BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto: Ação comunitária para o controle do Aedes aegypti.
Advertisements

DENGUE – Orientações para a participação Social
DENGUE.
INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
Filo Arthropoda Arthropoda=( podos=pés; arthro=articulação)
OS ARTRÓPODES.
Todos Contra a Dengue IDENTIFICAÇÃO : E.M.E.F “E.R.S”
Existem cerca de espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos As aranhas distinguem-se dos insetos e crustáceos pelas.
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
Identificação dos mosquitos capturados
A Ecovec: É uma empresa de Biotecnologia, especializada na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços de inteligência e suas aplicações para o monitoramento.
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
REPRODUÇÃO NOS ANIMAIS
DENGUE Prof Edilson Soares
ÁGUA PARADA É DENGUE NA CERTA!
Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP, durante a pesquisa de mestrado,
Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP, durante a pesquisa de mestrado,
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Espécimes dos Mosquitos Coletados
Cartilha de Dengue.
Prevenção Contra a Dengue
Thiago N. Pereira , Josiane S. Prophiro
ANELÍDEOS, PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Principais funções dos bichinhos!
Saúde: Utilidade Pública
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
BORBOLETAS.
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
Retire a água acumulada.
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO
DENGUE
Laércio de Sousa Saraiva Luis Mesquita de Sousa Filho
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
COMBATE A DENGUE FORTALECENDO O ORGANISMO E LIVRANDO-SE DA DENGUE.
PERÍODO DE ATIVIDADE EXTERNA, CARREGAMENTO DE ISCA GRANULADA E CONTROLE DE Acromyrmex crassispinus EM FLORESTA DE Pinus taeda Stela de Oliveira Wilson.
Controle de Borrachudos
Novas descobertas... Café. No combate à dengue Leia este texto Imperdível!!! 1.
CARTA DA TERRA Para crianças.
Pratinho de vaso de planta ou de xaxim
Juntos podemos impedir a dengue! Evite água parada.
Indicadores de avaliação de densidade larvária [aedes aegypti] 2005 Eduardo S. Ponce Maranhão-médico,clínica médica[MSF]-MS,medicina social,epidemiologista,sanitarista-
Dengue.
Espécie: Tunga penetrans
O que é Dengue? Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Prof. Gilton Luiz Almada
Ordem Diptera.
Filo Nematelminto   Ø    Características: Animal de corpo fino e tubular são triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral. Ø    Habitat: Animais.
SITUAÇÃO ENTOMOLÓGICA E MONITORAMENTO DO VETOR EM PORTO ALEGRE
Higiene e Prevenção de Doenças
Aedes: criadouros e soluções
Por que o governo lançou Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia ?
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Quem é o Mosquito Aedes aegypti?
Controle aedes na ufrgs
ESTUDO DO EFEITO LARVICIDA DE SUBSTÂNCIAS A PARTIR DE Eugenia uniflora (Myrtaceae) L. FRENTE AO MOSQUITO Aedes aegypti L. Aluna 1: Danielle E. Matos –
A DENGUE CAUSA FEBRE MUITO ALTA, MANCHAS NO CORPO E DOR NOS OSSOS. NÃO PODEMOS DEIXAR ÁGUA NAS GARRAFAS.
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
Medida Provisória nº /03/2016 Amanda Borges.
Mas não é dessa zica que estamos tratando. ZIKA é o nome de um vírus descoberto em um macaco Rhesus, em Uganda, África, em 1947 na Floresta Zika, daí o.
O MOSQUITO NÃO MORREU! QUIZ DIGITAL 2016 IDEIAS PARA MUDAR O MUNDO.
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
Transcrição da apresentação:

BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI. OS MOSQUITOS SE DESENVOLVEM ATRAVÉS DE METAMORFOSE COMPLETA. O CICLO DE VIDA DO AEDES AEGYPTI COMPREENDE QUATRO FASES: OVO, LARVA, PUPA E ADULTO.   Secretaria Municipal de Saúde Vigilância em Saúde - Controle da Dengue Núcleo Municipal de Mobilização Social Prefeitura de ARAGUARI

Aedes aegypti

CICLO EVOLUTIVO DO Aedes aegypti 5 a 7 dias 2 a 3 dias 2 a 450 dias MÉDIA 30 A 42 dias

Fase ovo Os ovos medem aproximadamente 1mm de comprimento e tem contorno alongado e fusiforme. No momento da postura os ovos são brancos, mas adquirem rapidamente cor negra brilhante. A fecundação se dá durante a postura e o desenvolvimento do embrião se completa em 48 horas. Os ovos são depositados pela fêmea individualmente nas paredes internas dos depósitos, próximo a superfície da água.

