Desenvolvimento Sustentável e a Necessidade de Respostas Estratégicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Engenharia de produção
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
Epidemiologia e Saneamento
Progresso tecnológico e taxa de crescimento
Meio ambiente e desenvolvimento
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Desenvolvimento Sustentável
Conservação e desenvolvimento sustentável
As questões ambientais
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
O Que é Meio Ambiente??.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
Princípios Fundamentais Das Florestas
MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS
Crescimento demográfico: População Mundial e do Brasil
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
SUSTENTABILIDADE Paulo Cadete Ferrão.
Políticas territoriais e meio ambiente
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Conferência de Joanesburgo
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
A Questão Ambiental.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS
Globalização: Boa ou ruim?.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
POLÍTICAS SUPRANACIONAIS DE INFORMAÇÃO: Resultados e Perspectivas das Conferências Mundiais V CINFORM – UFBA Marta Pinheiro Aun - UFMG.
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO.
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
DINÂMICA POPULACIONAL
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Sustentabilidade.
Meio Ambiente: Questões de ordem global e política
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Maria Luzia De Mello DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E IMPACTO AMBIENTAL.
Desenvolvimento sustentavel
Evolução histórica da questão ambiental
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Ecologia e relações internacionais
Sustentabilidade Sócio Ambiental
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
A CASSI E SUA SUSTENTABILIDADE Seminário ANABB David Salviano de Albuquerque Neto Brasília (DF), 2013.
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
POPULAÇÃO E AMBIENTE.
©2000 Prentice Hall Objetivos ä Análise das necessidades e tendências no macroambiente ä Tendências demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas,
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Globalização e Meio Ambiente
-A preocupação na década de 1970 residia na possível escassez de recursos naturais/energéticos. -Atualmente a preocupação está centrada nos impactos das.
Design Sustentável Os Problemas Sociais Contemporâneos.
Mágica e dinâmica... CONSUMO EDUCACAO E SUSTENTABILIDADE.
CLUBE DE ROMA POLÍTICAS AMBIENTAIS INTERNACIONAIS Prof. a THAIS ESPINOLA DE OLIVEIRA LIMA Centro Universitário Unicuritiba.
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Limites do Crescimento Um pouco de história No ano de 1962 um grupo formado por 30 pessoas reuniram-se para discutir os dilemas da sociedade e o futuro.
População mundial: cidades e consumo
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Sustentável e a Necessidade de Respostas Estratégicas Livro 3 Capítulo 2 Desenvolvimento Sustentável e a Necessidade de Respostas Estratégicas

A oportunidade para uma aproximação estratégica ao desenvolvimento nacional e Os desafios do ambiente e do desenvolvimento

A oportunidade para uma aproximação estratégica ao desenvolvimento nacional Houve um progresso sem precedentes durante o processo de desenvolvimento passados 30 anos. A expectativa de vida em países em desenvolvimento aumentou para mais de 20 anos, as taxas de mortalidade infantis dividido pelas taxas da matrícula de escola preliminar dobraram. A produção alimentar e o consumo aumentaram cerca de 20 por cento mais rápido do que o crescimento demográfico. As melhorias em níveis de renda, em saúde e na realização educacional têm às vezes fechado a abertura com países industrializados. Os avanços foram feitos na propagação da administração democrática, participativo, e houve uns pulos na tecnologia e nas comunicações. Meios novos de oportunidades da sustentação de comunicação para a aprendizagem mútua sobre processos de desenvolvimento nacional e para a ação comum sobre desafios globais.

Contudo este progresso notável, igualmente está pressionando o desenvolvimento. Incluem: disparidade econômica e pobreza; O impacto das doenças como o HIV e malária; Consumo exagerado dos recursos nos países industrializados, contribuindo para as mudanças climáticas; Deterioração ambiental e poluição de alguns tipos, incluindo os impactos do cultivo intensivo, a prostração de recursos naturais e de perda de florestas, outros habitats e a biodiversidade. As tendências, e as respostas importantes internacionais, são discutidas mais detalhadamente mais tarde no capítulo.

