Coordenadora: Edna Moreira Barros Jequié-BA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Julho Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais do Estado da Bahia.
Advertisements

IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
VIGILÂNCIA DE ÓBITO MATERNO E INFANTIL NO HGRS
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
Jacqueline de Aguiar Barros
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
SYLVIA SAMARA SCHETTINI DIAS SANITARISTA JULHO 2013
SITUAÇÃO EPIDEMIOLOGICA DAS DOENÇAS EXANTAMÁTICAS NO ESTADO DE GOIAS
Sistema de Informação notificação e rotinas
Controle da Tuberculose
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
Taxa de Mortalidade Infantil por Macrorregião, Bahia 2006
Gestão Participativa e Cogestão
Rede Sentinela de Informação em Saúde do Trabalhador na Bahia
Salvador-Ba. 21 de julho de 2010.
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
O papel dos NHE Márcia Sampaio Sá SESAB/SUVISA/DIVEP Julho-2010
VIGILÂNCIA DO ÓBITO MATERNO NA 2ª DIRES
Diretoria de Informação em Saúde
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Morbidade, hospitalizações e letalidade por dengue:
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA LEPTOSPIROSE NA BAHIA
REUNIÃO TÉCNICA DE MONITORAMENTO
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
Atribuições do NHE 1- Manter um sistema de busca ativa para os pacientes internados e atendidos em toda unidade hospitalar para a detecção das doenças.
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA HOSPITAL SANTA IZABEL
Neida Fernanda Britto Enfermeira NHE
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA DO HOSPITAL GERAL ERNESTO SIMÕES FILHO - HGESF 2013.
Quem somos ... Como estamos .... E quanto evoluímos...em 8 anos?
Real Sociedade Espanhola de Beneficência (RSEB) Hospital Espanhol
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Presentación de Caso - Brasil
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PINHAIS-PR
MARINGÁ.
PROGRAMA DE CONTROLE DE TUBERCULOSE
Boletim Epidemiológico
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Notificar é Preciso NUCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
Atividades do PECT - Paraná Municípios prioritários Supervisões realizadas:  12/05: Curitiba  14/05: Colombo  21/05: Pinhais  26/05:
SINAN O Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos.
Elaborada em 2005 e Revisada em 2007
Sistema de Informação: SINAN e SIM
ALERTAS TERAPÊUTICOS em Farmacovigilância Estratégia para Promoção do Uso Racional de Medicamentos Mirtes Peinado/ Adalton G. Ribeiro/ Silvana Espósito.
Maio/2014. Feira de Santana:  Sede da 2ª Dires com 22 municípios  hab. (IBGE, 2011) População Feira de Santana:  hab. (IBGE, 2011)
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE TRATAMENTOS ESPECIAIS DA TUBERCULOSE
SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Saúde Integral da Criança
PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Salvador, 15 a 17 de outubro de 2014
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Governo do Estado da Bahia Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
Contando óbitos: do indivíduo ao coletivo. Brasil Quantos óbitos ocorrem no Brasil a cada ano? Qual a taxa de mortalidade no Brasil? Quais as principais.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Vigilância Epidemiológica
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Violência Sexual Em agosto de 2013, o governo brasileiro publicou a Lei considerando violência sexual como qualquer forma de atividade sexual não.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Coordenadora: Edna Moreira Barros Jequié-BA

Equipe: Edna Moreira Barros (Enfª. coordenadora) Braulio José Ferreira Neto (Enfermeiro) Silvana Rita Sampaio Silva (Enfermeira)

Base Legal Publicado o credenciamento do HGPV em 07 de outubro de 2009 no DOU através da portaria 2.332, de 06 de outubro de 2009. Portaria HGPV 01/2010, de 1º de fevereiro de 2010, designa a composição da equipe do NHE/HGPV.

Perfil Epidemiológico do HGPV PERFIL: Hospital Geral de abrangência regional, com capacidade de 200 leitos, com atendimento de Urgência e Emergência e internação nas especialidades de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria, Traumato-Ortopedia, Neurocirurgia e Terapia Intensiva tipo II. VALORES: Ética e cidadania; Interdisciplinaridade; Compromisso e respeito com a vida MISSÃO: Prestar assistência humanizada, integral, equânime e universal. VISÃO: Ser um hospital de referência para o Sistema Único de Saúde prestando serviços de excelência.

