GT 7 -Língua Portuguesa na África.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
A história do idioma português
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
nome:Simone Caroline silva luna n°23
Origem Da Língua Portuguesa
Trabalho de Língua Portuguesa
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
Importância do português numa sociedade globalizada e multicultural
1 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário nas Línguas Portuguesa e Libras Djalma G. Silva Jr Esta apresentação irá envolver algum.
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
Á F R I C A.
Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier.
COPA 2010 ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
Expressões idiomáticas Da Língua Inglesa.
O CASO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA
Portugal na Europa Portugal fica na parte mais ocidental da Europa.
Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe
Descrições, adjetivos, nacionalidade
CBS Confederação Brasileira de Surdos
O Português do Brasil (PB) em contraste com o Português Europeu (PE)
ENGLISH X PORTUGUESE.
História dos Portugueses no Mundo
TRABALHO DE HISTÓRIA África Eterna: África Central, Densidade demográfica e A língua portuguesa na África.
Lusofonia – a CPLP A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, criada em 1996, aspira à integração dos países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde,
A Formação do povo brasileiro.
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
Escuela Superior de Comercio “Prof. Prudencio Cornejo”
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
O que a Conferencia de Berlim ocorrida em 1884 na Alemanha tem a ver com o dia 25 de maio instituído pela ONU em 1972 como o dia da África no mundo? Um.
América.
VI CONGRESSO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA/APLOP LISBOA, 6 e 7 de Dezembro 2012 GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA.
Fatos sobre o idioma: Inglês.
Linguagem verbal.
VARIEDADES DO PORTUGUÊS – AFRICANAS E BRASILEIRA
A conquista da liberdade
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Guerra Colonial Trabalho realizado por: Joana Malcato.
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
Professora: Zenilda Gonçalves Martins
Gramática da língua portuguesa
PAÍSES E NACIONALIDADES CONTINENTES E OCEANOS
A revolução do 25 de Abril de 1974 A revolução do 25 de Abril de 1974: Os motivos  A conjugação de diversos fatores como a debilidade da oposição política,
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
África cultural.
Reforma Ortográfica Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo.
LER E COMUNICAR: EDUCAR PARA A INCLUSÃO MENINOS DO MUNDO
A Implantação da República
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 2010 HISTÓRICO Professora: Márcia Cristiane da Silva Galindo.
LINGUAGEM, LÍNGUA, ESCRITA E ORALIDADE
Formação do Reino de Portugal 1137
Portugal Trabalho de Geografia.
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Escola Básica 2º e 3º Ciclos Manuel de Figueiredo Ano lectivo 2008/09
Encontro Lusófono São Paulo , 31 de maio de 2015.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
A ERA DOS IMPÉRIOS.
Variação Linguística: Dialetos, Registro e Normas Linguística
Urbanização brasileira
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
A origem da língua portuguesa
Estudo da Língua Portuguesa
Geografia do português. «... e esta particularidade ou se faz entre ofícios e tratos, como os cavaleiros que têm uns vocábulos e os lavradores outros,
Formação, prática profissional e cultura de segurança Grupo B.
Língua a c b PORTUGUESA 101.
História da Língua Portuguesa Vocabulário Surgimento Expansão
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
O Falar do Sul.
Transcrição da apresentação:

GT 7 -Língua Portuguesa na África

O que é Língua? Língua é um instrumento de comunicação, um sistema de palavras, expressões e signos vocais específicos usados por um povo, ou por uma nação. É a forma humana e social de comunicar ideias através de um todo organizado de diferenças.

A língua de uma região depende muito da cultura do próprio local, e por isso existem diversos dialetos, além da língua oficial. A língua de cada povo ganha cada vez mais força, à medida que a população cresce e que são criados novos vocábulos.

Sotaque: é uma pronúncia diferente causada pelo regionalismo. Dialeto: é um idioma que não tem relevância literária ou um idioma que não é reconhecido pelo Estado como tal. Idioma: conjunto de línguas e dialetos que compõe uma nação.

Principais diferenças entre a linguagem oral e escrita Na linguagem escrita há sempre uma preocupação com a excelência no conteúdo, já a linguagem oral, não o privilegia tanto. Na linguagem oral, é necessário contato direto entre as partes, já na escrita, as partes estão distantes fisicamente.

