Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013
Missão do SEBRAE Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional. Presença nas 27 UF, cerca de 700 pontos de atendimentos 6,0 mil funcionários e 9,1 mil credenciados É importante explicar a constituição jurídica do Sebrae, suas fontes de financiamento (contribuição de % sobre a folha de pagamentos das médias e grandes empresas), composição do conselho e da diretoria, papel do Sebrae Nacional e dos SEBRAE UF. Ressaltar que o Sebrae, apesar de ser do Sistema S, não tem a mesma constituição e finalidade do SENAI, SESI, etc. Definir o que é EPP, público alvo da atuação do Sistema Sebrae, mas que podemos trabalhar com empresas de porte maiores, desde que não sejam beneficiadas com subsídio financeiro do Sebrae. Deixar claro que o Sebrae é especialista em micro e pequenas empresas, sabe como abordar este público, tem linguagem apropriada e soluções adequadas. Comentar que o Sebrae está completando 40 anos em 2012, o que demonstra a experiência da instituição.
Fonte: RAIS/MTE, IBGE, CAGED e FUNCEX
ESTRUTURA SEBRAE Unidades de Atuação Finalística Unidades de Conhecimento e Articulação Unidades de Suporte e Gestão
Formas de Atuação APL EP SEBRAE Grupo de Empresas Núcleos Franquias Rede de Associação Cooperativas Consórcio Núcleos Setoriais Grupo de Empresas Franquias
Atendimento Projetos coletivos, com ações específicas para o setor, de acordo com a demanda do grupo de empresas do território em que estão inseridas. Sebrae/UF Parceiros Ações de atendimento individual, conforme demanda identificada por meio de um diagnóstico empresarial
Carteira de Madeira e Móveis 28 projetos sob gestão dos Sebrae/UF, distribuídos em 13 estados Ações relacionadas à inovação de produtos e processos, com vistas ao aumento da competitividade e ampliação de mercados 1.717 empresas atendidas em 2012 9 projetos sob gestão de parceiros, distribuídos em 9 estados Ações focadas na questão ambiental e inovação 181 empresas atendidas em 2012
Distribuição dos projetos
PROGRAMAS NACIONAIS Sebrae Mais: Criado para apoiar o crescimento de empresas de pequeno porte na evolução dos seus negócios. Estratégias Empresariais Encontros Empresariais Gestão Financeira – do controle à decisão Gestão da Inovação – Inovar para Competir Plano de Marketing Avançado Empretec Gestão da Qualidade Ferramentas de Gestão Avançadas Mais de 43 mil empresas foram atendidas em 2011 www.sebraemais.com.br
PROGRAMAS NACIONAIS SEBRAETEC: Criado com objetivo de permitir às empresas de pequeno porte o acesso subsidiado (subsídio de até 90%) a serviços em inovação e tecnologia, visando melhoria de processos e produtos e introdução de inovações nas empresas e mercados. Design Inovação Produtividade Propriedade Intelectual Qualidade Sustentabilidade Tecnologia de Informação e Comunicação 6.748 empresas atendidas pelo Sebraetec em 2011.
PROGRAMAS NACIONAIS Agentes Locais de Inovação – ALI: Tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas de pequeno porte por meio da difusão de informações sobre inovação e tecnologia. A empresa que participa do Programa ALI recebe a visita de um agente, que identifica as possíveis mudanças que possam contribuir para o processo de inovação e acompanha todo o processo de implantação de mudanças. O acompanhamento é gratuito. Em 2011 foram atendidas 14.037 empresas pelos 453 ALI. projeto.ali@sebrae.com.br
Exemplos de resultados alcançados - 2012 Aumento de 16% do volume de vendas das empresas do setor moveleiro de Rio Branco/AC Aumento de 10% no volume de peças produzidas pelas empresas participantes do projeto no Espírito Santo Aumento de 10% no faturamento das empresas participantes do projetos de Maceió-AL e Carmo do Cajuru-MG Redução de 6,5% nos custos gerais de fabricação das empresas da Região Metropolitana de Goiânia-GO
0800 570 0800 www.sebrae.com.br
Obrigada! Juliana Pires juliana.rodrigues@sebrae.com.br