Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho

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Transcrição da apresentação:

Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho Base de Dados RAIS Empregados 31/05/2010

O que é RAIS Empregados? Base de dados estatística, gerada a partir da declaração da RAIS Organizada em nível do vínculo Contém todos os vínculos declarados (ativos e não ativos em 31/12) Período disponível: 1985 a 2008 Localizada no CD / DVD ROM da RAIS, junto com a RAIS Estabelecimento

Principais Informações disponíveis Vínculos declarados, disponível por: Faixa etária Grau de instrução Gênero Ocupação Tipo de vínculo Tipo de admissão Natureza Jurídica Tamanho do Estabelecimento Nível Geográfico Nível Setorial Nacionalidade Remuneração Tempo de serviço Causa do desligamento

Alguns Indicadores disponíveis Número de empregados em 31 de dezembro, segundo faixa etária, escolaridade e gênero por nível geográfico, setorial e ocupacional. Número de empregados por tamanho de estabelecimento, segundo setor de atividade econômica. A remuneração média dos empregos em 31 de dezembro, segundo ocupação e setor de atividade econômica por nível geográfico.

Etapas para uso das Bases de Dados Colocar o CD / DVD da RAIS na unidade Executar o procedimento de Habilitação Abrir sua sessão de trabalho Escolher a Base RAISnnnn (nnnn = exercício) Definir as variáveis a serem usadas Selecionar as categorias Definir as dimensões Executar a tabulação Analisar os resultados

Exemplos

Iniciando o uso Colocar o CD / DVD da Rais na unidade leitora, e abrir o X-OLAP. Em seguida escolher a Base Estatística e o arquivo desejado (neste caso a RAIS 2008). Observar que logo abaixo do arquivo selecionado estão os grupos de variáveis disponíveis para este arquivo. Caso a base possua um Comunicado/NT associado, o mesmo será apresentado Para maiores detalhes ver apresentação da Introdução e módulo de ajuda do X-OLAP.

Grupos de variáveis disponíveis Nas variáveis do tipo CATEGÓRICAS estão os seguintes grupos de variáveis: Geográfico, município por UF, setorial, vínculo, ocupacional, individual e estabelecimento. Nas variáveis de CONTEÚDO estão os grupos: Vínculo e individual. Em FILTRO estarão as variáveis que já tenham sido selecionadas. Caso a base possua seleção padrão, será apresentada uma mensagem inicial.

Selecionando as variáveis e suas categorias (exemplo 1) Qual o nº de vínculos em 31/12/2008 em Santa Catarina por sexo, segundo o grande setor de atividade econômica? Neste exemplo devem ser selecionadas as seguintes variáveis categóricas: No grupo GEOGRÁFICO, abra a variável UF e selecione a categoria SC; No grupo SETORIAL, abra a variável GRSET IBGE e selecione todas as categorias; No grupo INDIVIDUAL, abra a variável GENERO e selecione MASCULINO e FEMININO; No grupo FILTRO, na variável EMP EM 31/12, a categoria SIM já estáva previamente selecionada, indicando que serão considerados apenas os vínculos (empregos) ativos em 31/12.

Definindo as dimensões da tabela As variáveis que serão visualizadas na tabela devem ser arrastadas para a área da planilha e colocadas nos respectivos campos da dimensão da tabela. Neste caso: Grande setor na linha e sexo na coluna. É obrigatório ter pelo menos a dimensão linha.

Executando a tabulação A tabulação pode ser iniciada utilizando-se o botão localizado na parte superior esquerda. O resultado da tabulação será mostrado na área da planilha, que também poderá mostrar as especificações da consulta.

Selecionando as variáveis e suas categorias (exemplo 2) Qual a remuneração média destes trabalhadores, por sexo, segundo o grau de instrução? Neste exemplo devem ser liberadas algumas variáveis já selecionadas e incluídas outras: Dê um duplo clique no grupo FILTRO e com o botão direito do mouse libere a variável GRSET IBGE; No grupo INDIVIDUAL, abra a variável GRAU DE INSTRUÇÃO e selecione todas as categorias; Nas variáveis de CONTEÚDO, no grupo VÍNCULO, selecione a variável REM MED (R$) com tipo de seleção sem limites; Arraste a variável GRAU DE INSTRUÇÃO para o campo da dimensão linha; Arraste a variável REM MED (R$) para o campo da dimensão conteúdo; Execute a tabulação.

Resultado da Tabulação Após ser mostrada a tabela, use os botões correspondentes para mostrar a Rem. Média (R$) e suprimir ou mostrar colunas. Os botões indicados pelas setas vermelhas alteram a área da planilha. Outros botões permitem ordenação, salva, cópia da planilha, confecção de gráficos, etc...

Apoio aos usuários do PDET Rio de Janeiro e Espírito Santo mterio@datamec.com.br (21) 3523-7680 (fone) (21) 3523-7638 (fone) (21) 3523-7871 (fax)   São Paulo mtespo@datamec.com.br (11) 3305-1654/1646 (fone) (11) 3305-1653 (fax) Minas Gerais mtebhz@datamec.com.br (31) 3323-2602 (fone) (31) 3335-1875 (fax) Distrito Federal e Região Centro-Oeste cget.sppe@mte.gov.br (61) 3317-6667 (fone) (61) 3317-8272 (fax)    Paraná e Santa Catarina mtecwb@datamec.com.br (41) 2102-5711 (fone) (41) 2102-5728 (fax)   Regiões Norte e Nordeste mtessa@datamec.com.br (71) 2102-3956 (fone) (71) 2102-3930 (fax) Rio Grande do Sul mtepoa@datamec.com.br (51) 4009-2101 (fone) (51) 3328-1954 (fax)

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