Perfil Epidemiológico do HGPV Atendimentos Pronto socorro: 200/dia Ambulatórios: 120/dia Internações: 800/mês Óbitos: 74/mês Cirurgias:350/mês Tempo médio de permanência=6 dias Taxa de Ocupação Hospitalar= 95% Taxa de Infecção Hospitalar=2,5% Fonte: Censo Hospitalar Diário

Objetivos do Serviço Realização de ações de vigilância epidemiológica de Doenças de Notificação Compulsória no ambiente hospitalar; Ações de vigilância epidemiológica relacionadas a outros agravos de interesse epidemiológico; Servir de subsídios para o desencadeamento das ações pela atenção básica (investigações, bloqueios, inquéritos e relatórios); Monitorar, avaliar e divulgar o perfil de morbimortalidade hospitalar.  

Algumas ações desenvolvidas Notificação e investigação das doenças de notificação compulsória (DNC) no âmbito hospitalar, utilizando as fichas de notificação e investigação padronizadas pelo SINAN; Estabelecimento de medidas de controle epidemiológico cabíveis, incluindo quimioprofilaxia dos comunicantes de doença meningocócica, administração de imunoglobulina especifica; Organização do sistema de coleta de dados (agravos) através da busca ativa e passiva nas unidades de internação, pronto-socorro, UTI, ambulatório, laboratório, e outras unidades de interesse no hospital; Encaminhamento das fichas de investigação de óbitos fetais, infantis, maternos, mulher em idade fértil, causa mal definida e óbito por DNC para a Secretaria Municipal de Saúde de Jequié e 13ª DIRES;

Análise e interpretação dos dados, monitoramento e divulgação do perfil de morbimortalidade hospitalar através do censo hospitalar diário; Monitoramento e avaliação dos óbitos fetais, infantis e maternos; Participação de Projetos de pesquisa em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Implementação do SINAN (Sistema de Informação de agravos de Notificação) com envio semanal dos lotes por meio eletrônico; Divulgação imediata na instituição, dos alertas de Vigilância Epidemiológica Estadual e Nacional, conforme ocorrência de suspeita da DNC.

CENSO HOSPITALAR DIÁRIO

Fonte: Sinan Net /Sinan on-line -/Dados processados até 08/08/2013 SÉRIE HISTÓRICA DO NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES REALIZADAS NO HGPV (2007 - 2013)   2008 2009 2010 2011 2012 2013 Fonte: Sinan Net /Sinan on-line -/Dados processados até 08/08/2013

O HGPV conta com uma média de 800 internações por mês, das quais uma média de 4% é de DNC. DISTRIBUIÇÃO DOS AGRAVOS NOTIFICADOS NO HGPV EM 2013

O número de casos de dengue superou a tendência dos últimos anos, com o aumento do número de casos nas últimas semanas de dezembro de 2012, apontando para o início de uma nova epidemia, como aconteceu no ano de 2009, porém, menos de 10% dos casos foram confirmados, visto que o NHE pactuou o encaminhamento de material para sorologias dos casos em que houvesse hospitalização. Até julho de 2013 foram notificados pelo HGPV 2.332 casos suspeitos. Fonte: Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) e Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do HGPV/Jequié

A violência apresenta linha crescente, quando comparada aos dados de anos anteriores, bem como as intoxicações exógenas. CASOS GERAIS DE VIOLÊNCIA NOTIFICADOS NO HGPV 2009 2010 2011 2012 2013 Fonte : SINAN NET- dados processados até 08/08/2013

CASOS DE SÍFILIS EM GESTANTE NOTIFICADOS NO HGPV Um dado preocupante foi a quantidade de gestantes, que deram entrada na instituição, com VDRL reagente, sem diagnóstico e tratamento prévios (85% do total de gestantes, com VDRL reagente). Esse dado continua preocupando os profissionais e gestão do HGPV, pois diante disto. Em 2012, foram 30 casos de sífilis em gestante, destes resultaram em 13 notificações de Sífilis Congênita. CASOS DE SÍFILIS EM GESTANTE NOTIFICADOS NO HGPV 2009 2010 2011 2012 2013 Fonte : SINAN net - dados processados até 09/07/2013

