A questão das drogas Aula FGV Julita Lemgruber 30 de agosto de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patentes, Inovação e Indústria Nacional Newton Lima
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
IDH Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização.
Os Fatos sobre o tabaco.
CAPÍTULO 5 ALUNO SÔNIA MARÍLIA MATSUDA LESSA
Epidemiologia das Dependências Químicas
SEMINÁRIO LIDANDO E PREVENINDO COM A DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA EMPRESA
XIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria
III Seminário Internacional de Justiça Terapêutica Capacitação em Justiça Terapêutica Justiça Terapêutica: um programa judicial de redução do dano social.
O voto: exercício de cidadania
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Livramento condicional arts. 83 a 90
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Julho/2013
Aids no Brasil 1980 – 2007 Novembro, 2007
Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello.
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Álcool.
TEMA 01: O QUE É DIREITO PENAL?
SUICÍDIO.
CONTRIBUIÇÃO DOS GOVERNOS ESTADUAIS À PROPOSTA DA
Pensando o Encarceramento Feminino: Desafios e Perspectivas
Modernização tardia António Pedro Dores Ouro Preto, Agosto 2009.
DROGAS E LEI ANTI- FUMO LEI Nº , DE 23 DE AGOSTO DE 2006.
Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor à luz da Lei 11
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Pesquisa de Clima Organizacional
A ameaça do Crime Organizado à Segurança Pública no Brasil Fórum Centro de Liderança Política Junho de 2010 Leandro Piquet Carneiro Instituto de Relações.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
O HIV/SIDA em Moçambique Maputo, Março de PNC ITS/HIV/SIDA - MISAU
PACOTE ANTI-VIOLÊNCIA PACOTE ANTI-VIOLÊNCIA. Fonte: DataSenado – mar/abr 2007 Senador Valter Pereira – PMDB – MS. Senador Valter Pereira – PMDB – MS.
República Federativa do Brasil Secretário Nacional Antidrogas
1. Drogas Mais Presentes 2. Análise de Leitos Públicos 3. Análise por Faixa Etária 4. Análise de Reincidência 5. Auxílio a Entidades Comunitárias 6. Auxílio.
Estrutura e Dinâmica Social
JUSTIÇA CRIMINAL Set/2010.
Drogas devem ser Legalizadas?
Finanças Públicas BNDES Provas ( 2009 e 2011)
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
Campinas Índice Drogas Mais Presentes Análise de Leitos Públicos
PROF. MS. ADM. GERALDO MAGELA DA SILVA
1. Drogas Mais Presentes 2. Análise de Leitos Públicos 3. Análise por Faixa Etária 4. Análise de Reincidência 5. Auxílio a Entidades Comunitárias 6. Auxílio.
proposta Veja quem tem razão...
SALÁRIO FAMÍLIA (LB, art. 65/70)
Estudo de Caso: “Operação Cracolândia”
CALCULADORA DE EXECUÇÃO PENAL
EDUCAÇÃO EM PRISÕES IFRO – PROEX 19 de setembro de 2011 EDUCAÇÃO EM PRISÕES IFRO – PROEX 19 de setembro de 2011.
1 7º Encontro Nacional de Professores a leccionar em Estabelecimentos Prisionais Bragança, 12 de Junho de 2011 Glória Jólluskin Universidade.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Dr. TALVANE MARINS DE MORAES
I LEVANTAMENTO NACIONAL
Que políticas e legislações têm sido desenvolvidas por Portugal e pela União Europeia em matéria de consumo e tráfico de drogas leves O contador Almada.
Subsídios para uma nova política de drogas: consumo de crack e saúde pública Escola Nacional de Saúde Pública 25 de maio de 2011 Julita Lemgruber.
EXECUÇÃO DAS PENAS REGIMES DE EXECUÇÃO
SEMINÁRIO DE DIREITO PENAL III DOCENTE: IRACEMA SILVA
Livramento Condicional
Fonte: Ministério da Justiça/DEPEN Apresentação 1) Alteração e inovação legislativa – Lei /06 2) Uso sistemático da prisão provisória.
Lei de Drogas e Critérios Objetivos
VAGAS CONCEDIDAS À SSP EXERCÍCIO QTDE. ANUAL MÉDIA MENSAL * *até 31/05.
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
- CRIME IMPOSSÍVEL (CRIME OCO)
Trabalho e educação: juventude encarcerada
Fórum Sobre Segurança Cidadã Quarta clinica BID Sistema Penitenciário Brasileiro Estatísticas Gerais.
Encontro Nacional de Direitos Humanos Brasília 25 de setembro de 2007 Julita Lemgruber Centro de Estudos de Segurança e Cidadania/Universidade Candido.
Transcrição da apresentação:

