Projeto “Tá Rebocado”. Projeto “Tá Rebocado” O QUE É?  Experiência de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno, o bairro pobre da Bahia, realizado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO
Advertisements

INCLUSÃO SOCIAL E EQUIDADE NO CAMPO DA AGRICULTURA FAMILIAR:
A história do Saneamento no BRASIL
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
Virada Social Paraisópolis Fluxo Operacional / Gerencial
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Grupo de Trabalho GT 2: Ambiente e Habitação Saudável
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Conferência das Cidades Mato Grosso
Direito humano a alimentação adequada
“Medidores Individuais de Água para Edifícios Antigos”
“Cheque Moradia: construindo a cidadania”
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
AÇÕES 2009 CONSTRUÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DO ENGENHO DA BILIA CALÇAMENTO DA RUA DAS PEDRAS NO ENGENHO DA BILIA CRUZEIRO PARA O ENGENHO DA BILIA CONCLUSÃO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Projetos Financiados em 2010
PLHIS PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOTI
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
FONTES DE DADOS E MEDIDAS PARA O CÁLCULO DO DÉFICIT HABITACIONAL
Autor: Pricila Arrojo da Silva
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
COHAB/SC.
ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA LOTEAMENTO INDUSTRIAL LINHA SUL Distrito de bebedouro Linhares - ES APRESENTAÇÃO: Juliana Tessarolo de Almeida - Bióloga.
Conferência das Cidades Mato Grosso
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Sistemas de Abastecimento de Água:
O SAAE CRIADO PELA LEI 1.925/2005. OBJETIVO: OFERECER SERVIÇOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO. É UMA AUTARQUIA MUNICIPAL, COM PERSONALIDADE JURÍDICA.
Recursos e Fontes de Financiamento
Política Nacional de Habitação
A População Africana Alekgou Nº Carlão Nº 7 Bielzão Nº 10.
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Atendimento a lotes situados em loteamentos
Secretaria Nacional de Habitação
LDO - EXERCÍCIO 2015 AUDIÊNCIA PÚBLICA - 30/05/2014 Prefeitura Municipal de Vinhedo Secretaria da Fazenda.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
A ATUAÇÃO DO ESTADO EM ÁREAS DE RISCO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA.
Prefeitura Municipal de Santo André
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
UNIVERSIDADE PÚBLICA Inaugurar o campus do IFMG e ampliar cursos oferecidos. ENGENHARIAS Ampliar cursos e vagas da UAB, na modalidade EAD. Implantar campus.
Capitalismo Concorrencial, Estado e Regulação Prof. Ricardo Dalthein UFRGS/PPGE Guilherme Reis Dutra Priscilla Elisalde Pontes Porto Alegre, outubro de.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Os problemas sociais das cidades brasileiras
PROGRAMA SANEAMENTO BÁSICO INTEGRADO REGIÃO ADMINISTRATIVA NORTE
Professora: Daniela de Souza
Profa. Adriana Nogueira Vieira Lima
PPA – PLANO PLURIANUAL O PPA é um instrumento de planejamento O PPA (Plano Plurianual) é um plano que se estende por 4 anos. LDO LOA.
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
Disciplina: Educação Ambiental
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Audiência Pública Audiência Pública Ações e Medidas para Controle de Riscos Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários.
LDO - EXERCÍCIO 2016 ATA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA - 29/05/2015 Prefeitura Municipal de Vinhedo Secretaria da Fazenda.
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
O Reserva Rotta Ely está localizado no Cristal, um bairro com grande variedade de comércio e serviços, inclunido o Barra Shopping. Esta.
Presidenciáveis 2014 Adriano Antônio e Alexandre Adum Turma: 706.
09 DE ABRIL DE 2008 AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009.
Fonte: IBGE Elaboração MP PIB (% aa) 94,1% executados até dez/ ,1% 21% executados até dez/ % R$ bilhões PAC 1 – PAC 2 –
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social 1 BNDES NO PAC: Infra-estrutura Social. Elvio Lima Gaspar Diretor da Área de Inclusão Social.
Elaboração de Planos de Saneamento Básico CONCLUSÃO Semana do Meio Ambiente Goiânia/GO – 04/05 de junho de 2014 Veronilton Farias Analista de Infraestrutura.
Transcrição da apresentação:

Projeto “Tá Rebocado”

O QUE É?  Experiência de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno, o bairro pobre da Bahia, realizado pela Fundação Pracatum, inaugurada em 1994 pelo cantor e compositor Carlinhos Brown.

Caracterizada como favela, a comunidade sentia na pele a exclusão social e as péssimas condições de habitabilidade. Esse quadro vem sendo humanizado com ações pró-educação, cultura, saúde e meio ambiente, além de ganharem qualidade de vida com oportunidades de geração de renda e a realização de obras de urbanização.

POR QUE FAZER? Populações como essas ganham qualidade de vida com oportunidades de geração de renda e realização de obras de urbanização.

COMO FAZER Na primeira fase do projeto foram feitas obras de infra- estrutura como ampliação das redes de esgotamento sanitário, abastecimento de água e eletricidade, drenagem, recuperação e abertura de novas vias de acesso ao bairro.  

Depois foram construídas  novas moradias, foram realizadas melhorias em habitações já existentes  e  a realização de pintura e reboco em unidades habitacionais, além da construção, reforma e ampliação de outros prédios públicos.

QUEM GANHA COM ISSO? Ações como esta devolvem a dignidade a população de baixa renda e proporciona melhoria na qualidade de vida.   Com isso, os negócios de venda de material de construção são incrementados gerando mais emprego e renda.

Obras como essas fazem o Brasil crescer e  caminhar para a diminuição do déficit habitacional. Procure a Acomac mais perto, unam-se (associação/população/órgãos públicos e imprensa) e levem esta sugestão.