Fonte : SINAN net - dados processados até 08/08/2013 Observa-se um aumento dos casos de Tuberculose notificados tardiamente, ambiente hospitalar, apontando para um declínio na assistência básica. 2009 2010 2011 2012 2013 Fonte : SINAN net - dados processados até 08/08/2013

A parceria conjunta do NHE com outros setores da Instituição revela um aumento da sensibilidade de detecção nas buscas ativa e passiva:

O fluxo das informações para a Secretaria Municipal de Saúde tem sido semanal e no caso das Doenças de Notificação Imediata, são encaminhados imediatamente após a investigação via fax a Diretoria de Vigilância Epidemiológica Municipal e 13ª DIRES. MS SES SMS HOSPITAL

Quantitativo de Óbitos investigados no HGPV no ano de 2012   Tipo de óbito 2012 Nº total Nº Investigados % Investigados Mulher em Idade Fértil (MIF) 24 6 25% Materno 04 100% Causa Mal Definida 89 41 46% Óbito fetal 82 Óbito infantil 60 Óbitos por DNC 05 Fonte: Núcleo Hospitalar de Epidemiologia/ NHE

Principais Dificuldades do NHE Retroalimentação dos dados do SINAN pela Vigilância epidemiológica Municipal, deixando muitos casos sem conclusão/encerramento oportunos; Baixa adesão de profissionais de alguns setores em notificar casos de interesse para a epidemiologia, bem como de adoção dos protocolos específicos; Número insuficiente de encontros para discussão e avaliação do Censo Hospitalar Diário, bem como o acompanhamento do seu preenchimento; Dificuldade de agendamento para realização do PPD e do recebimento do resultado das baciloscopias em pacientes com suspeita de tuberculose no HGPV, retardando a confirmação diagnóstica da tuberculose; Baixa adesão do laboratório no seguimento do protocolo de coleta e envio de material para análise e encerramento de casos de DNC.

Principais Avanços do NHE Parceria com a Médica infectologista do HGPV, para o acompanhamento e elucidação dos casos de DNC; Realização do I Simpósio de Epidemiologia Hospitalar do HGPV em 2012; Presença constante de estagiários de Enfermagem (extra curriculares) das Universidades contribuindo significativamente para o desenvolvimento das ações do NHE; Fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica na emergência, favorecendo o conhecimento precoce de DNC e adoção de medidas de controle em tempo oportuno.

A Manutenção do envio regular de tuberculostáticos pela Secretaria Municipal de Saúde de Jequié, proporcionando o início do tratamento da tuberculose no hospital, visto que muitos usuários chegam debilitados por conta do diagnóstico tardio; Estabelecimento de protocolo de atendimento às vítimas de acidentes com perfuro cortante em parceria com a CCIH e serviço de saúde ocupacional, disponível nas portas de entrada do HGPV.

CAPACITAÇÃO SINAN ONLINE – Dengue (06/02/2012)

EVENTO SOBRE ACIDENTES DE TRABALHO GRAVE EM PARCERIA COM O CENTRO DE REFERENCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR- CEREST (11/03/2012)

I SIMPÓSIO DE EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR DO HGPV (27 e 28/11/2012)

I SIMPÓSIO DE EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR DO HGPV (27 e 28/11/2012)

I SIMPÓSIO DE EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR DO HGPV (27 e 28/11/2012)

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS (01/12/2012)

Proposta do NHE para 2013 Realizar avaliações periódicas do Censo Hospitalar diário, alcançando a completude dos indicadores gerados; Realizar o 2º Simpósio de Epidemiologia Hospitalar; Fortalecer a utilização dos protocolos das DNC na Instituição; Concluir as pesquisas em andamento; Avaliar periodicamente as cópias das DO para investigação oportuna dos óbitos de Mulher em Idade Fértil (MIF), Maternos, por Causa Mal Definida, os Óbitos por DNC, Óbitos fetais e infantis.

Contatos hgpvnhe@gmail.com (73)3528-7151

Obrigada ! hgpvnhe@gmail.com