MAX WEBER E A ÉTICA PROTESTANTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Capitalismo procura o lucro baseado em: (ação racional)
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista.
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER
MAX WEBER ( ).
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA?.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
A ÉTICA MODERNA.
Sociologia
Sociologia
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
E o Espírito do Capitalismo
Fundamentos das Ciências Sociais
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
A sociologia de Max Weber
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Cap. 3_Sobre a ética protestante no capitalismo de Marx Weber A sociologia Weberiana se inspira numa filosofia existencialista que propõe uma dupla negação:
Professor MS Alcidemar Junior
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
M ETODOLOGIA C OMPREENSIVA – M AX W EBER Profª: Gabrielle Bertolli.
Max Weber e as ações sociais
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Estudos sobre sociologia
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Revisão de Filosofia.
IDEOLOGIA.
Estrutura e Dinâmica Social
O Positivismo.
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
REFORMA E CONTRARREFORMA
A sociologia como ciência
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Max Weber ( ) “A intenção de conferir à sociologia uma reputação científica encontra em Max Weber um marco de referência” “Durante toda a sua vida,
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Max Weber e a educação.
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Max Weber.
Hartmann III Possível, necessário, contingente. Hartmann começa examinando os vários significados de: –Contingente –Necessário –Possível.
Professora luciana miranda
Profª Luciana Miranda A tradição hegeliana.
Capitalismo, ciência, religião e Política.
BUDISMO.
Weber | «Individualismo metodológico»
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Max Weber. Max Weber Weber: crítica a epistemologia positivista e marxista Positivo Metafísico Teológico Darwinismo Social Comte * Dinâmico * Estático.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Max Weber. Questão Econômica Condenação das atividades burguesas: Afirmava que a prática comercial “não era agradável a Deus”. Assim, o comércio, a busca.
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
Transcrição da apresentação:

MAX WEBER E A ÉTICA PROTESTANTE

UMA APLICAÇÃO TEÓRICA DA SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904 e 1905), publicação em 1920. O livro reside no fato de Weber aplicar com rigor científico, os fundamentos de sua sociologia compreensiva. Analisa as razões pelas quais o capitalismo se desenvolveu mais na Inglaterra e Alemanha do que em outros países com a mesma trajetórias históricas como Espanha e Portugal.

Sua tese é de que o capitalismo inglês recebeu uma grande contribuição dos hábitos de vida cultivados pelo protestantismo. Consiste nas ideias religiosas e o comportamento econômico nas sociedades analisadas por ele. Weber esclarece que o comportamento ascético, isto é, ter a vida voltada a valores espirituais, ao mesmo tempo que valoriza o trabalho árduo. Ao contrario do que acreditava o cristianismo católico tradicional: o trabalho como forma de sofrimento e danação, destinos das almas não agraciadas por Deus. O catolicismo também combatia o envolvimento dos seus fiéis em assuntos mundanos, tais como o comércio e as profissões liberais. Ao contrario de Karl Marx, Weber não acreditava simplesmente como um processo de exploração, mas sim em um conjunto de práticas,ideias, hábitos, enfim, uma ação social racionalmente voltada para determinados interesses. Essa ação pode ser motivadas por aspectos simbólicos ou materiais. Weber também admite a existência do capitalismo em outras culturas diferentes da ocidental.

Weber quis demonstrar que certas vertentes do protestantismo, como o calvinismo, haviam estimulado um comportamento econômico baseado numa ação racional, em que o trabalho adquire conotação moral positiva. O calvinismo cultivou a ideia no seio das sociedades inglesa e suíça a ideia de que o comércio, as artes e a filosofia consistiam em dádivas divinas e, por isso, deveriam ser amplamente difundidos e praticados. Em quanto o catolicismo defendia a ideia de trabalhos voltados para o filosófico e teológico e intelectual os protestantes por carreiras mais técnicas, pautadas por um ética religiosa de valorização do trabalho.

Max Weber explicou a origem do sistema capitalista, a partir do conceito protestante de vocação. A vocação de acordo com Lutero, significa um desígnio divino, ao qual o homem deveria se adaptar, não sendo nunca questionado, mas perseguido com muito esforço e responsabilidade.

CALVINISMO Predestinação – consistia na defesa de que as pessoas já nasciam com um futuro predeterminado por Deus. Nesse sentido alguns seriam eleitos outros não. Entretanto, tal fato não eximia a todos da responsabilidade de levar uma vida de virtudes, porque ninguém detinha o conhecimento do momento em que seria escolhido. O caminho para a virtude seria pelo trabalho árduo. Quanto maior o sucesso material, mais agrciado pareceria o indivíduo. Como deveria ser tratados os pobres? Com generosidade e misericórdia . Os pobres não eram mais coitados, tal como concebiam os católicos, mas um artifício de Deus para incentivar os ricos à pratica da benevolência. Desse modo a vocação ascética é para Weber, um mandamento de Deus a todos os indivíduos que trabalham para a glória divina, estabelecendo assim, uma relação entre o asceticismo e a economia.

Aleitura da obra de Weber O capitalismo não se desenvolveu somente por causa do avanço material, mas sim com um suporte ideológico. Racionalismo estimulado pela ciência. Formação de uma burocracia estatal mais racional e a influência do liberalismo econômico. A perda da influência do pensamento religioso e mágico e a paulatina ascensão da ciência como explicação hegemônica da realidade.