Coordenadores Prof. Dr. Rodrigo Cutri rodrigo.cutri@fsa.br Prof. Me. Mário Garcia Jr. mario.garcia@fsa.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
Sistemas de Informações Gerenciais
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS EM PROJETOS
O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto
Gerenciamento do escopo do projeto
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento.
PERSPECTIVA CONCEITUAL
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
Reinvestimento do IRPJ
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO
Gerenciamento da Prevenção à Fraude em Seguros
UMEC GESTÃO FINANCEIRA.
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Questionário de Avaliação Institucional
2013. O principal objetivo do DESTAQUE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 2013 é dar visibilidade e destaque às ações de eficiência energética promovida pelas ESCOs.
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Provas de Concursos Anteriores
Soluções em Automação para Produção de Concreto
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Soluções Avançadas em Gerenciamento de Energia
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Adilson CASELLI de Moraes
Como comprar o e-CPF Serasa Experian
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Principais Tecnologias – NF-e
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Departamento de Material e Serviços Auxiliares
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Prestação de Contas de Viagens
Impactos Ambientais – Edificações - USA
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
CICLO COMBINADO DE GASEIFICAÇÃO INTEGRADA IGCC Prof. Dr
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Resposta penhora Online
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
1- Acessar o site: 2- Realizar o cadastro.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
 - PSF Grupo: abc, agsj, fcac.
Sistema de Informações de Beneficiários
Rodrigo Aguiar Diretor Financeiro Novembro de 2012
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
1.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Matemática Financeira
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
Introdução a Engenharia de Alimentos
Rio Verde - Goiás - Brasil
01/13 APRESENTAÇÃO.
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Comunicação com controle e baixo custo. Atualizada em 01/11/2009.
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
GeoPB Envio de Informações de Obras Públicas
Na página inicial do nosso site, é possível visualizar todos os produtos, suas coberturas, benefícios e assistências, além de:
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Profª. Patrícia Barreto
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
Motivação Projeto Esplanada Sustentável (PES), que tem por objetivo principal a promoção da sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração.
CHAMADA PÚBLICA ANEEL.
Transcrição da apresentação:

Coordenadores Prof. Dr. Rodrigo Cutri rodrigo.cutri@fsa.br Prof. Me. Mário Garcia Jr. mario.garcia@fsa.br

Índice Benefícios do programa de qualificação Premissas Metodologia

Benefícios do programa de qualificação desenvolvimento de profissionais melhor qualificados; reforço da posição de mercado das ESCOs; apoio aos procedimentos de seleção de ESCOs pelo mercado; apoio aos programas de incentivos à promoção da eficiência energética; aumento da confiança e do crescimento do setor;

analise documental confidencial; Objeto Análise da capacidade técnica das ESCOs em suas diferentes especialidades. Premissas analise por especialista do MBA em Gestão de Energia que não são afiliados com a ESCO analisada em particular;  analise documental confidencial; Declaração de concordância em participar do processo; A divulgação da obtenção da certificação é publica e será veiculada no site institucional em área específica para este fim.

Premissas O certificado não significa que Fundação Santo André certifica quer expressa ou implicitamente que, de fato, haverá a percepção de economias por outros clientes da ESCO. Apenas reflete a situação de capacidade atingida pela ESCO até o presente momento num determinado nível de capacidade técnica.

A qualificação visa ser um facilitador para a tomada de decisão do contratante dos serviços de uma ESCO. Em nenhum momento pretende-se classificar as ESCOs, para tanto, apresenta de maneira criteriosa as qualidades técnicas da ESCO. Em nenhum momento está qualificação deve ser entendida como único fator determinante para a escolha e contratação da ESCO.