Países Africanos que falam a rrrrrrlíngua Portuguesa

O português no mundo Países lusófonos: são os países que falam o português. O português, oitava língua mais falada do planeta, é a língua oficial em oito países e destes seis são africanos. Os países africanos lusófonos são: Angola (10 milhões de habitantes) Moçambique (15,3 milhões) Cabo Verde (346 mil) São Tome e Príncipe (126 mil) Guiné Bissal (1 milhão) Guiné Equatorial (101,2 mil)

Angola Em 1983, 60% dos moradores declararam que o português era sua língua materna. Há também dialetos como o quicongo, o quimbundo, o umbundu, o chocue, o mbundo (ou ovimbundo) e o oxikuanyama.

Moçambique O português é a língua oficial falada por 25% da população, mas apenas 1,2% a consideram como língua materna. A maioria da população fala línguas do grupo banto.

Guiné-Bissau Em 1983, 44% da população falavam crioulos de base portuguesa, 11% falavam o português e o restante, inúmeras línguas africanas. Crioulo: Dialeto próprio de países que depois adotaram outras línguas européias.

Guiné Equatorial A Guiné Equatorial adotou o português como língua oficial em 2007. Houve aparição de crioulos de base portuguesa. Em Ano Bom, uma ilha da Guiné Equatorial, fala-se o ano-bonense, bastante similar ao são-tomense.

Cabo Verde Falam-se crioulos que mesclam o português, arcaico a línguas africanas. Os crioulos dividem-se em dois grandes grupos: os das ilhas de Barlavento, ao norte, e os das ilhas de Sotavento, ao sul.

São Tomé e Príncipe Em São Tomé fala-se o forro e o moncó (línguas locais), além do português. Guarda muitos traços do português arcaico na pronúncia, no léxico e até na construção sintática.

Colonização Portuguesa na África Portugal precisava atravessar a África para chegar até a Índia.Pelo caminho, estabelecia feitorias ao longo do litoral. A partir do século XIX, a Revolução Industrial apresentava-se em pleno desenvolvimento, então fazia-se necessária a exploração cada vez maior de matéria-prima, encontrou-se assim a África como a principal solução estratégica, e iniciou-se a colonização efetiva.

Acordo ortográfico . Um acordo ortográfico serve para uniformizar a língua escrita , as variações lingüísticas podem ser um empecilho par sua consolidação Em 1986 um encontro foi realizado no Rio de Janeiro com os representantes dos países lusófonos para o estabelecimento de um novo acordo ortográfico. Conferência de 2002

Academia Brasileira de Letras Academia das Ciências de Lisboa Em outubro de 1990 , em Lisboa este acordo foi criado , e ficou delegado a criação de um vocabulário comum da língua portuguesa .

Bibliografia e Webgrafia BOLIGIAN, Levon MARTINEZ, Rogério. GARCIA, Vanessa. ALVES, Andressa. GEOGRAFIA ESPAÇO E VIVÊNCIA, São Paulo 2001, 1° edição, editora ATUAL, pág. 116 e 117. http://veja.abril.com.br/idade/educacao/050400/entrevista. www.unisal-lorena.br/.../Texto%20Complementar%20L%EDngua%20e%20Dialeto.doc - Acesso: Em 29 de março de 2010.

www.linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.4.php pt.wikipedia.org/wiki/Língua_portuguesa. Acessos: Em 25 de março de 2010. www.brasilescola.com/História opatifundio.com revistaescola.abril.com.br Acessos: Em 30 de março de 2010.

PHILLIPSON, Olly GUERRA, Antônio José HASENACK, Heinrich SCORTEGAGNA, Adalberto ATLAS GEOGRÁFICO MUNDIAL, Brasília 2004, 1° edição, editora FUNDAMENTO, Pág 70-81. YOUSSEF, Antônio Nicolau ASSIS, Célia BARRETO, Maurício MARTINELLI, Marcelo PALARETI, Otacílio ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR, São Paulo 2008, 1° edição, editora IBEP, pág 68- 74.