Sistemas de Informação

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Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação Agenda Sistemas de Informação Utilizações 1

Sistemas de Informação - Tipos 2

Sistemas de Informação - Principais Aplicações nas Organizações Sistemas de processamento de transações (SPT): Sistemas administrativos básicos que atendem ao nível operacional Sistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa 3

Sistemas de processamento de transações para folha de pagamento Sistemas de Informação - Principais Aplicações nas Organizações Sistemas de processamento de transações para folha de pagamento 4

Tipos de Sistemas de processamento de transações Sistemas de Informação - Principais Aplicações nas Organizações Tipos de Sistemas de processamento de transações 5

Sistemas de Informação – Visão tradicional 6

Sistemas de Informação – Perspectiva Funcional Sistemas de vendas e marketing Principais funções dos sistemas: Gestão de vendas, pesquisa de mercado, promoção, definição de preços, novos produtos Principais aplicações dos sistemas: Sistemas de acompanhamento de pedidos, sistema de pesquisa de mercado, sistema de estabelecimento de preços 7

Sistemas de Informação – Perspectiva Funcional Sistemas de vendas e marketing 8

Sistemas de Informação – Perspectiva Funcional Sistemas de fabricação e produção Principais funções dos sistemas: Estabelecimento de metas de produção, compras, expedição, recepção, engenharia, operações Principais aplicações dos sistemas: Sistemas de planejamento de recursos, Sistemas de controle de pedidos de compra, sistemas de engenharia, sistemas de controle de qualidade 9

Sistemas de Informação – Perspectiva Funcional Sistemas de fabricação e produção 10

Sistemas de Informação – Perspectiva Funcional Sistema de controle de estoques 11

Sistemas de Informação – Perspectiva Funcional Sistemas de informação financeira e contábil Principais funções dos sistemas: Orçamento, livro-caixa, cobrança, contabilidade de custos Principais aplicações dos sistemas Livro-caixa, contas a receber, contas a pagar, orçamento, sistemas de gestão financeira 12

Sistemas de Informação – Perspectiva Funcional Sistemas de informação financeira e contábil 13

Sistemas de Informação – Perspectiva Funcional Sistemas de recursos humanos Principais funções dos sistemas: Registros de pessoal, benefícios, remuneração, relações trabalhistas, treinamento Principais aplicações dos sistemas: Folha de pagamentos, registros de funcionários, sistemas de benefícios, sistemas de planos de carreira, sistemas de treinamento de pessoal 14

Sistemas de Informação – Perspectiva Funcional Sistemas de recursos humanos 15

Sistemas de Informação – Perspectiva Funcional Sistemas de recursos humanos 16

Sistemas de Informação – Visão tradicional 17

Sistemas de Informação – Visão tradicional Dentro das empresas: Há funções, e cada uma tem seus usos para os sistemas de informação Além das fronteiras organizacionais: Há clientes e fornecedores As funções tendem a trabalhar isoladamente 18

Sistemas de Informação Integrados 19

Sistemas de Informação – Perspectiva por Processos Processos de negócios e sistemas de informação Processos de negócios Modo como o trabalho é organizado, coordenado e focalizado para produzir um produto ou serviço de valor Fluxos de trabalho concretos de materiais, informações e conhecimentos — conjuntos de atividades 20

Sistemas de Informação – Perspectiva por Processos Processos de negócios e sistemas de informação Maneira singulares de coordenar trabalho, informação e conhecimento Maneiras como a gerência decide coordenar o trabalho 21

Sistemas de Informação – Perspectiva por Processos Processos de negócios e sistemas de informação Sistemas de informação ajudam as organizações a Alcançar grandes eficiências pela automatização de partes dos processos Repensar e aperfeiçoar processos 22

Sistemas de Informação – Perspectiva por Processos Processos de negócios e sistemas de informação Processos de negócios transfuncionais Transcendem as fronteiras entre vendas, marketing, fabricação e pesquisa e desenvolvimento Agrupa funcionários de diferentes especialidades funcionais para completar determinada tarefa Exemplo: Processamento de pedidos 23

