Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Advertisements

Evidências da evolução
EVOLUÇÃO E SELEÇÃO NATURAL
CURSINHO DOM BOSCO EVOLUÇÃO EDILSON SOARES.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Teorias Evolucionistas
Evolucionismo e fixismo
EVOLUÇÃO De Lamarck ao Neodarwinismo.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS.
EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
Evolução Biológica Idéias:
Evolução Seleção Natural.
BASES GENÉTICAS DA EVOLUÇÃO
Seleção Natural Evolução.
Universidade Federal de Rondônia __________________________
TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM PARA A ADAPTAÇÃO DO SER VIVO.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS
TEORIAS EVOLUTIVAS.
Biologia 1 Prof. Fernando.
História do pensamento evolutivo
ADAPTAÇÃO.
Evolução Selecção Natural.
DARWINISMO E LAMARKISMO
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO.
ADAPTAÇÃO.
EVOLUÇÃO Debora Soares Escola Villare 2014.
Profª. Roberta Fontoura
EVOLUÇÃO Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz.
EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS
A origem da vida.
Aula 2 – 2.1 – A continuidade da vida na Terra
Evolução Seleção Natural
Criacionismo (Fixismo) x Evolucionismo
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO
Evolução dos Seres Vivos
Evolução Seleção Natural.
Evidências da Evolução
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução Profa. Daniela.
Evolução – teorias e evidência
Evolução.
EVOLUÇÃO.
PROVAS DA EVOLUÇÃO Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função.
EVOLUÇÃO.
Evolução – teorias e evidências
Neodarwinismo, Provas da Evolução e Especiação
Aula 5 – Frente 2 Profo. Leandro
Evidências da evolução
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
BIOLOGIA: Professor: André Amorin. ECOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS.
Profº Aleksandro Rodrigues
Aleksandro Rodrigues.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução.
Evolução.
Processos Evolutivos Prof. ALAN ALENCAR.
EVOLUÇÃO Profa. Debora 2015.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
As Idéias de Darwin Prof. Alan Alencar.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
EVOLUÇÃO Prof. Marcelo C..
Evidências da Evolução
Teorias da Evolução Teoria da Evolução ---- variedade de seres vivos
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
EVOLUÇÃO: TEORIAS E SUAS EVIDÊNCIAS
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Evolução. Evolucionistas Jean Baptiste Lamarck Não acreditava na existência de variabilidade entre indivíduos da mesma espécie.
Transcrição da apresentação:

Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva Homologia: estudo comparado dos seres vivos com a deparação de estruturas semelhantes em espécies diferentes Estruturas Análogas: são as que as se assemelham simplesmente por exercerem a mesma função.

Divergência evolutiva Estruturas Hómólogas: são aquelas que derivam de estruturas já existentes em um mesmo ancestral comum. Ex.: membros superiores de mamíferos

Òrgãos vestigiais São aqueles que ao longo das gerações perdem suas funções e reduzem de tamanho nos seus descendentes. Ex.: apêndice cecal ou vermiforme de seres humanos.

Estudo dos fósseis Fóssil é todo e qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos. Para a evolução, seu estudo é importante devido a possibilidade de conseguir indícios de parentescos entre as espécies atuais.

Idéias de Lamarck Lei do uso e do desuso: Naturalista francês, foi o primeiro a propor a Teoria Sintética da Evolução com a publicação de seu livro Filosofia zoológica, em 1809. Acreditava piamente na Teoria da geração espontânea e por isso dizia que a progressão dos organismos era guiada pelo meio ambiente. Segundo Lamarck, o princípio evolutivo estava baseado em duas leis: Lei do uso e do desuso: No processo de adaptação ao meio, o uso de determinadas partes do corpo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que atrofiem.

Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: Alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso são transmitidas aos descendentes. Equivocos cometidos por Lamarck A lei do uso e do desuso somente é válida para alguns órgão como os músculos, por exemplo, que se desenvolvem com exercícios e atrofiam por falta deles. A lei da transmissão de características adquiridas não é válida em nenhuma circunstancia. Na época não se sabia nada sobre transmissão de caracteres genéticos. LEMBRANDO: Lamarck publicou seu trabalho em 1809; Mendel nasceu em 1822 e teve seu trabalho reconhecido somente em 1900.

Idéias de Charles Darwin (Seleção Natural) Naturalista inglês, fez observações entre 1831 e 1836 nas ilhas de Galápagos. Após ler no livro de Thomas Malthus, de 1798, a seguinte frase: “... enquanto a população cresce em escala geométrica, a produção de alimentos cresce em escala aritmética.”, Darwin chegou às seguintes conclusões: - Todos os organismos descendem, com modificações, de um ancestral comum; O principal agente de modificações é ação da seleção natural sobre as variações individuais. “Não é o mais forte e nem o mais inteligente que sobrevive, e sim o mais adaptado a mudanças.”

Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo É a união das ideias de Lamarck e Darwin com as descobertas de Mendel. Assim, os principais fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gênico da população podem ser reunidos em duas categorias: - fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população: mutação e permutação - fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida : migração, deriva genética e seleção natural. Mutação: Podem se cromossômicas (número de cromossomos) ou genéticas (perda, adição ou substituição de nucleotídeos). Ocorrem ao acaso e por seleção natural são mantidas (transmitida para os descendentes) ou eliminadas (morte do indivíduo).

Permutação: Migração: Seleção Natural: Na formação dos gametas durante a meiose, há trocas de partes entre os cromossomos homólogos, estabelecendo novas combinações entre os genes e aumentando a variabilidade genética (crosing over) Migração: Corresponde à entrada (imigração) ou saída (emigração) de indivíduos (genes) em uma população. Este movimento de migração de genes é conhecido como FLUXO GÊNICO. Seleção Natural: Consiste em selecionar indivíduos mais adaptados (em melhores condições de sobreviver e se reproduzir) a determinada condição ecológica e eliminar aqueles desvantajosos para esta mesma condição.

Atividades complementares de estudo (não vale visto) : PÁGINAS 165 E 166 Nº 11 AO 17 Atividades complementares de estudo (não vale visto) : Livro – Biologia, volume único Autores: Sônia Lopes e Sérgio Rosso Atividades das páginas: 520 a 523