Tendências negativas - e o complexo, dinâmico e conseqüentemente, as dificuldades de alcances às interações entre elas - representam uma escala vasta dos desafios aos esforços no desenvolvimento nacional em todos os países, o que quer que seu nível atual do desenvolvimento econômico. As nações concordaram, com os processos tais como a Conferência do Rio em 1992, que o desenvolvimento deve ser sustentável. Isso significa, em uma definição direta, que as nações podem conseguir um desenvolvimento positivo econômico e social, sem degradação ambiental adicional, em uma maneira que ambas protejam os direitos e as oportunidades das futuras gerações e contribuam o acessos para todos.

Os Desafios do Ambiente e do Desenvolvimento Tendências e maiores desafios Muitos desafios urgentes e tendências negativas que permanecem podem ser superadas como bem revistas, iniciativas globais de avaliação. Embora estes tendam a focalizar a sustentabilidade ambiental, interesses sociais ou econômicos eles adotam cada vez mais uma abordagem global. Recursos úteis incluem: - Global Environment Outlook 2000, Global Environment Outlook 3 (UNEP 1999, 2002) - World Resources Report 2000 (WRI/UNDP/UNEP/World Bank 2000) - DAC Development Report 2000 (OECD DAC 2001b) - Human Development Report 1999 (undp 1999, 2001a)

Disparidade Econômica e Instabilidade Política As fortunas econômicas da maioria de nações cresceram nos últimos 20 anos, mas muitas nações têm experimentado o declínio econômico e renda per capita em queda. A diminuição recente nas economias asiáticas demonstram como o crescimento pode ser frágil. A disparidade entre as nações ricas e pobres e entre muitas companhias multinacionais e os países em que se operam, continuam a aumentar. Isto significa que uma porcentagem relativamente pequena dos povos mundiais, nações e os corporações controlam muito das economias mundiais e dos recursos naturais. Bem como a marginalização de minorias étnicas e outras minorias dos processos de administração e de oportunidade econômica, contribuindo para a instabilidade. A instabilidade política, conduzindo às vezes ao conflito violento, impede o progresso sócio-econômico em muitos países e regiões.

Pobreza Desnutrição Saúde Marginalização Crescimento Populacional Consumo Energia Mudanças Climáticas Descarga de Nitrogênio Destruição das Reservas Naturais Perda da Diversidade Poluição Falta de Água (escassez) Outros Problemas Urbanos Interação entre Economia Social e Problemas Ambientais

Respostas Internacionais aos Desafios do Desenvolvimento Sustentável O Surgimento do Desenvolvimento Sustentável como uma Visão Comum 1972 - Reconhecer a degradação ambiental conduziu à conferência 1972 das Nações Unidas sobre o ambiente humano em Estocolmo que, por sua vez, conduziu à criação do IIED do PNUA. 1980-1987 - Desde então, a aceitação mundial sobre a importância das questões ambientais cresceu enormemente. A estratégia da Comissão Mundial (IUCN, PNUA, WWF 1980) e, subseqüentemente, o relatório da Comissão do Mundial para o Meio-Ambiente e Desenvolvimento – A Comissão Brundtland (WCED 1987) - onde foi desenvolvida em resposta às crescentes informações analisadas ligando ambiente e desenvolvimento. A estratégia da Conservação do Mundo enfatizou a necessidade, valores e os interesses da concernentes aos processos de desenvolvimento. O relatório da Comissão Brundtland enfatizou o social e as dimensões econômicas da sustentabilidade, revelando ligação entre eles, por exemplo, a pobreza e a degradação ambiental. O acompanhamento das Estratégias da Conservação Mundial, importando-se com a terra: Uma estratégia para a vida sustentável (IUCN/UNEP/WWF 1991) foi mais, elaboração de princípios para a integração práticas de interesses ambientais, sociais e econômicos (caixa 2.2).