Fase larvária: A fase larvária é o período de alimentação e crescimento, portanto elas passam a maior parte do tempo se alimentando principalmente de material orgânico acumulado no depósito. As larvas possuem 4 estágios evolutivos. A duração da fase larvária depende de vários fatores: temperatura, disponibilidade de alimento e densidade das larvas no criadouro.

Fase Pupa As pupas não se alimentam. Esta fase dura de 2 a 3 dias. Nessa fase, ocorre a metamorfose do estágio larvário para o adulto.

Fase adulta A fase adulta representa a fase reprodutora do inseto, logo após emergir do estágio pupal o inseto adulto procura repousar sobre as paredes do recipiente, assim permanece por algumas horas, o que permite o endurecimento do exoesqueleto das asas. Dentro de aproximadamente 24 horas, após emergirem, podem acasalar, o que vale para ambos os sexos.

Diferenciação morfológica das espécies comuns no município. Culex sp. Presença de manchas brancas e Lira LIRA Manchas Listra longitudinal característica de A. albopictus

Fase adulta O acasalamento do Aedes aegypti se dá dentro ou ao redor das habitações, geralmente nos três primeiros dias depois que o mosquito atinge a superfície do criadouro. Tem grande preferência pelo intra-domicílio, mais de 80% dos focos são encontrados dentro das casas. Somente as fêmeas necessitam de sangue (proteínas presentes no sangue) para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e maturação dos seus ovários. Tem predileção pelo homem (antropofilia). Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar, seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue.

O repasto ocorre sempre durante o dia nas primeiras horas da manhã até o anoitecer. Em geral a fêmea faz uma postura a cada repasto sanguíneo. Os ovos são distribuídos por diversos criadouros, estratégia que garante a dispersão e preservação da espécie. A ovoposição se dá mais freqüentemente no fim da tarde. A fêmea é atraída por recipiente escuro ou sombreado, com superfície áspera nas quais depositam seus ovos. Se a fêmea estiver infectada pelo vírus da dengue quando realizar a postura de ovos, há a possibilidade de as larvas já nascerem com o vírus – a chamada transmissão vertical. Uma fêmea do A. aegypti pode dar origem a 1.500 mosquitos durante sua vida. Vivem em média 10 a 42 dias, com uma mortalidade diária de 10%, A metade dos mosquitos morrem durante a primeira semana de vida, e 95% durante o primeiro mês.

Medidas para evitar a Dengue. Mantenha as garrafas sem uso que não possuam tampas viradas para baixo. Pneus? Se não for usá-los encaminhe ao Ecoponto de sua cidade para reciclagem. Se for usá-los guarde em local coberto e verifique se não há água acumulada. Prefeitura de ARAGUARI

Medidas para evitar a Dengue. Lave os pratinhos de plantas e a vasilha dos animais domésticos toda semana. Coloque areia no pratinhos de plantas. Ao regar as plantas retire a água que ficou acumulada. Prefeitura de ARAGUARI

Medidas para evitar a Dengue. Caixas d’água, devem permanecer tampadas. Se você não possui condições de providenciar a tampa, procure o Controle da Dengue, para que o mesmo forneça. Cuidado com as calhas! Verifique toda semana se não há folhas ou qualquer objeto obstruindo a passagem de água. Prefeitura de ARAGUARI

Medidas para evitar a Dengue. Mantenha os tambores sempre tampados. Se for de uso diário lave-o toda semana esfregando com bucha toda sua lateral interna. Fique atento com as lajes. Após as chuvas observe se não tem água acumulada. Prefeitura de ARAGUARI

Medidas para evitar a Dengue. E o lixo? Coloque-o para a coleta acondicionado em sacos bem fechados. Material reciclado? Deve ser acondicionado e armazenado em local coberto com muita atenção para não acumular água. Prefeitura de ARAGUARI

OBRIGADA! Equipe de Educação em Saúde. Eliete A. Borges Souza Núcleo Municipal de Mobilização social “Saúde em ação” E-mail: controledengue2010@hotmail.com Fone: 3690-3170 Eliete A. Borges Souza OBRIGADA!