria ser usada anos mais.
1.1 Ossos de Napier Os ossos de Napier é um dispositivo de cálculo de funcionamento manual criado por John Napier de Merchiston para cálculo de produtos.
1 Arquitetura de Computadores Introdução. 2 Arquitetura de Computadores Conceitos – Arquitetura de Computador Trata do comportamento funcional de um computador.
História da Ciência e da Tecnologia Maquinas de Cálculos Mecânicas.
Transcrição da apresentação:

INFORMÁTICA E INCLUSÃO DIGITAL CETEP SUL II INFORMÁTICA E INCLUSÃO DIGITAL GRANDES NOMES DA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA

Pascal

O filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, que trabalhava com seu pai em um escritório de coleta de impostos, na cidade de Rouen (França) em 1642, aos 18 anos, desenvolveu uma máquina de calcular, para auxiliar o seu trabalho de contabilidade, baseada em 2 conjuntos de discos: um para a introdução dos dados e outro que armazenava os resultados, interligados por meios de engrenagens. A máquina utilizava o sistema decimal para os seus cálculos de maneira que quando um disco ultrapassava o valor 9, retornava ao 0 e aumentava uma unidade no disco imediatamente superior.

A Pascalina, como ficou conhecida, foi a primeira calculadora macânica do mundo. Pascal recebeu uma patente do rei da França para que lançasse sua máquina no comércio. A comercialização de suas calculadoras não foi satisfatória devido a seu funcionamento pouco confiável, apesar de Pascal ter construído cerca de 50 versões. As máquinas de calcular, descendentes da Pascalina, ainda hoje podem ser encontradas em uso por algumas lojas de departamentos.

Leibnitz e Thomas

Em 1671, o filósofo e matemático alemão de Leipzig, Gottfried Wilhelm von Leibnitz (21/06/1646 - 14/11/1716) introduziu o conceito de realizar multiplicações e divisões através de adições e subtrações sucessivas. Em 1694, a máquina foi construída, no entanto, sua operação apresentava muita dificuldade e sujeita a erros. Leibnitz, perdeu seu pai quando tinha apenas 5 anos, e como o ensino na sua escola era muito fraco, aos 12 anos já estudava Latin e Grego como autodidata. Antes de ter 20 anos já possuía mestrado em matemática, filosofia, teologia e leis.

Technische Sammlungen der Stadt Dresden.

Em 1820, Charles Xavier Thomas (1785-1870, conhecido como Thomas de Colmar, projetou e construiu uma máquina capaz de efetuar as 4 operações aritméticas básicas: a Arithmometer. Esta foi a primeira calculadora realmente comercializada com sucesso. Ela fazia multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e com a assistência do usuário efetuava as divisões.

Arithmometer

Babbage

Entre 1802 e 1822, o matemático e engenheiro inglês Charles Babbage (1792-1871) apresentou um projeto à Sociedade Real de Astronomia que consistia em uma máquina diferencial e para muitos, tornou-se o pai dos computadores modernos. Baseava-se no princípio de discos giratórios e era operada por uma simples manivela.

Em 1833, Babbage projetou uma máquina (com o auxílio de Ada Lovelace) que chamou de Analítica. Sua operação era comandada por um conjunto de cartões perfurados, de modo que, de acordo com os resultados dos cálculos intermediários, a máquina poderia saltar os cartões, modificando dessa forma o curso dos cálculos. Babbage investiu toda sua fortuna pessoal e de seu filho, que com ele trabalhou durante anos, na construção de sua máquina Analítica, vindo a falecer em 1871, sem findar a construção. Hoje, estas partes da máquina construida por Babbage, encontram-se como peças de Museu.

Curiosidades: Charles Babbage foi uma figura absolutamente controvertida. Entre suas manias, destaca-se a de odiar músicos de rua. Conseguiu indispor-se com eles e, como resultado, foi obrigado a aguentar "serenatas" horrendas sob as janelas da sua casa. Além disso, Babbage adorava fogo. Certa vez ele "se cozinhou" num forno a 130°C por "uns cinco ou seis minutos sem qualquer desconforto maior" e, em outra ocasião, entrou na cratera do Vesúvio para observar lava derretida.

Ada Lovelace

Ada Byron King, a condessa de Lovelace, filha de Lord Byron, junto com seu companheiro Charles Babbage, iniciou o ambicioso projeto de construção da Máquina Analítica. Ada é uma das poucas mulheres a figurar na história do processamento de dados. Matemática talentosa, compreendeu o funcionamento da Máquina Analítica e escreveu os melhores relatos sobre o processo. Criou programas para a máquina, tornando-se a primeira programadora de computador do mundo.

Alan Turing - PESQUISA SOBRE A VIDA E IMPORTÂNCIA DE ALAN TURING PARA A INFORMÁTICA (1 FOLHA) - VALOR 2 PONTOS - INDIVIDUAL

FILME: ENIGMA Título original: (Enigma) Lançamento: 2001 (EUA) Direção: Michael Apted Atores: Dougray Scott, Kate Winslet, Saffron Burrows, Martin Glyn Murray. Duração: 108 min Gênero: Drama

Sinopse Em março de 1943, a equipe de elite dos decodificadores da Inglaterra tem uma responsabilidade monumental: decifrar o Enigma, um código ultraseguro utilizado pelos nazistas para enviar mensagens aos seus submarinos. O desafio fica ainda maior quando se sabe que uma grande esquadra de navios mercantis está prestes a cruzar o Atlântico e cerca de dez mil homens correrão perigo caso a localização dos submarinos alemães não seja logo descoberta, o que apenas poderá ocorrer quando o Enigma for decifrado.

ATIVIDADE PARA CASA - EM UMA PÁGINA, DESCREVA AS CENAS DO FILME EM QUE A INFORMÁTICA DESTACOU-SE NA HISTÓRIA, FAZENDO UMA RELAÇÃO ENTRE A FICÇÃO E A HISTÓRIA REAL . - 3 PONTOS - EM DUPLA