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A cadeia de valores e a vantagem competitiva
Jean Philippe Révillion Baseado na obra Vantagem Competitiva de M. PORTER (1989)
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“Toda empresa é uma reunião de atividades que são executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto “
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A Cadeia de Valores Genérica
Atividades de apoio Infra-estrutura da empresa Gerência de RH Desenvolvimento de tecnologia M A R G E Aquisição Logística interna Produção Logística externa Marketing & vendas Serviço Atividades primárias A Cadeia de Valores Genérica
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O Sistema de Valores (Cadeia Produtiva):
Cadeia de valores do(s) fornecedor(es) Cadeia de valores do consumidor Cadeia de valores da Empresa Cadeia de valores dos canais
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Definição da Cadeia de Valores:
São as atividades relevantes de uma empresa: a) atividades que representam custos importantes b) atividades que podem diferenciar a empresa das outras
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“A cadeia de valor não é uma coleção de atividades independentes e sim um sistema de atividades inter-dependentes”
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“O modo como cada atividade é executada, combinado com seu custo, determinará se uma empresa tem custo alto ou baixo em relação à concorrência. O modo como cada atividade de valor é executada também irá determinar sua contribuição para as necessidades do comprador, e assim, para a diferenciação”
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“As atividades de valor são, portanto, os blocos de construção distintos da vantagem competitiva. Uma comparação das cadeias de valores dos concorrentes expõe as diferenças que determinam a vantagem competitiva”
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“O valor, e não o custo, deve ser usado na análise da posição competitiva de uma empresa”
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“Direcionadores são os determinantes estruturais do custo de uma atividade e as razões subjacentes pelas quais uma atividade é singular”
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Direcionadores: Economias ou deseconomias de escala
Padrão de utilização da capacidade Elos Inter-relações Aprendizagem Oportunidade Localização Fatores institucionais Integração Política de compras Políticas discricionárias
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Políticas discricionárias:
Características, desempenho e configuração do produto Mix e variedade de produtos oferecidos Nível de serviço oferecido Índice de gastos com atividades de marketing e desenvolvimento de tecnologia Tempo de entrega Compradores atendidos (pequenos x grandes) Canais empregados (grande varejo x pequeno comércio) Tecnologia de processo Especificidades de matérias-primas e insumos Política de recursos humanos Gestão da produção
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