Da PARTICIPAÇÃO ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO A ABESCO ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO A FSA PELA ABESCO ANALISE DE CONFORMIDADE Estando a documentação completa o prazo de análise médio será de 30/45 dias. 4. EMISSAO DE CERTIFICADO – ENVIO DE COMUNICADO À ABESCO Não haverá reembolso de solicitações efetuadas nem a devolução da documentação enviada, devendo assim a ESCO enviar a documentação original ou autenticada. ESCOs cujos pedidos não sejam aprovados, serão notificadas, sendo-lhes concedida nova oportunidade de apresentar documentação complementar em prazo compatível a ser determinado pela FSA. Em não se observando os prazos ou na ausência de informações o processo de qualificação será considerado extinto devendo a ESCO incorrer em nova abertura de processo.

Validade da Qualificação Âmbito da Qualificação A qualificação ser dará no respectivo âmbito de trabalho de cada ESCO, avaliando-se sua experiência, capacidade e os registros da empresa. Validade da Qualificação A certificação terá abrangência nacional e será válida por um período de 03 (três) anos. A reavaliação ou avaliação de novas especialidades visando uma maior qualificação será caracterizada como novo processo.

FORMULÁRIOS (Na impossibilidade do envio do original serão aceitas cópias autenticadas, sendo que nenhuma documentação será devolvida)   A - QUADRO DE PERFIL DE CAPACIDADE E EXPERIÊNCIA Neste formulário a ESCO indica as capacidades técnicas que já realizou (para cada capacidade técnica indicada deve ser preenchido um formulário C correspondente). Não é necessário anexar nenhum documento

FORMULÁRIO A - Quadro de Perfil de Capacidade e Experiência ESPECIALIDADES ANALISADAS – ESTABELECIMENTO DE UNIDADES PADRONIZADAS PARA COMPARATIVO ELÉTRICA TÉRMICA ÁGUA EDIFICAÇÕES ANÁLISE E GESTÃO

Quantitativo do maior projeto executado   MARCAR COM X CÓD. CAPACIDADE TÉCNICA DIAGNÓSTICO PROJETO IMPLEMENTAÇÃO Quantitativo do maior projeto executado (unidade) 01 Sistema de iluminação kW 02 Correção de Fator de Potência kVAr 03 Controlador de demanda 04 Gerenciamento de Demanda 05 Motores Elétricos (Retrofit) 06 Medições e análise da qualidade de energia Grandezas medidas 07 Análise tarifaria Capacidade instalada analisada (kVA) 08 Ar Condicionado Central Tonelada refrigeração 09 Ar Condicionado de Janela BTU 10 Gerenciamento de Energia Sistema gerenciado (kVA)

Inversores de frequência kW 16 Controlador de Volume de Ar 17 11 Chillers   Quilocaloria por hora 12 Vapor Quilograma por hora 13 Bombas (retrofit) kw 14 Recuperação de Vapor m3/h 15 Inversores de frequência kW 16 Controlador de Volume de Ar 17 Água quente consumo LITROS/DIA 18 Termografia Sensibilidade térmica mK 19 Fornos e Estufas (retrofit) Temperatura de operação 20 Co-geração Capacidade da central de co-geração 21 Refrigeração 22 Gas/Oleo (retrofit) Capacidade nominal do tanque m3 23 Vapor de água quente 24 Caldeiras 25 Conservação da Água Consumo final litros/usuário/dia 26 Geração na Ponta Demanda Retirada da Ponta (RDP) 27 Transformadores (retrofit) kVA

Arquitetura sustentável Edificações certificadas (LEED, AQUA, PROCEL) 28 Arquitetura sustentável Edificações certificadas (LEED, AQUA, PROCEL) 29 Análise econômica Análise das ferramentas de engenharia econômica 30 Tubulações - 31 Pesquisa de vazamentos na rede subterranean Qtd de medições realizadas num único serviço 32 Pesquisa de vazamentos nos reservatórios elevado e subterrâneo Capacidade do reservatório m3 33 Pesquisa de vazamentos em pontos de consumo, tais como, bacias, pias, torneiras, chuveiros, torres de resfriamento e rede hidráulica interna 34 Estudo de efluentes, sistema de reciclagem de água e usos diversos de água não potável Água não potável/água potável 35 Gestão de Resíduos Sólidos Total de resíduos geridos 36 Estudos de setorização e modelagem hidráulica Total de água da rede 37 Otimização da receita através da redução da inadimplência e fraudes Número de postes 38 Elevadores, esteiras e escadas rolantes kW 39 Ultrasonografia  