A questão das drogas Aula FGV Julita Lemgruber 30 de agosto de 2012

Crescimento da População Carcerária no Brasil Brasil – 1995 a 2011 Total e taxa por 100 mil habitantes

e distribução da população prisional por sexo Número de pessoas presas por sexo nas quatro maiores populações carcerárias do mundo e distribução da população prisional por sexo 2011

Taxas de encarceramento - 100 mil habitantes / homens / mulheres Brasil - 2005 a 2010 e crescimento das respectivas taxas - 2010/2005 Sistema Penitenciário Fonte: DEPEN

Crescimento do número de presos envolvidos com drogas no Sistema Penitenciário Brasileiro (2005 a 2010)

População Carcerária – Geral e condenados por tráfico de drogas Sistema Penitenciário - 2010 Distribuição por sexo (%) Aproximadamente um quinto dos presos são condenados por tráfico de drogas Desses, 14% são mulheres, percentual duas vezes maior que a encontrada no total do sistema (6,3%) As mulheres condenadas por tráfico de drogas representam 50% da população feminina nas penitenciárias brasileiras (2010) Fonte: DEPEN

Prof. Luciana Boiteux Faculdade Nacional de Direito/UFRJ Condenados por tráfico de drogas no RJ Período pesquisado - out/06 a mai/08 66,4% primários 91,9% presos em flagrante 60,8% presos sozinhos 65,4% respondem somente por tráfico (sem associação ou quadrilha) 15,8% concurso com associação 14,1% concurso com posse de arma

Concessão de progressão de regime e liberdade condicional para crimes hediondos, tortura e tráfico ilícito de drogas: Progressão de regime para primários: 2/5 da pena, ao invés de 1/6 Progressão de regime para reincidentes: 3/5 da pena, Liberdade condicional para primários: + de 2/3 , ao invés de + de 1/3 Liberdade condicional para reincidentes: não há

Lei nº 11.343 de 23/08/2006 Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas(articulando prevenção e repressão) Despenaliza o uso Faltam critérios objetivos para definir o usuário: Art. 28, parágrafo 2º: “Para determinar se a droga destina-se a consumo pessoal, o juiz atenderá à natureza e à quantidade de substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstân - cias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente”

Situação nos Estados Unidos Anualmente os Estados Unidos gastam mais de 50 bilhões de dólares em sua Guerra às Drogas Após 40 anos de Guerra às Drogas : drogas mais baratas, mais puras e mais acessíveis   Número de pessoas presas em 2009 nos Estados Unidos por crimes não-violentos relacionados a drogas: 1.663.582    2/3 dos presos que respondem por crimes relacionados a drogas são negros ou hispânicos, embora se saiba que esses grupos consomem e vendem drogas na mesma proporção que brancos   Número de estados que permitem o uso medicinal da maconha: 15 mais o Distrito de Columbia, onde fica a capital do país

O uso de drogas é questão de saúde pública. Juiz Robert Sweet – Juiz federal em Nova Iorque O Globo – 25/01/2009 O uso de drogas é questão de saúde pública. Substâncias que alteram o comportamento da mente fazem parte da vida moderna e todas devem ser controladas como o álcool. A abordagem punitiva é um método mais fácil – varre-se o problema para debaixo do tapete. A guerra às drogas vem custando bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos e é um fracasso do ponto de vista do custo-benefício. Os cidadãos devem ter direito a tomar decisões em suas vidas privadas desde que não causem dano a outros. O usuário de drogas que provocar danos a outros deve sofrer sanções criminais.

Caso de Portugal Exemplo bem sucedido de descriminalização do uso de todas as drogas (2001) Mudança de enfoque: questão de saúde pública Pesquisas já indicam redução nas taxas de crimes violentos, de dependência química e de transmissão de doenças Houve pequeno aumento do uso entre adultos, mas caiu o consumo entre jovens É permitido que se portem drogas para até 10 dias de consumo O país não se transformou em local de destinação turística para quem quer consumir drogas

Colombia 24 de agosto de 2011: Suprema Corte decide que portar pequenas doses de drogas não é crime e que punir a posse viola o livre desenvolvimento da personalidade, anulando direitos fundamentais. Ficam estabelecidas quantidades para consumo próprio: 20 gramas de maconha e 1 grama de cocaína. Uma nova abordagem é preciso. Se isto significa legalizar, eu não sou contra. Eu não serei a vanguarda do movimento porque serei crucificado. Mas participarei das discussões porque nós somos o país que mais sofreu historicamente com o alto consumo de drogas na Europa e nos Estados Unidos Guardian 11 novembro 2011 Juan Manuel Santos/ Presidente da Colombia