Jardim Botânico do Rio de Janeiro 13 de junho de 1808

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Transcrição da apresentação:

Jardim Botânico do Rio de Janeiro 13 de junho de 1808

Evolução histórica – Primeiros anos Fábrica de Pólvora Jardim de Aclimação Thomas Ender, Fábrica de Pólvora, aquarela, 1817

Real Horto Produção de sementes e mudas de espécies com importância econômica Cultivo do chá 1814-Colônia chinesa J.M. Rugendas, Plantation chinoise de thé : dans le Jardin Botanique de Rio de Janeiro

Real Jardim Botânico (1818) anexado ao Real Museu destinado ao “estudo das ciências naturais e ao cultivo de plantas exóticas” Pieter Godfred Bertichen, litografia, 1840

Primeiro botânico a ser diretor: Frei Leandro (1824) Real Jardim Botânico Primeiro botânico a ser diretor: Frei Leandro (1824) Papel do Jardim Botânico: trocas de espécies, realizar experimentos botânicos e classificações científicas. Lei de 12 de outubro de 1833- Estabelece os limites da área e o quadro de pessoal: Um diretor, dois jardineiros, um feitor de escravos, um agente e sessenta escravos dos dois sexos

Evolução histórica- século XIX Vinculado ao Imperial Instituto Fluminense de Agricultura (1860 e 1889) Em 1890 é reorganizado com novo regulamento determina que: “deverá ser destinado não só a diversão, mas especialmente ao estudo da botânica, e, em particular, a flora brasileira.” Definição da missão: foco na pesquisa botânica, ampliação e renovação do arboreto.

Evolução histórica-século XIX e início do século XX Criação do Herbário e da Biblioteca. O JB passa a dispor do seguinte pessoal: diretor, ajudante,secretário,naturalista-viajante, jardineiro,chefe de culturas, porteiro, feitor- apontador, carpinteiro-pedreiro e mais 29 trabalhadores entre guardas e serventes Realização de diversas expedições científicas ao interior do país.

Evolução histórica-século XX Edição da Revista Rodriguésia (1935) Primeira Reunião Internacional de Anatomistas de Madeira (1936) Primeira Reunião Sul- Americana de Botânica (1938) Declarado Patrimônio Histórico Nacional (1937)

Evolução histórica-século XX Expedições para coleta e catalogação da flora; Divulgação de trabalhos científicos em periódicos da instituição; Implementação de novas linhas de pesquisas; Ampliação do seu corpo funcional; Implantação de novos laboratórios; Ampliação do número de espécies plantadas no arboreto e novas ações de paisagismo;

Evolução recente Ingresso na carreira de Ciência & Tecnologia, 1998; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro -JBRJ Autarquia Federal, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, desde 6 de dezembro de 2001; Criação da Escola Nacional de Botânica Tropical, 2001 Mestrado e Doutorado em Botânica Ampliação do quadro de pessoal: 252 servidores, 67 pesquisadores, 70 analistas e tecnologistas e 115 técnicos e auxiliares Ampliação e renovação do arboreto.

Jardim Botânico - atualidade Instituição científica reconhecida internacionalmente; Instituição de ensino de pós-graduação em Botânica; Patrimônio histórico, paisagístico e cultural, tombado pelo IPHAN; Visitação anual de 600 mil pessoas; Educação ambiental para estudantes; Desenvolvimento de projetos sociais/ambientais com jovens de comunidades populares; Horto Florestal com produção de mudas e sementes.

Científico Educacional Ambiental Cultural Social O Jardim Botânico hoje Científico Educacional Ambiental Cultural Social 12

Jardim Botânico - Competências As competências organizacionais decorrem da gênese e do processo de desenvolvimento da organização. (Hamel & Prahalad, 1995) PATRIMÔNIO DE CONHECIMENTOS ORGANIZAÇÃO PESSOAS

Competências Desafio para os executivos: Identificar, cultivar e explorar competências essenciais Competência Essencial do Jardim Botânico: estudos científicos no campo da botânica Cultura organizacional orientada para a ciência e tecnologia

Principais projetos para os 200 anos A competência essencial como elemento propulsor Museu do Meio Ambiente Espaço Tom Jobim – Cultura e Meio Ambiente Centro de Conservação da Flora

Renovação e aquisição de novas competências- Centro de Conservação da Flora ESTUDOS CIENTÍFICOS EM BOTÂNICA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Desafio: Desenvolver competência em Gestão Cultural Renovação e aquisição de novas competências- Espaço Tom Jobim e Museu do Meio Ambiente Espaços culturais no Jardim Botânico Desenvolver uma cultura orientada para os clientes Desafio: Desenvolver competência em Gestão Cultural

Jardim Botânico do Rio de Janeiro 200 anos Competências que renovam-se e ampliam-se; Organização que revigora-se; Cumprir sua missão