“TRANSFORMANDO IDEIAS EM NEGÓCIOS E PESQUISADORES EM EMPREENDEDORES”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
Advertisements

Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
O Núcleo SOFTEX Campinas
Apresentação do Projeto
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Financiadora de Estudos e Projetos
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Porto de Galinhas/PE – Jul/11

Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Plano de Negócio Elber Sales.
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
Central de Novos Negócios e Empreendedorismo
Rio de Janeiro – outubro/2005
O QUE É UMA INCUBADORA DE EMPRESAS?
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Criação de Valor.
Universidade Federal de Itajubá
ÁREA DE RECURSOS HUMANOS - ARH Novo Modelo de Gestão de Pessoas 09/06/2010.
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Consultoria e Projetos
SUMÁRIO Objetivos Abrangência Justificativas
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Informações Básicas para
Promovendo Soluções Sociais
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Apresentação Trainees FCAP Jr.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “Promover a capacitação profissional de seus membros e dos estudantes do curso de agronomia da UFV a partir da prestação.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
WS Final Resultados e Recomendações
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
BITEC Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas Manual de Operacionalização DEMPI – Departamento da Micro, Pequena.
FIESP CIESP. FIESP CIESP O QUE É Espaço físico especialmente configurado para transformar idéias em produtos, processos ou serviços.
1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL MACEIÓ MISSÃO Atuar nos processos de transferência de Conhecimento Gerencial atualizados e inovadores, visando à.
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
APRESENTAÇÃO SOFTEX CAMPINAS Marilia – 06/04/10 Edvar Pera Junior Softex Campinas Coordenador Executivo.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia - PROETA Banco Interamericano de.
Gestão:Execução:Realização:Execução: Sistema de Acompanhamento de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas Roberto Pacheco
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
Macaé Rio de Janeiro Criação do CIEDS e primeiro projeto de capacitação de lideranças comunitárias em favelas cariocas Conquista do Título.
PROJETO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de Extensão ANO 3/2009.
As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Aline.
Transcrição da apresentação:

“TRANSFORMANDO IDEIAS EM NEGÓCIOS E PESQUISADORES EM EMPREENDEDORES”

Prof. Robson Zuccolotto Direto do CENTEV/UFV Profa. Adriana Ferreira de Faria Coordenação

Organograma do CENTEV/UFV Reitoria Conselho Fiscal Conselho Administrativo Diretoria Executiva Incubadora de Empresas de Base Tecnológica Parque Tecnológico de Viçosa Central de Empresas Juniores Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional

MISSÃO “Viabilizar a criação e o desenvolvimento de novos negócios de Base Tecnológica e promover a difusão da cultura empreendedora e das tecnologias inovadoras oriundas da comunidade acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento local.” VISÃO “Tornar-se referência nacional como Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e agente promotor da cultura empreendedora na comunidade acadêmica.”

VALORES Ética e transparência Atitudes empreendedoras Compromisso com a inovação Fortalecimentos das parcerias Responsabilidade sócio-ambiental Compromisso com a qualidade Humanização do trabalho

23 Empresas Graduadas

11 Empresas Incubadas

10 - Projetos Pré-incubados

Faturamento Empresas 2009 Incubadas R$ 1.663.425,00 Graduadas Total R$ 3.692.337,00

Empregos Empresas 2003 2009 Variação Incubadas 51 119 57,98%

Equipe da Incubadora de Empresas Coordenadora: Profª. Adriana Ferreira de Faria adrianaf@ufv.br Gerente Administrativo: Edson Eduardo Costa costa@ufv.br Gerente de Acompanhamento Empresarial: Frederico Bittencourt (Bolsista Fapemig) fredbittencourt@ufv.br Gerente de Tecnologias de Gestão: Jaqueline A. Suzuki (Bolsista Fapemig) tecnologia.iebt@centev.ufv.br Gerente de Novos Negócios: Gabriel Fonseca (Bolsista Fapemig) novosnegocios@centev.ufv.br Daniela Paula (Bolsista PRIME) Kiara (Bolsista PRIME) 20 estagiários 5 bolsistas de IC

Serviços oferecidos Orientação para a gestão do negócio; Orientação para elaboração de Plano de Negócios; Busca de Editais de Fomento; Auxílio na elaboração de projetos (pesquisa, desenvolvimento e inovação); Atividades de capacitação e treinamento; Consultorias e assessorias específicas em tecnologias de gestão. Troca de informações com os parceiros (RMI, ANPROTEC, SECTES, SEBRAE, APL’s, FAPEMIG, FINEP, outros)

Serviços oferecidos Suporte às atividades administrativas das empresas; Assessorias (jurídica, financeira, marketing, comunicação, secretariado, contábil); Acompanhamento do desempenho das empresas; Orientação para o acesso aos laboratórios, linhas de pesquisa e banco de dados da UFV; Orientações sobre direitos de propriedade intelectual e legalização do produto (CPPI); Estrutura compartilhada de infra-estrutura (secretária, sala de reuniões e treinamento).