Sistema gerenciado (kVA) 40 Automação   41 Gerenciamento Automatizado de Energia Sistema gerenciado (kVA) 42 Ar comprimido m3 43 Diagnóstico para obtenção de NR-10 44 Levantamento de cargas e elaboração de laudo técnico para crédito de ICMS (faturas de energia)

B – DADOS DA EMPRESA Neste formulário a ESCO indica o responsável pelas informações e fornece informações sobre dados cadastrais da empresa. Anexar: • Comprovação por meio de registro no CREA, dos responsáveis técnicos da empresa. • Certificação e currículo dos profissionais envolvidos bem como suas respectivas funções dentro do serviço executado. • Cópia autenticada do maior contrato celebrado entre a ESCO e determinado cliente onde conste a caracterização da obra/serviço. Deve vir acompanhada da respectiva carta de referência do contrato realizado. Sendo avaliados apenas aqueles que não contenham índice insatisfatório. • Contrato social; • CNPJ; • Declaração de concordância com o código de ética constante no estatuto da ABESCO; • Declaração de Concordância com o programa de qualificação de ESCOs – QUALIESCOS;

Responsável Técnico (área da Engenharia) Registro CREA Número de ARTs FORMULÁRIO B – DADOS DA EMPRESA *Caso a pessoa de contato não seja o proprietário indicado no contrato social, deverá acompanhar carta assinada pelo proprietário com reconhecimento de assinatura em cartório indicando o representante junto ao processo de qualificação. Razão Social CNPJ Endereço Sede (Rua , Cep, Cidade) Telefone/Fax Representante junto ao Processo de Qualificação* E-mail Site Tempo de existência da empresa (anos) Responsável Técnico Formação (área da Engenharia) Registro CREA Número de ARTs

C – DADOS ESPECÍFICOS DA CAPACIDADE TÉCNICA Para cada capacidade técnica indicada no formulário A deve ser preenchido um formulário C correspondente com a referência à documentação comprobatória: • CAT - CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO DE OBRA/SERVIÇO pelo CREA, que comprove experiência direta da empresa e do responsável técnico na execução de serviço executado na área de eficiência energética; ou, Cartas de referência e respectivas ARTs; Contrato autenticado, com respectiva Carta de referência e Nota Fiscal;

PARA CADA ITEM DO QUADRO DE ESPECIALIDADES FORMULÁRIO C – DADOS ESPECÍFICOS DA CAPACIDADE TÉCNICA PARA CADA ITEM DO QUADRO DE ESPECIALIDADES CAPACIDADE TÉCNICA A SER ANALISADA (CÓDIGO) Número de Serviços executados Quantitativo do maior projeto (valor) Unidade (unidade ver critérios) ART/Contrato correspondente (nome do contratante/número da ART/data) Lista das ARTs/Contratos correspondentes (deve ter carta de referência) ART/Contrato Data Indicador de satisfação (nome do contratante) (data) (satisfeito/insatisfeito)

Os documentos enviados devem permitir claramente identificar a capacidade técnica que se deseja atestar. O quantitativo do maior projeto deve estar indicado.   Em não havendo informações que permitam identificar a capacidade técnica e o quantitativo do projeto podem ser enviados relatórios ou diagnósticos da obra que efetivamente tenham sido aceitos pelo cliente e que permitam tal identificação. Informações incompletas não serão consideradas.

