Higienização das mãos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informações importantes sobre a GRIPE!
Advertisements

Marcia Cabral Enfermeira
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
Racionalização da Higienização das Mãos
Informações, Orientações & Cuidados Influenza A H1N1
PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DE AGENTES INFECCIOSOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE CDC 2007 GUIDELINE DE PRECAUÇÕES PARA ISOLAMENTO Hospital de Pronto Socorro Direção.
Hospital de Clínicas – UFPR
GRIPE “A” NA UNIVERSIDADE – Vamos cuidar de nossa saúde
PROF/ENFª. TATIANY CAVALCANTE
ORIENTAÇÕES PARA PAIS, ALUNOS E EDUCADORES NO COMBATE AO VÍRUS H1N1
ISOLAMENTO.
Gripe Influenza A H1N1.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O VÍRUS DA GRIPE A (H1N1)
Preparo e Administração de
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
LIMPEZA NAS ESCOLAS INFLUENZA A (H1 N1).
Esclarecimentos referentes às medidas
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
COMO LAVAR AS MÃOS ?.
Orientações Sobre a Influenza A H1N1 - Gripe Suína -
O CONTROLE DAS INFECÇÕES ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!
GRIPE sempre deve ser combatida
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NA UNB
Higienização das Mãos.
Higiene e Saúde dos Manipuladores
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
Prevenção da Gripe A (H1N1)
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
Muriel Ferreira, Patrícia Miranda, Alexandra Luz, Pascoal Moleiro
O que é Influenza A(H1N1)?.
GRIPE sempre deve ser combatida
Capacitação de Manipuladores de Alimentos
1 Armazenamento Guarde as embalagens fechadas, em local seco e longe de fontes de calor Evite derramamentos Em caso de vazamentos, seque com areia, serragem.
Professora: Ludmila Olandim de Souza
GRIPE A.
UTILIZANDO O POWER POINT
TÉCNICA LAVAGEM DAS MÃOS
BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE NA COZINHA
Cuidado com a GRIPE!.

Se estiver com sintomas de gripe procure um médico e FIQUE EM CASA
Técnicas Assépticas 1.Introdução A existência de microrganismos no ambiente Justifica a aplicação de técnicas que produzem O seu número e proporcionam.
Higienização das mãos de Profissionais de Saúde
Curso de Odontologia - turma 202A03
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Capacitando Novos educadores
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
GRIPE = INFLUENZA.
BEM VINDOS À PÁGINA DO SOE! Profª Olívia e Profª Sandra Pavan
Higienização das mãos com ÁLCOOL GEL
Gripe Suína Influenza A (H1N1)..
PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS POP’s
MANIPULADOR DE ALIMENTOS
MICROBIOLOGIA E HIGIENE NO REFEITÓRIO
Saúde do Manipulador de Alimentos
Montagem do Serviço de Fisioterapia
Controle de Infec ç ão nas Institui ç ões de Sa ú de. Higienização d as mãos Indicação para o uso de luvas de procedimento e estéreis Profa. Dra Lívia.
INFLUENZA A (H1N1) GRIPE SUÍNA.
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR
INFLUENZA A (H1 N1)‏ HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. INFLUENZA A (H1 N1) HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
Profª.Ms. Alexander de Quadros
HIGIENE PESSOAL DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA
CURSO SOBRE HIGIENE PESSOAL
Higiene das mãos. O modo mais frequente de transmissão de infecções é por contacto directo entre as pessoas, através de equipamentos e materiais contaminados.
Transcrição da apresentação:

Higienização das mãos

Você sabe a importância de lavar suas mãos? A lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por toda equipe, sempre ao iniciar e ao término de uma tarefa. Lavar as mãos corretamente, além de prevenir uma série de doenças transmissíveis é considerado o princípio básico da higiene pessoal.

Quando devemos lavar as mãos? Ao chegar na escola Após tocar seus cabelos, rosto ou roupas Após mexer com lixo Antes e após utilizar o banheiro Após coçar ou assoar nariz, cobrir a boca para espirrar, manusear dinheiro. Antes de comer, beber, manusear alimentos e fumar.

Por que as pessoas não lavam as mãos?* Alguns motivos apresentados para não lavarem a mão na frequência desejada:  muito ocupado  as mãos se ressecam  as mãos não parecem sujas  as pias não estão proxímas  falta papel toalha  leva muito tempo PITTET, 2000*

COMO LAVAR AS MÃOS 1. Retirar anéis, pulseiras e relógio. 2.  Abrir a torneira e molhar as mãos sem encostar na pia. 3. O sabão deve ser, de preferência, líquido e hipoalergênico. 4. Use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos.

4.  Ensaboar as mãos friccionando-as. 5.  Friccionar a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar, extremidades dos dedos e punhos (5 movimentos em cada região). 7.  Enxaguar as mãos e punhos em água corrente abundante, retirando totalmente o resíduo do sabão. 8.  Enxugar as mãos com papel toalha. 9.  Fechar a torneira utilizando o papel toalha.

FRICÇÃO ANTI-SÉPTICA DAS MÃOS (COM PREPARAÇÕES ALCOÓLICAS) Preparação alcoólica para as mãos: Preparação contendo álcool, preferencialmente a 70%, sob a forma gel ou solução, com emolientes, destinada à aplicação nas mãos para reduzir o número de microrganismos viáveis. Finalidade Reduzir a carga microbiana das mãos (não há remoção de sujidades). A utilização de gel alcoólico a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas. Duração do Procedimento: 20 a 30 segundos.

Processo de diluição de soluções de álcool: Se o álcool adquirido tiver concentração igual a 96%, o cálculo para diluição deverá ser feito da seguinte forma: (concen. desejada %) X (vol. desejado ml) = volume de solução pura ml concen. álcool na solução pura % Exemplo: Concentração desejada = 70% Volume desejado = 1litros (1000 ml) Concentração de álcool na solução pura = 96% 70% X 1000 ml = 729,16 96% Assim: O volume de álcool puro a ser utilizado será de 729,16 ml, completando-se o volume com água destilada até atingir 1000 ml, isto é, acrescentar 270,83 ml de água.

IMPORTANTE • Para evitar ressecamento e dermatites, não higienize as mãos com água e sabão imediatamente antes ou depois de usar uma preparação alcoólica. • Depois de higienizar as mãos com preparação alcoólica, deixe que elas sequem completamente (sem utilização de papel-toalha).

CONSIDERAÇÕES FINAIS As legislações citadas nesta publicação podem ser encontradas no endereço eletrônico: http://www.anvisa.gov.br/legis/index.htm A bibliografia e a versão digital deste material encontram-se disponíveis no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br) / Áreas de Atuação / Serviços de Saúde / Publicações / Higienização das mãos em serviços de saúde.

Comitê de Prevenção da Gripe Influenza A (H1N1) MUITO OBRIGADO E BOA SAÚDE Comitê de Prevenção da Gripe Influenza A (H1N1) Ana Elisa Artico - anaelisa.cps@gmail.com André Müller - bioandre2002@yahoo.com.br Elaine Piccino - elainepiccino@uol.com.br Joyce Bartelega - jjbatelega@uol.com.br Ívia Previtali - iviaprevitali@hotmail.com Regina Helena R. Pinto – reginahelenarizzi@hotmail.com