TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de sujeito.
Advertisements

Professora Angela Biazi
O encontro dos dois discípulos com Jesus no caminho de Emaús
Era uma vez uma casa nas dunas, voltada para o mar
Turma da professora Shapiro
CLICK José namorava há oito meses uma moça levada e inconstante. Ela era linda e ele estava completamente apaixonado. Num dia qualquer, ela resolveu.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COERÊNCIA E COESÃO.
Gênesis 18,1-15 Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL
Rute a Moabita Época dos Juízes.
Coesão e Coerência.
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Os significados dos simbolos de Natal
A Minhoca e o Escaravelho
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Semântica.
Coesão gramatical Coesão referencial.
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
NATUREZA.
Colégio Adventista de Ji-Paraná
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Um texto é coerente quando é possível interpretá-lo.
O Sol e a Lua.
Portão do Paraíso.
NATAL EM PAZ Era uma vez dois irmãos que se chamavam Alex e Madalena. Apesar da diferença de idades entre eles – Alex tinha catorze anos e Madalena tinha.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
O casamento de Isaque e Rebeca
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Desafio Pré-Vestibular
A tigela de madeira.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
A menina dos olhos castanhos
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Eu sou um poeta.
Capítulo 9 Inferências.
Jesus Cristo chama os primeiros discípulos
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Aula 4 – Coesão e Coerência Textual
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 4ª Semana
O texto e suas propriedades 1ª parte
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 8
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
PROVA BRASIL 2015.
Uma história adaptada por Maria Jesus Sousa - Juca
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Como redigir um bom texto?
Fragmentos do livro de Carlos Costa “Time is flowing in the middle oft the night.”Tennyson. (O tempo corre no meio da noite) Carlos Costa.
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
Construção do sentido do texto
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
Transcrição da apresentação:

TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL LINGUÍSTICA II TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL

O que é Coerência Textual?

Definição A coerência é o evento linguístico responsável pela construção de sentido que da forma de um texto, é a relação lógica das ideias e o resultado da não contradição entre as partes de um enunciado.

EXEMPLOS: . QUEM ENTRA NA CHUVA É PARA SE QUEIMAR. . QUEM ENTRA NA CHUVA É PARA SE MOLHAR.

As crianças estão morrendo de fome por causa da riqueza do país.  Adoro sanduíche porque engorda. As frases acima são contraditórias, não apresentam informações claras, portanto, são incoerentes.

A COERÊNCIA PODE APOIAR-SE EM MECANISMOS RELAÇÃO LÓGICA ENTRE IDEIAS, SITUAÇÕES OU ACONTECIMENTOS PODE APOIAR-SE EM MECANISMOS FORMAIS, DE NATUREZA GRAMATICAL OU LEXICAL, E NO CONHECIMENTO PARTILHADO ENTRE OS USUÁRIOS DA LÍNGUA.

Tipos de coerência: NARRATIVA ARGUMENTATIVA FIGURATIVA TEMPORAL ESPACIAL

COERÊNCIA NARRATIVA Decorre das evidências observadas num texto nas partes narradas;em que observa-se com clareza a incoerência.As ações acontece no tempo sucessivo de forma que o que é posterior depende do que vem anterior Ex:Uma pessoa sem pernas dançou toda a noite, dando saltos de alegria com seus sapatos de salto.

COERÊNCIA ARGUMENTATIVA Contradição “ Diário de um Louco” Era noite e o sol raiava no horizonte. Estava eu andando parado e sentado numa pedra de algodão. Longe dali e bem perto, havia um bosque sem árvores, onde os passarinhos pastavam, vacas pulavam de galho em galho e os elefantes tomavam sol à sombra de um pé de alface. Mais à direita, seguindo pela esquerda, havia um lago com solo pedregoso, no qual os peixinhos nadavam e aos poucos morriam afogados. Se diz respeito às relações de causa/conseqüência devem estar bem articuladas para concluir-se algo. Ex: “a lua é um astro e é branca. Portanto, todos os astros são brancos” é incoerente.

COERÊNCIA FIGURATIVA É construída pelo “arranjo adequado entre as figuras” que tecem o enunciado. Constitui incoerência. Respeita a combinatória de figuras para manifestar um dado tema. OU SEJA FIGURAS QUE REPRESENTAM ENUNCIADO! Ex: “ dizer que tocavam uma música no baile funk”

TEMPORAL O que se espera é uma lógica temporal, de começo, meio e fim das ações (não é coerente lavar o arroz para depois catá-lo).

COERÊNCIA ESPACIAL É distinguida pelo nexo de espaço (não é coerente dizer que se fizeram todos os exercícios físicos no club enquanto estava no banheiro de casa).

Exercícios Exercício 1: (UDESC 2008) Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coeso e coerente. (Texto de Marcelo Marthe: Tatuagem com bobagem. Veja, 05 mar. 2008, p. 86.) I – Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene. II – As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais. III – Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro. IV – Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal . Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, em que os períodos devem aparecer. II, I, III, IV IV, II, III, I IV, I, II, III III, I, IV, II I, III, II, IV

Entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. Assinale a alternativa cujo texto pode ser concluído coerentemente com essa afirmação. Sara Mendes deu início a um processo na justiça, para que Tiago Costa assuma a paternidade de seu filho Cássio. Tiago não fez o exame de DNA, mas assume como muito provável ser ele o pai do menino. Cássio alega que o exame não é conclusivo, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. Adriano é um rapaz muito presunçoso e não admite que lhe cobrem nada. A namorada lhe pediu um exame de DNA, para esclarecer a paternidade de Amanda, sua filha. Adriano disse que não faria o exame. A namorada disse que toda essa presunção serviria para o juiz atestar a paternidade, poisentrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. Carlos de Almeida responde processo na justiça por não querer reconhecer como seu o filho de Diana Santos, sua exnamorada. Carlos se recusou a fazer o exame de DNA, o que permite ao juiz lavrar a sentença que o indica como pai da criança, porque entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. Alessandro presume que Caio seja seu filho. Sugeriu a Telma um exame de DNA. Telma disse não ser necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. Mário e Felipe são primos. Mário é extremamente vaidoso, pretensioso. Felipe é um rapaz calmo e muito simples. Os dois namoraram Teresa na mesma época. Teresa teve uma filha e entrou na justiça para exigir dos dois primos um exame de DNA. O juiz disse que não era necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.