Consultorias e assessorias específicas em tecnologias de gestão Estudo da Viabilidade Técnica, Econômica, Comercial e Impactos ambientais e Sociais da Tecnologia (EVTECIAS); Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), inclui Programa 5’S, Manual da Qualidade, Gestão por Processos, Boas Práticas de Fabricação; Gestão do Desenvolvimento de Novos Produtos com aplicação das ferramentas QFD (Desdobramento da Função Qualidade), TRM e outras; Planejamento Estratégico, Plano de Negócios Estendido.

Consultorias e assessorias em tecnologia de gestão EVTECIAS 9 QFD 4 Gestão por Processos Programa 5S 1 TRM Plano de Negócios 5 Gestão da Qualidade Gestão de Projetos   30 Treinamento e capacitação em tecnologia de gestão 100h

Programa de Incentivo à Inovação PII/UFV

Objetivos PII/UFV Propiciar aos pesquisadores que desenvolvem tecnologias com potencial de aplicação e comercialização, oportunidades de transferência de tecnologia ou geração de empresas (spin-off acadêmicas), resultando em benefícios para a sociedade. Coordenado na UFV pela IEBT/CENTEV/UFV Realizado em três Etapas: Seleção dos projetos – Inscrição – 36 Projetos EVTECIA – Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Comercial e de Impacto Ambiental – 21 Projetos Desenvolvimento dos Protótipos ou Produtos – Planejamento Tecnológico – 10 Projetos

Resultados PII/UFV Lançamento do PII 2/UFV Contribui para a criação e o desenvolvimento de redes de pesquisa Fomento ao desenvolvimento de novos produtos de base tecnológico com alto grau de inovação: Criação de 1 spin-off, e a possibilidade de criação de duas spin-offs Processo de registro de 3 novas patentes Processo de registro de 1 produto junto à Anvisa Possibilidade de 4 licenciamentos/transferência de tecnologia Lançamento do PII 2/UFV

Competência Local – Novo Grupo de Pesquisa

Atividades da IEBT em 2010

Implantação e Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade da IEBT Gestão por Processos; Implementação do Programa 5S; Desenvolvimento e criação da ferramenta de TI para o Gerenciamento da Qualidade – stdQUALIYS (parceria com a STD1); Certificação da ISO 9001:2008.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INOVAÇÃO EM MODELO DE NEGÓCIOS

Sistema para Submissão e Seleção de Propostas (stdTECHSEL)

Sistema para Submissão e Seleção de Propostas (stdTECHSEL)

Sistema de Acompanhamento de Desempenho – Intranet stdTECHNET

Portal - http://www.centev.ufv.br/incubadora/

Programa Capacitação Empresarial – 2010 – 170h Plano de Negócios para Empresas Inovadoras; Marketing e Acesso a Mercados; Gestão de Pessoas como Inovação Organizacional; Gestão de Projetos como Inovação Organizacional; Estudo de Viabilidade; Gestão Ambiental como Inovação Organizacional; Gestão de Desenvolvimento de Novos Produtos; Sistema de Gestão da Qualidade como Inovação Organizacional; Captação de Recursos para Empresas Inovadoras; Dinâmica da Inovação nas Empresas.

Eventos em 2010 Seminário – Gestão Socioambiental: Um passo para a sustentabilidade; Graduação de Empresas Incubadas; III Seminário de Prospecção de Novos Negócios; INOVAR – I Seminário sobre Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento.

Programa de Spin-off da UFV

Programa de Spin-off da UFV

Programa de Spin-off da UFV

AGRADECIMENTOS UFV – Reitoria SECTES CPPI/UFV Fapemig PPG/UFV SEBRAE Funarbe FINEP APL´s de Biotecnologia e Tecnologia da Informação CNPq Empresas vinculadas NTQI Pesquisadores e professores da UFV Gerentes e estagiários