Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM

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Transcrição da apresentação:

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM

Copa em Números - Brasil 12 cidades-sede; 32 seleções; 64 jogos; Mais de 700 jogadores; Mais de 3 milhões de espectadores nos estádios; Mais de 18 milhões de espectadores nas Fan Fests; Mais de 18 mil profissionais de mídia; Mais de 600 mil turistas internacionais no Brasil; Mais de 18 mil voluntários selecionados; Mais de 4 bilhões de telespectadores; Mais de 30 bilhões de telespectadores rotativos.

Copa em Números - Belo Horizonte 12 obras de infraestrutura – Mineirão, 03 projetos para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, 08 projetos de Mobilidade Urbana R$ 2,59 bilhões – recursos federais investidos na capital mineira R$ 1 bilhão investimento do setor hoteleiro na RMBH 53 novos hotéis 36 mil novos postos de serviço Aumento de 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado R$ 2,46 bilhões devem ser injetados na economia da capital com os negócios gerados pelo evento

Turistas em 2010 Perfil dos Turistas – Copa do Mundo 2010 – África do Sul Resumo da Pesquisa Masculino 83% Solteiro 60% Ensino Superior 54% 25 a 40 anos 70% Gasto médio com a viagem R$ 11.412,50 Fizeram turismo adicional* *Quem faz turismo adicional permanece em média, 03 dias a mais no país, visitando 03 a 04 cidades. Fonte: Pesquisa realizada pela FGV durante a Copa do Mundo de 2010

Turistas em 2010 Copa do Mundo 2010 – África do Sul 55% aumento nos gastos com cartões de crédito 7,4% expansão das vendas no varejo, comparados com o mesmo período do ano anterior 10,4% crescimento da indústria de Alimentos e Bebidas 20,5% crescimento das vendas nos bares Fonte: à Grant Thornton International Ltd

Turistas para 2014 Perfil dos Turistas – Copa do Mundo 2014 – Brasil Projeção de Número de Turistas para todo o Brasil Turistas Estrangeiros 600.000 Turistas Brasileiros 3.000.000 Projeção de Número de Turistas para Belo Horizonte Cidade Estrangeiros Brasileiros Belo Horizonte 196.768 430.560 Em 01 mês, Minas Gerais receberá a quantidade de turistas internacionais que recebe em 04 anos. Fonte: Pesquisa do Mtur

Impactos Consolidados Impactos consolidados da Copa do Mundo 2014 a) Gastos no Brasil relacionados à Copa R$ 29,60 bilhões b) Impacto sobre a produção nacional de bens e serviços R$ 112,79 bilhões c) Impacto sobre a renda (gerada pelo item a) R$ 63,48 bilhões d) Impacto sobre o emprego (ocupações-ano geradas pelo item a) 3,63 milhões e) Impacto sobre a arrecadação tributária R$ 18,13 bilhões Fonte: Brasil sustentável: Impactos Socioeconômicos da Copa do Mundo 2014 –Ernst & Young

Impactos Consolidados Setores mais beneficiados (Atividades econômicas com maior aumento na produção) Construção Civil Alimentos e Bebidas Serviços prestados à empresas Eletricidade gás, água, esgoto e limpeza urbana Serviços de Informação Turismo e Hotelaria Fonte: Brasil sustentável: Impactos Socioeconômicos da Copa do Mundo 2014 –Ernst & Young

setorial em função da Copa Impactos da Copa em 11 diferentes setores da economia Setor Ano – base do PIB 2010 PIB Total por setor (R$ milhões) Crescimento PIB setorial em função da Copa Impacto Total Direto + Indireto Têxtil 18.604,99 3,12% 580,47 Peças e acessórios para veículos automotores 23.416,56 2% 469,23 Eletrodomésticos 4.193,70 10,24% 429,40 Máquinas, aparelhos e materiais elétricos 15.922,79 2,41% 384,20 Máquinas e equipamentos, inclusive manutenção e reparos 31.675,18 0,84% 267,64 Produtos de madeira – inclusive móveis 11.182,77 2,32% 259,97 Artefatos de couro e calçados 9.305,75 2,61% 242,70 Aparelhos/instrumentos médico-hospitalares, medidas e ópticos 9.641,35 1,36% 131,44 Outros equipamentos de transporte 9.494,36 0,86% 81,92 Caminhões e ônibus 3.331,29 1,43% 47,62 Máquinas para escritório e equipamentos de informática 3.380,72 0,12% 3,95