Sistemas de Informação – Perspectiva por Processos O processo de processamento de pedidos 24

Sistemas de Informação – Perspectiva por Processos Customer Relationship Management (CRM) Customer Relationship Management – Gerenciamento das relações com os clientes (CRM) Gerencia todos os modos como as empresas lidam com seus clientes atuais e potenciais Disciplina empresarial e tecnológica Usa sistemas de informação para coordenar todos os processos de negócios de uma empresa 25

Sistemas de Informação – Perspectiva por Processos Customer Relationship Management (CRM) Cuida do cliente de ponta a ponta Permite que todas as divisões da empresa apresentem uma face coerente ao cliente Consolida dados do cliente de várias fontes e fornece ferramentas analíticas para responder a perguntas 26

Sistemas de Informação – Perspectiva por Processos Customer Relationship Management (CRM) 27

Sistemas de Informação – Perspectiva por Processos Gerenciamento da cadeia de suprimentos Gerenciamento da cadeia de suprimentos Ligação e coordenação estreitas das atividades envolvidas na compra, na fabricação e na movimentação de um produto Integra fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes Reduz tempo, esforço redundante e custos de estoque 28

Sistemas de Informação – Perspectiva por Processos Gerenciamento da cadeia de suprimentos Cadeia de suprimentos Rede de organizações e processos de negócios Ajuda na compra de materiais e na transformação de matéria-prima em produtos semi-acabados e acabados 29

Sistemas de Informação – Perspectiva por Processos Gerenciamento da cadeia de suprimentos Ajuda na distribuição de produtos acabados aos clientes Inclui logística reversa – itens devolvidos fluem na direção contrária do comprador ao vendedor 30

Sistemas de Informação – Perspectiva por Processos Gerenciamento da cadeia de suprimentos 31

Sistemas de Informação – Perspectiva por Processos Como os SI podem facilitar o gerenciamento da cadeia de suprimentos Decidir quando e o que produzir, armazenar e movimentar Transmitir pedidos rapidamente Comunicar pedidos, acompanhar o andamento de pedidos Verificar a disponibilidade de estoques, monitorar níveis Acompanhar embarques Planejar a produção com base na demanda real Comunicar rapidamente as alterações no projeto do produto Fornecer especificações de produto Compartilhar informações sobre taxas de defeito, devoluções 32

Sistemas de Informação – Visão tradicional 33

Sistemas de Informação Integrados ou Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning –ERP) 34

Sistemas de Informação Integrados – Benefícios Estrutura e organização da empresa: Organização unificada Gerenciamento: Processos administrativos em toda a organização baseados em conhecimento Tecnologia: Plataforma unificada Negócios: Operações mais eficientes e processos de negócios orientados para o cliente 35

Sistemas de Informação Integrados - Desafios Construção difícil: Requer mudanças fundamentais na maneira como a empresa opera Tecnologia: Requer softwares complexos e um grande investimento de tempo, dinheiro e capacidade técnica Coordenação e tomada de decisões organizacionais centralizadas: Não é a melhor maneira de operar uma empresa 36

Evolução Integração Gestão do relacionamento com clientes e Gestão da cadeia de suprimentos Planejamento das necessidades de materiais Planejamento dos recursos de produção Sistemas de gestão integrada Gestão de estoques Meados da década de 80 Manufacturing Resource Planning (MRP II) Década de 90 Enterprise Resource Planning (ERP) Década de 60 Listas de Materiais Bill of Materials (BOM) Década de 70 Material Requirement Planning (MRP) Supply Chain Management (SCM) e Customer Relationship Management (CRM) 37

Relação entre Processos de Negócio, SI e TI Determina Influencia Sistemas de informação Determina Influencia Tecnologia de informação 38

Referências Textos LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais: administrando a empresa digital. São Paulo: Ed. Pearson Prentice Hall, 5a ed., 2004. TURBAN E.; McLEAN, E.; WETHERBE, J. Tecnologia da Informação para Gestão: transformando negócios na economia digital, Porto Alegre: Ed. Bookman, 3a ed., 2004. Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 39