Patrick Nunes Professor Universitário Mestre em Ciências da Saúde e do Ambiente Especialista em Pedagogia Empresarial Administrador de Empresas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Rios Poluídos Os rios são fonte de vida. Desde a Antigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando,
O MEIO AMBIENTE NA ATUALIDADE
Poluição do ar O desenvolvimento industrial e urbano tem originado em todo o mundo um aumento crescente da emissão de poluentes atmosféricos. O acréscimo.
Energias renováveis… … o futuro.
Meio ambiente e desenvolvimento
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Ar invisível não tem gosto; nem cheiro!!.
O espaço geográfico e as atividades humanas
O INÍCIO DA REVOLUÇÃO AMBIENTAL/ ESTOCOLMO- 72 : A TOMADA DE CONSCIÊNCIA Nesse primeiro encontro nasceram as primeiras polêmicas acerca desse complexo.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Reações químicas.
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
As questões ambientais
Saneamento ambiental Iana Alexandra
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
Ambiente e sociedade.
POLUIÇÃO DO AR.
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
O Que é Meio Ambiente??.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO Temas atuais
Você sabe o que é o Novo Código Florestal?
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE - OMA-
Energia Renovável e Não Renovável
PROTOCOLO DE KYOTO E AGENDA 21
AM020. Aula 08 Enrique Ortega, FEA/Unicamp 24 de setembro de 2013 Resíduos, Emissões, Efluentes 1.
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
MEIO AMBIENTE NO BRASIL
Minicurso Tema: POLUENTES QUÍMICOS
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Poluição do Ar Trabalho realizado por: Daniel Martins; Filipe Aires; Fernanda Silva; Rita ribeiro.
Problemas ambientais Resumo
A Questão Ambiental.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR INTERNET, GLOBALIZAÇÃO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E REDES AULAS 02 e 03.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Professor Alan Alencar
Alexandra Stumpf Lorenzo Barbosa
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Fluxos e fontes de energia
Patricia Grazinoli EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS.
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
Questão Ambiental Conferências mundiais do meio ambiente:
Natureza e Tecnologia.
Globalização e Meio Ambiente
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
-Aula 01- Conceitos de Design, Sustentabilidade e meio ambiente
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Transcrição da apresentação:

MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Tópicos Especiais em Administração I

Patrick Nunes Professor Universitário Mestre em Ciências da Saúde e do Ambiente Especialista em Pedagogia Empresarial Administrador de Empresas

MEIO AMBIENTE Temas atuais Responsabilidade Social Ambiental Problemas Ambientais Educação Ambiental Desenvolvimento Sustentável Globalização Qualidade de Vida

MEIO AMBIENTE Histórico Em 1965 foi utilizado pela primeira vez o termo “Educação Ambiental” na Grã-Bretanha. Em 1972, na Suécia já se falava em uso sustentável dos recursos da Terra como meta a ser atingidas por todos. Em 1977, a UNESCO-PNUMA promoveu a Conferência Intergovernamental sobre a Educação Ambiental, que influenciou a adoção desta disciplina nas universidades brasileiras. Em 1979, encontro regional de Educação Ambiental para América Latina Em 1981, surge também o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente). Em 1983, foi criada a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pela Senhora Harlem Brundtland.

MEIO AMBIENTE Histórico Em 1987, ocorreu a divulgação do Relatório da “Comissão Brundtland” ou Relatório “Nosso Futuro em Comum” elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Em 1987, surge também o termo de “Desenvolvimento Sustentável” e foi assinado o “Protocolo de Montreal”. Em 1989, depois da SEMA (Secretaria Especial de Meio Ambiente) surge a SINIMA (Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente). Em seguida aparece o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). Em 1990, destaca-se o conceito de “Analfabetismo Ambiental”. Em 1992, Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento “ECO 92” realizada no Rio de Janeiro.

MEIO AMBIENTE Histórico Em 1995, houve a Conferência para o Desenvolvimento Social. Em 1997, avaliação dos resultados da ECO 92 com seus respectivos progressos e dificuldades. Em 1997, Conferência internacional sobre meio ambiente e sociedade. Analisou-se a “Educação e Conscientização para a Sustentabilidade”.

