A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
AULA 03 RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

2 INTRODUÇÃO Forças Globais de Mudança
TECNOLOGIA MERCADOS DEMOGRAFIA VALORES

3 Forças Globais de Mudança TECNOLOGIA
Convergência entre Tecnologias de Telecomunicações e Informação criou inter-relações sem precedentes, transformando: modo de atuar das empresas; o nível de informação e consciência dos consumidores.

4 Forças Globais de Mudança MERCADO
Globalização de Mercados Globalização de Capital Supremacia das Marcas e das Grandes Corporações Geração de Riqueza sem precedentes / Concentração de Riqueza sem precedentes Reinvenção dos organismos de Governança Global

5 Forças Globais de Mudança MERCADO

6 Forças Globais de Mudança MERCADO
Os países industrializados detém 97% das patentes mundiais; A diferença de renda entre a quinta parte mais rica da população mundial e a quinta parte mais pobre, medida pela renda média nacional “per capita”, aumentou de 30 para 1 em 1960, para 74 para 1 em 1997;

7 Forças Globais de Mudança MERCADO
os ativos dos três maiores multimilionários do mundo são superiores ao P.N.B. conjunto de todos os países menos desenvolvidos e dos seus 600 milhões de habitantes. 1,2 bilhão de pessoas vivem com menos de US$ 1 por dia 2,8 bilhões de pessoas vivem com menos de US$ 2 por dia

8 Forças Globais de Mudança DEMOGRAFIA
População Mundial : + de 6 bilhões Projeção para 2050: aprox. 9 bilhões Envelhecimento Populacional Recursos Naturais continuam escassos

9 Forças Globais de Mudança VALORES
Diminuição da confiança no governo, no processo político e nas empresas. Questionamento dos Valores Cidadãos mais bem informados Sociedade Civil mais ativa

10 O QUE SE BUSCA? Desenvolvimento Humano Sustentável
CRESCIMENTO EQÜIDADE SUSTENTABILIDADE “EMPODERAMENTO”

11 A BUSCA DO D.H.S. PRINCIPAIS ATORES
ESTADO MERCADO SOCIEDADE CIVIL

12 CONCEITOS Ética Empresarial
Compreende os princípios e padrões que orientam o comportamento no mundo dos negócios.

13 CONCEITOS Responsabilidade Social Empresarial
Consiste na obrigação da empresa de maximizar seu impacto positivo sobre os STAKEHOLDERS e em minimizar o negativo.

14 Responsabilidade Social Empresarial STAKEHOLDERS
Comunidade Governo Clientes EMPRESA Funcionários M. A. Concorrentes Fornecedores

15 Responsabilidade Social Empresarial As Dimensões
Dimensão Filantrópica Dimensão Econômica Dimensão Ética Dimensão Legal

16 Responsabilidade Social Empresarial Selos e Certificações
Selo Empresa Cidadã Selo Empresa Amiga da Criança SA8000 (Social Accountability International) AA1000 (AcountAbility)

17 Responsabilidade Social Empresarial Vantagens Internas
Melhoria do Clima Organizacional Aumento da Produtividade Aumento da Criatividade e Inovação Maior eficiência na utilização dos recursos

18 Responsabilidade Social Empresarial Vantagens Externas
Posicionamento da Marca / Imagem Institucional Aumento das Vendas – atingindo a fatia do Consumo Socialmente Responsável Maior predisposição dos investidores pela Empresa

19 Responsabilidade Social Empresarial Nova Abordagem Estratégica
Avaliar o contexto competitivo em toda área geográfica em que a empresa tem presença importante; Rever a carteira filantrópica vigente avaliando até que ponto ela se ajusta ao novo paradigma; Obrigação Comunal: apoio a organizações cívicas, previdenciárias e educacionais, motivado pelo desejo da empresa de ser uma cidadã-modelo; Conquista de simpatia: apoio a causas simpáticas a funcionários, clientes ou líderes comunitários, muitas vezes em função de celeumas comerciais e do desejo de melhorar os relacionamentos da empresa; Doação estratégica: filantropia na melhoria do contexto competitivo;

20 Responsabilidade Social Empresarial Nova Abordagem Estratégica
Avaliar as iniciativas de doação correntes e potenciais da empresa em função das formas de criação de valor; Buscar oportunidades de ação coletiva dentro do Cluster e entre outros parceiros; Acompanhar e avaliar os resultados com o mais absoluto rigor.

21 Responsabilidade Social Empresarial Convergências de Interesses
Filantropia pura Benefício social Benefício social combinado com econômico Interesse comercial puro Benefício econômico

22 Responsabilidade Social Empresarial Maximização de Valores
Filantropia pura Geração de valor social e econômico Avanço do conhecimento e da prática Benefício social Melhora do desempenho dos beneficiários Sinalização para outros financiadores Seleção dos melhores beneficiários Interesse comercial puro Benefício econômico

23 Responsabilidade Social Empresarial Bibliografia Consultada
FERREL, FRAEDRICH & FERREL. Ética Empresarial. Cap. 02 e 04. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2001. PORTER, M. E. & KRAMER, M.R. A Vantagem competitiva da filantropia Corporativa. In: Harvard Business Review. Pg. 42, V. 80, Nr. 12 Dez


Carregar ppt "RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google