Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
COMPETITIVIDADE 1. Conceito Caráter sistêmico
Fatores que se inter-relacionam Fatores que contribuem positivamente e negativamente Fatores controláveis pelo governo Fatores controláveis pela firma Fatores quase controláveis Fatores incontroláveis Conquistar fatias de mercado Vencedores e derrotados
2
2 Teorias de Competitividade 2.1 Vantagens comparativas
Competitividade governamental Grau de produzir bens e serviços para população Competitividade internacional Grau de produzir bens e serviços que atendam exigencias de mercado Aumente a renda dos cidadãos Locus da competição: Mercado Agente: empresa 2 Teorias de Competitividade 2.1 Vantagens comparativas Ricardo Economista inglês sec XIX Condições de produção, impostos, mão de obra, leis trabalhistas, etc
3
Comparação de 2 produtos ex: café (Brasil) e trigo (Argentina)
Produzir no Brasil 1 saca de 60 Kg de trigo - US$ 11,69 1 saca de 60 Kg de café – US$ 130,84 Produzir na Argentina 1 saca de 60 Kg de trigo - US$ 8,28 1 saca de 60 Kg de café – US$ 200,00 Brasil vantagem em produzir café Vantajoso em importar trigo Princípio: especialização é vantajosa Ex: Vinho da França x Vinho da Califórnia, vinho do chile x vinho do cabo
4
2.2 Competitividade em Porter
Outras variáveis além dos custos de produção Diferencial de certos produtos Vantagens competitivas Baixos salários Taxas de câmbio Mão de obra farta Mão de obra qualificada Produtividade Fatores naturais e ambientais Produtos mundiais Ex: Carros Programas de computadores Roupas
5
2.3 Competitividade influenciada por inovações
Tecnologia Necessidade dos compradores Aquecimento da economia Fatores governamentais Melhor relação custo/benefício Diferenças da vantagem comparativa Se o cliente não apreciar características específica – custo benefício Produtos mais simples Subsídios Vantagens de uma nação Condições de fatores Estratégia, estrutura e rivalidade Condições de demanda Indústrias correlatas de apoio
6
2.4 Competitividade em Jank
Capacidade de produzir bens e serviços que passem no teste da competição internacional, enquanto os cidadãos desfrutem de um padrão de vida cada vez melhor e sustentável Competitividade é o crescimento sustentável e bem distribuído do padrão de vida da população de um país, provendo emprego para todos que desejam trabalhar, sem reduzir o padrão de vida das futuras gerações Variáveis Desempenho no mercado internacional Variáveis macro Eficiencia
7
2.5 Competitividade em Farina e Zylbersztajn
Capacidade de sobreviver e ampliar mercado Medida de desempenho de firmas Fatores interligados Obstáculos Logística Custos Produtividade
8
2.6 Competitividade em Müller
Mola mestra do sistema capitalista Globalização Capacidade de poupar Sistema de financeiro Tipos de empréstimos Transnacionalização Institucionais-legais Organizacionais Tecnológicas
9
Regionalização Lobies Relações públicas Acordos / tratados Capital
Trabalho Governo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.