Despesas com consumo de visitantes Oportunidades Turismo e Hotelaria Estima-se que o fluxo turístico induzido direta e indiretamente pela Copa do Mundo seria responsável por receitas adicionais de até R$5,94 bilhões para as empresas brasileiras 79% expectativa de crescimento no fluxo turístico para o Brasil em 2014, com impactos, possivelmente, até superiores nos anos subseqüentes Despesas com consumo de visitantes R$ milhões * Serviços médicos, jurídicos, etc Fonte: Brasil sustentável: Impactos Socioeconômicos da Copa do Mundo 2014 –Ernst & Young

Oportunidades Hotelaria Na África do Sul a média de tarifa dos hotéis aumentou 61%, enquanto a ocupação cresceu em 18% Hotelaria – 66% dos hotéis de BH foram classificados nas categorias econômicas e simples como de conforto inferior e acessibilidade baixa 01 novo quarto de hotel = 04 empregos gerados Operação Urbana de Estímulo e Desenvolvimento da Infraestrutura de Saúde, de Turismo Cultural e de Negócios: 01 Lote 1.000m2 Empreendimento 800 m2 ANTES: 5.000 m2 AGORA:

Oportunidades Serviços 01 em 04 comerciantes do Estado começou a se planejar para a Copa do Mundo de 2014 Trabalhar os diferenciais regionais: A empresa deve oferecer produtos criativos, regionais e diferenciados. O uso do material especial, como fibras naturais e de iconografia regional tem grande potencial Cachaças, doces (delikatessens, lojas especializadas e restaurantes de comidas típicas), artigos artesanais Turismo Regional 14,3 mil empregos diretos ligados diretamente às atividades Pré- Copa (impacto no comércio da cidade)

Oportunidades Vendas Oficiais – Produtos Licenciados A FIFA vai controlar os espaços de vendas de produtos oficiais No site da FIFA está disponível, em inglês, o manual de uso das marcas oficiais da Copa do Mundo do Brasil Empresas interessadas em distribuir e vender produtos licenciados FIFA devem se cadastrar no site: http://www.fifa.com/aboutfifa/organisation/marketing/licensing.html Licenciamento da fabricação e comercialização de produtos oficiais Licenciamento de canais oficiais de distribuição, como a possibilidade de operar quiosques oficiais Kits de produtos oficiais

Marcas FIFA Emblema da FIFA Emblema das Sedes A FIFA detém direitos de Propriedade Intelectual sobre as marcas e os símbolos oficiais dos torneios. Portanto, apenas a FIFA, os seus parceiros comerciais e outros expressamente autorizados pela FIFA tem o direito de usar tais marcas e símbolos, assim como de se associar, a qualquer título, com os torneios. Emblema das Sedes Os emblemas de cada Sede, como o apresentado ao lado, só podem ser utilizados pelo Estado e pela cidade ao qual se referem. * O uso do emblema das Sedes pelos municípios e qualquer entidade a eles relacionada depende de prévia e expressa autorização da Secopa e da FIFA. * A autorização é solicitada via SECOPA ou Comitê da PBH

Marcas FIFA r Relacionamento com a FIFA É preciso observar as regras de utilização do nome oficial do evento e das marcas oficiais. Exemplos de uso não autorizado: Anúncios, propagandas, promoções ou competições não vinculadas à FIFA que usem marcas oficiais, o que inclui emblemas, palavras, títulos de eventos ou slogans, ou se associem de alguma forma à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ * Uso das marcas em mídia, impressa ou digital, com fins comerciais e não informativos.* Impressão de tabelas dos jogos com referência comercial.* Incorporação de termos oficiais em web sites com conteúdo comercial.* r * Exceto para parceiros autorizados FIFA

COPA DAS CONFEDERAÇÕES De 15 de junho à 30 de junho de 2014

COPA DO MUNDO DE 2014 De 12 de junho à 13 de julho de 2014

Obrigada! Mariana Bahia Coordenadora de Marketing e Serviços SECOPA – Minas Gerais mariana.bahia@copa.mg.gov.br (31) 3916-0493