MEIO AMBIENTE Histórico Em 2005, Protocolo de Kioto no Japão onde quase 150 nações assinaram um termo de compromisso. Para Coutinho (2005): Pela primeira vez o homem decidiu escutar os pedidos de socorro da Terra na questão do CO2. Encontra-se em vigor o Tratado de Kioto, um acordo pelo qual os 141 países signatários se comprometem a diminuir a emissão de gases poluentes nas próximas décadas. O objetivo inicial é, até 2012, diminuir os índices a um nível 5% abaixo daquele verificado em 1990. Num mundo movido a petróleo e carvão, esse é um desafio e tanto. Para vencê-lo, estabeleceu-se uma série de medidas possíveis. Parte da eletricidade gerada para uso industrial e doméstico, obtida pela queima de combustíveis fósseis, pode ser substituída por energias “limpas”, como a eólica. No século XXI, surge uma preocupação maior com a Qualidade Ambiental.

MEIO AMBIENTE Protocolo Kioto Reduzir a emissão de CO2. Reduzir os gases responsáveis pelo aumento efeito estufa.

MEIO AMBIENTE Vários problemas ainda não foram resolvidos: Rejeitos nucleares ou tóxicos. Desmonte de centrais nucleares e plataformas de petrolíferas. Contaminação do solo com metais pesados, fertilizantes e pesticidas. Poluição das águas com efluente químicos e domésticos. Presença de gases que ocasionam a destruição da camada de ozônio.

MEIO AMBIENTE Efeito Estufa A principal causa para o efeito estufa é o “Combustível fóssil” Atividades que contribuem para o efeito estufa: Uso e produção de energia (transporte e indústria)....... 56% Agricultura.................................................................... 9% Desmatamento.............................................................. 20% Lixo............................................................................... 5% Outros........................................................................... 10%

MEIO AMBIENTE Poluição Atmosférica Fatores que influenciam a poluição atmosférica Quantidade de poluente emitido Atividade econômica per capita Aumento da população Emissão de poluentes por unidade de atividade econômica

MEIO AMBIENTE Poluição Atmosférica Efeito da poluição nas propriedades Os metais são corroídos e pinturas/revestimentos externos são danificados mais rapidamente em ambientes urbanos do que rurais. Danos aos monumentos históricos. A saúde dos seres humanos é a maior preocupação.

MEIO AMBIENTE Problemas atuais: CHUVA ÁCIDA A chuva ácida danifica: Ecossistemas aquáticos Construção Pessoas Soluções para a redução de chuva ácida: Incentivar o transporte coletivo Utilizar o metrô em substituição dos ônibus (diesel) Subsidiar a utilização de combustíveis limpos

MEIO AMBIENTE Problemas atuais: A ÁGUA Consumo doméstico de água: Banheira........................................ 100 à 150 litros Chuveiro........................................ 20 litros p/ minuto Lavagem de roupa........................ 75 à 100 litros Descarga de sanitário (cada)........ 10 à 15 litros Molhar a grama............................. 30 litros p/ minuto ¼ da população mundial não tem água potável para beber. 1,4 bilhão de pessoas não são servidas por um tratamento de esgoto satisfatório. Mais de 80 países (mais de 40% da população mundial) sofre com falta d’água. 80% das doenças nos países em desenvolvimento são causadas por suprimento deficiente de água.

MEIO AMBIENTE Educação Ambiental Entender a relação do homem com a natureza. Preparar os cidadãos para exigir seus direitos na sociedade. Estabelecer o comprometimento do grupo social com o meio ambiente, mediante ações permanentes e contínuas. Fornecer competências e habilidades para o manejo e o encaminhamento de soluções para os problemas relacionados ao meio ambiente local.

MEIO AMBIENTE Lugar onde coabitam os animais e vegetais. Local que os seres humanos desenvolvem suas atividades. Sistema de interação dos fatores de ordem física, biológica e sócio-econômica.

MEIO AMBIENTE Meio físico – ar, solo e água Meio biótico – plantas, animais e o ser humano Meio antrópico – são as condições sociais

MEIO AMBIENTE RECURSOS NATURAIS Renováveis – animais e vegetais Não-renováveis – fósseis e minerais Livres – ar, água e luz solar

MEIO AMBIENTE Desenvolvimento Sustentável É o uso racional e eficaz dos recursos naturais. É o aproveitamento máximo cujo desperdício e impactos ambientais mínimos, visa atender as necessidades das gerações atuais e futuras.