As carta de referência devem ser emitidas em papel timbrado da empresa, assinado por pessoa autorizada pelo cliente onde ocorreu o serviço com as seguintes informações: - escopo do projeto contratado; - valor contratado da obra/serviço (R$); - nível de satisfação com os serviços prestados; - nome, telefone e e-mail de contato;

FORMULÁRIO A - Quadro de Perfil de Capacidade e Experiência MARCAR COM X CÓD. CAPACIDADE TÉCNICA DIAGNÓSTICO PROJETO IMPLEMENTAÇÃO Quantitativo do maior projeto executado (unidade) 01 Sistema de iluminação x 200 kW

EXEMPLO FORMULÁRIO B – DADOS DA EMPRESA Razão Social CNPJ XYX ESCO ENERGY CNPJ 23.232.343/0001-44 Endereço Sede (Rua , Cep, Cidade) Rua Energia, 50 – 09640 – SP Telefone/Fax (11) 4979.3379 Representante junto ao Processo de Qualificação* Roberto Macedo E-mail xyx@uol.com.br Site www.xyx.com.br Tempo de existência da empresa (anos) 4 *Autorizado pelo proprietário da empresa conforme carta anexa assinada pelo proprietário com reconhecimento de assinatura em cartório Responsável Técnico Formação (área da Engenharia) Registro CREA Número de ARTs José Pedro Eng. Elétrica 5061499432 10 Ricardo Paulo Eng. Mecãnico 3456782134 5

FORMULÁRIO C – DADOS ESPECÍFICOS DA CAPACIDADE TÉCNICA CAPACIDADE TÉCNICA A SER ANALISADA (CÓDIGO) 01 Número de Serviços executados 05 Quantitativo do maior projeto 1000 Unidade kW ART correspondente PQR IND. ALIMENTICIA LTDA – JUN/2007 – 1232 Lista das ARTs correspondentes ART/Contrato Data Indicador de satisfação (nome do contratante) (satisfeito/insatisfeito) 1232 Jan/2007 Satisfeito 1255 Mar/2007 1455 Jun/2007 Empresa XY Out/2007 2367 Mai/2008 Insatisfeito

EXEMPLO DO CERTIFICADO Certificamos que a ESCO XYX ESCO ENERGY participou do Programa de Qualificação de ESCOs promovido pela Fundação Santo André demonstrando capacidade técnica nas especialidades abaixo: CÓD. CAPACIDADE TÉCNICA DIAGNÓSTICO PROJETO IMPLEMENTAÇÃO Quantitativo do maior projeto executado Número de Serviços Executados 01 Sistema de iluminação X 200 kW 4 Santo André, xx de xxxxxxxxxxxxx de 20xx. Este certificado não significa que Fundação Santo André certifica quer expressa ou implicitamente que, de fato, haverá a percepção de economias por outros clientes da ESCO. Apenas reflete a situação de capacidade atingida pela ESCO até o presente momento num determinado nível de capacidade técnica. A Fundação Santo André não terá nenhuma responsabilidade por quaisquer custos, perdas ou danos que possam surgir a partir da interpretação e preparação feita pelo requerente, incluindo as informações contidas nele, ou omitidas dos documentos apresentados. Esta qualificação visa ser um facilitador para a tomada de decisão do contratante dos serviços de uma ESCO. Em nenhum momento pretende-se classificar as ESCOs, para tanto, são apresentadas de maneira criteriosa as qualidades técnicas da ESCO. Em nenhum momento está qualificação deve ser entendida como único fator determinante para a escolha e contratação da ESCO.

Coordenadores Prof. Dr. Rodrigo Cutri rodrigo.cutri@fsa.br Mais informações Coordenadores Prof. Dr. Rodrigo Cutri rodrigo.cutri@fsa.br (11) 9673.0503 Prof. Me. Mário Garcia Jr. mario.garcia@fsa.br

FORMULÁRIO A - Quadro de Perfil de Capacidade e Experiência INCLUSÃO DE NOVOS ITENS 45 Projetos educacionais e elaboração de manuais técnicos R$ (valor do contrato) 46 PEE junto à Concessionárias 47 Serviços de Fiscalização e Avaliação de PEE junto à Concessionárias 48 M&V conforme PIMVP – Protocolo Internacional para medição e verificação de performance 49 Energia Solar (aquecimento) 50 Energias renováveis (solar, eólica, PCH, biogás, biomassa)