(Metodologia Científica)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
REGULAMENTO DA GRADUAÇÃO RES. 103/06 - CONSEPE
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Bacharelado em Sistemas de Informação
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM
Metodologia Científica CEPEA. Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
Defesa da Monografia.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Pós-Graduação IAG/USP
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MINERAL.
PROFESSOR KENNEDY SANTOS
Trabalho de conclusão de curso
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Trabalho final de curso
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
PLANEJAMENTO ACADÊMICO
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Bacharelado em Física de Materiais
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Seleção, qual a melhor proposta ?
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
Normas para redação de TCC
Trabalho de conclusão de curso
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO PLANOS ACADÊMICOS Belém (PA) de 2010.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
Universidade Federal de Itajubá
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PPGE/UNESA INFORMAÇÕES AOS DISCENTES Profa. Laélia Moreira Coordenadora
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Reunião da Seção Técnica de Pós-Graduação com os Alunos Ingressantes 31/07/2012.
A XII Semana da Engenharia será realizada nos dias 25, 26 e 27 de setembro/13. Local: Campus II.
Pesquisa Bibliográfica
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
Serviço de Psicologia e Orientação
DIFERENÇA DE DISSERTAÇÃO E TESE Metodologia de Pesquisa em Computação Engenharia de Computação PUC - Campinas Seminário Grupo 1 1.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Orientações para a Renovação da Matrícula 1. Obrigatoriedade da Renovação da Matrícula 2. Etapas da Matrícula 3. Calendário 4. Critérios para o “Ranking”
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Técnico em Transações Imobiliárias. Como funciona? Aula presencial 2x na semana (20% da carga horária do curso) AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
Novas Normas e Alterações no Regulamento Interno do PQU-UEM 1.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VIII - APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA MONOGRAFIA MANUAL DE MONOGRAFIA.
Pesquisa Científica (Metodologia Científica). Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
Transcrição da apresentação:

(Metodologia Científica) Pesquisa Científica (Metodologia Científica)

Metodologia Científica Sistema de Pós-graduação no Brasil: Lato-sensu Pós-Graduação Stritu-sensu

Metodologia Científica Sistema de Pós-graduação no Brasil:  Cursos de extensão  Cursos de aperfeiçoam. Lato-sensu  Cursos de atualização  Cursos de especialização  Cursos temáticos

Metodologia Científica Sistema de Pós-graduação no Brasil: Cursos Lato-sensu: Têm como objetivo passar as novas tecnologias para os profissionais que atuam no mercado de trabalho.

Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Sistema de Pós-graduação no Brasil:  Cursos de formação acadêmica em Mestrado Stritu-sensu  Cursos de formação acadêmica em Doutorado

Metodologia Científica Sistema de Pós-graduação no Brasil: Stritu-sensu : Têm como objetivo gerar novas tecnologias (e novos docentes) para a sua área de atuação. Estas novas tecnologias, depois de comprovadas, serão repassadas aos profissionais da área através dos Cursos Lato-sensu.

Metodologia Científica Sistema de Pós-graduação no Brasil: Stritu-sensu : Gera novas tecnologias para a sua área de atuação. Cursos Lato-sensu: Repassa estas novas tecnologias aos profissionais da área.

Metodologia Científica Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial, da Faculdade de Engenharia do câmpus de Bauru, UNESP

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  Programa de Pós-graduação “Strictu Sensu” em Engenharia Industrial;  dois cursos de formação: Mestrado Acadêmico e Doutorado;  Mestrado : mínimo de um mil quatrocentas e quarenta horas (noventa e seis unidades de crédito);  Doutorado : mínimo de dois mil oitocentos e oitenta horas (192 unidades de crédito);

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  Programação relacionada com o Mestrado e o Doutorado:  disciplinas com atividades programadas como: aulas teóricas e práticas, seminários, trabalhos de campo e de laboratórios  exame de proficiência em idioma;  exame geral de qualificação;  defesa de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado.

