Neurociência e Leitura Elvira Souza Lima

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Copyright, 1997 © Dale Carnegie & Associates, Inc. QUALIDADE DE VIDA EMATER 01 de ABRIL de 2009 D r. José Francisco Zumpano QUALIDADE DE VIDA EMATER 01.
Advertisements

Mundo do Conhecimento Informação não é Conhecimento.
LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICA
Aquisição da escrita e da leitura
3. Entender o Utilizador – Modelos Cognitivos (Aula Teórica 3 – apresentação adaptada do sítio de [Preece et al 2002]) O conhecimento produzido pela psicologia.
Óptica.
Ergonomia de Interface de Software
Técnicas de Apresentação
CNSN 2011 Professor Antenor Introdução a Óptica..
Técnicas de Apresentação
Orly Benchetrit e Claude Frasson (Universidade de Montreal)
Curso de Óptica Geométrica
Neurociência e escrita
SILVANA CALVO TULESKI MESTRE EM EDUCAÇÃO/UEM
NOSSO CÉREBRO TEM UM BUG
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Rodrigo Lins Odair Mateus.
GESTALT.
Cap. 2- Interpretação e Competência leitora
Tratamento da Informação na Educação Básica
Como Agir com Inteligência
Linguagem.
BASES EM NEUROFISIOLOGIA
PROJETO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
SOE CAFC/ P 1 Exercitar a Vontade
O conhecimento como característica da humanidade
APRENDIZAGEM.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Introdução à Óptica Geométrica
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Odair Mateus.
E a leitura, como se faz? Processamento cognitivo da leitura
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Introdução à Óptica Geométrica
Curso de Óptica Geométrica
Temas da Psicologia Jurídica
SOE CAFC/2012- P 1 Exercitar a Vontade
– (31)
Criatividade e Inovação profissional
Planejamento Estratégico
Curso de Óptica Geométrica
ESTUDO PELA LEITURA TRABALHADA
PROPRIEDADE DA LUZ É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s ANO LUZ: É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando.
Estratégias de Leitura
Óptica Geométrica.
PERCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO
RESENHA,RESUMO E FICHAMENTO
DECISÕES INTELIGENTES
Óptica Geométrica.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Necessidade de integração dos mundos dos dados, informação, conhecimento e saber SITP – Módulo 2.2.
Aplicativos Web – Web Design
O Ciclo de Aprendizagem Vivencial
VISÃO DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
Apresentações-Manual de Estilo 28/1 UFRGS Instituto de Informática Software de Apresentações Manual de Estilo Prof. Newton Braga.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
A GESTALT UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
MARATONA DE LEITURA E. E. MINISTRO OSCAR DIAS CORREIA
ENSINAR a APRENDER a LER,
2009/ Psicologia - Dra. Dulce Mota Catarina DiasVanessa RaimundoFilipe AbrantesNuno Maia.
Interpretação e Produção de Textos
O leitor em foco As bases das teorias da recepção.
1 “Contribuindo para o Incremento da Segurança Operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”
COMUNICAÇÃO RURAL T.E.S. Dr. Ademir de Lucas Profa Dra. Marly T. Pereira Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ-USP 2012.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 23/07/12 O FRACASSO ESCOLAR por: Ana Paula Arlete Ederson Gisele Jose Vilmar Simone Kraus.
Curso de Óptica Geométrica
Óptica Geométrica.
Curso de Óptica Geométrica
Sistema Nervoso Prof. Leandro Maia. SISTEMA NERVOSO CENTRAL Encéfalo Medula SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO Nervos espinhais e cranianos Gânglios Sensitivos.
Transcrição da apresentação:

Neurociência e Leitura Elvira Souza Lima Profª Dayse Bonifácio

Ler é compreender... Decodificar não é leitura, mas faz parte do ato de ler; Se não houver compreensão do significado do que estiver escrito, não há leitura; Se não houver a possibilidade de se apropriar do significado a partir do trabalho com um texto, não há leitura.

Quem lê: o olho ou o cérebro? As mãos ou o cérebro? NÃO IPOMTRA EM QAUL ODREM AS LRTEAS DE UMA PLARAVAA ETÃSO, A ÚNCIA CSIOA IPROTMATNE É QUE A PIREMRIA E ÚLTMLIA LRTEAS ETEJASM NO LGAUR CRTEO. O RSETO PDOE SER UMA TTOAL BÇGUANA QUE VCOÊ PDOE ANIDA LER SEM POBRLMEA. ITSO É POQRUE NÓS NÃO LMEOS CDAA LRTEA ISLADOA, MAS A PLRAVAA CMOO UM TDOO.

Como é possível? Um leitor fluente é capaz de ler sem problemas o texto anterior, porque ler é entender o sentido; Ler é compreender e quem compreende é o cérebro, através dos órgãos do sentido (visão ou tato), que enviam informações para o cérebro e o mesmo processa a leitura.

Ensino de Leitura O que o aluno precisa aprender para saber ler? O que o professor deve ensinar? Ler é uma atividade cultural; Os comportamentos da leitura são apreendidos e dependem do ensino; Acompanhar a leitura com o dedo ajuda a percepção, esse comportamento de leitura promove familiaridade com o objeto texto.