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  Na primeira matrícula, após os dois primeiros semestres do programa, o aluno deverá apresentar ao Conselho do Programa para aprovação, um projeto de dissertação ou tese elaborado em comum acordo com o orientador.  O prazo máximo para a integralização dos créditos referentes às disciplinas para o Mestrado e Doutorado será de vinte e quatro meses.

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  Os prazos máximos para a conclusão dos Cursos de Mestrado e Doutorado serão respectivamente de trinta e seis e quarenta e oito meses.

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  A indicação dos orientadores será feita pelo Conselho do Programa, à vista dos currículos dos alunos selecionados.  A aceitação da inscrição do candidato como aluno especial dependerá de parecer da Comissão de Seleção, após análise do curriculum vitae

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  O aluno do Curso de Mestrado deverá comprovar proficiência em Inglês, e do Doutorado, deverá comprovar obrigatoriamente proficiência em Inglês e em mais um idioma, escolhido entre os seguintes: Francês, Espanhol, Alemão ou Italiano.  O Exame de Proficiência em Idioma deverá ser realizado no prazo máximo de quinze meses, por solicitação do interessado, a contar do primeiro dia letivo do ano, do calendário oficial da Unidade,

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  O aluno que tenha freqüentado cursos de Pós-graduação da UNESP, USP, UNICAMP, na condição de aluno regular ou especial, poderá aproveitar créditos em disciplinas, na proporção de até o limite de 50% do total.  Será facultado ao aluno regular requerer, com justificativa ao Conselho do Programa, o cancelamento de matrícula em qualquer disciplina.

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  Serão considerados integralizados os créditos exigidos em disciplinas, somente se o coeficiente de rendimento for de, no mínimo, um vírgula oito.  O coeficiente de rendimento corresponde aos conceitos obtidos e ponderados pelo número de créditos de cada disciplina.  Os pesos correspondentes aos conceitos são: A= 3; B= 2, C= 1 e D= 0.  O coeficiente de rendimento será aproximado até a primeira casa decimal.

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  Para o Mestrado deverão ser totalizadas noventa e seis unidades de créditos.  As atividades com as disciplinas de Domínio Conexo e Domínio Específico, deverão totalizar quarenta e oito unidades de créditos.  O Trabalho de Dissertação eqüivale a quarenta e oito unidades de créditos.

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  Para o Doutorado deverão ser totalizadas cento e noventa e duas unidades de créditos.  As atividades com as disciplinas de Domínio Conexo e Domínio Específico, deverão totalizar noventa e seis unidades de créditos.  O Trabalho de Tese eqüivale a noventa e seis unidades de créditos.

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  Completados os créditos correspondentes às disciplinas para o Mestrado ou Doutorado e proficiente em idioma, o aluno deverá submeter-se, a Exame Geral de Qualificação antes da defesa de dissertação ou tese.  Orientando e orientador, de comum acordo, farão escolha do tema para o projeto de dissertação ou tese.

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  O projeto de pesquisa do candidato ao título de Mestre ou ao título de Doutor deverá ser encaminhado pelo orientador ao Conselho do Programa para a devida análise, aprovação e registro.  A dissertação ou a tese deverá ser redigida e composta com base nas normas vigentes desta Unidade de Ensino.

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  O aluno do Curso de Mestrado deverá entregar antes da defesa seis exemplares e após a defesa seis exemplares da versão final, na Seção de Pós-graduação da FE.  Os exemplares da versão final de dissertação ou tese deverão ser entregues na Seção de Pós-graduação, no máximo até sessenta dias após a defesa.

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  A defesa de Dissertação ou Tese será realizada em sessão pública, perante Comissão Examinadora, constituída de membros efetivos ou de seus suplentes, no máximo noventa dias após a apresentação dos exemplares na Seção competente.  O candidato disporá de até quarenta minutos para fazer uma síntese do trabalho a ser defendido, visando o público presente.

Metodologia Científica Pós-grad. da FEB - Unesp :  Será de trinta minutos o tempo de argüição para cada examinador, e de trinta minutos o tempo para a resposta do candidato a cada examinador; se houver o sistema de diálogo, o tempo conjunto entre examinado e cada examinador será de uma hora, no máximo. Fim.