AULA 03 COBRE PROF: Elias Junior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1a Verificação Outubro/2010
Advertisements

William Parma e alexandre7ªc
A idade dos Metais.
Professor – LUIZ ROGÉRIO
Alunos: Carlos Henrique;
RECURSOS METÁLICOS NO MUNDO
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini UNICAMP-FEM-DPM
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
Objetivo e metodologia de trabalho
Corrosão - revisão 2011/1.
SOLUÇÕES By ducha.
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
Oxidação e Redução.
Procesamiento de minerales I Desaguamento
ARQUEOLOGIA.
Extração de ouro por cianetação ouro fino/livre
Fundição Prof. Hélio Padilha.
BIOLIXIVIAÇÃO.
MÉTODOS DE COMB. A CORROSÃO
METALURGIA.
ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida
ELETROQUÍMICA.
2° COL – SETOR B AULAS 8 e 9 PÁGINA 198
ELETROQUÍMICA PILHA ELETROQUÍMICA ELETRÓLISE
Discordâncias e Mecanismos de Aumento de Resistência
Aula Complementos de Solda Oxiacetilênica
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Aula 6 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
Extração Reservas de cobre
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
QUÍMICA DESCRITIVA.
Como funciona uma pilha?
Aula 06 A Mineração Quando e Onde.
Exploração de recursos geológicos
SOLUÇÕES
Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina
Soluções.
Prof. Alexandre D. Marquioreto
Eletroquímica: PILHAS Eletrólise
IndustriaQuímica, Mineração e Metalurgia Prof. Virgilio.
O que é corrosão Corrosão é a degradação espontânea, indesejada, de um material exposto a certo meio, por ação química (direta) ou eletroquímica (indireta).
Metais e metalurgia Capítulo 23
Tratamentos Termo-químicos
PROCESSOS DE METALURGIA EXTRATIVA E SIDERURGIA
Revisão - Pilhas.
Aula 5 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
PILHAS Prof. Marcos/Betinha.
Capítulo 23 Metais e metalurgia
Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza Cléderson Vinícios Rosa
Universidade Federal de Itajubá Metais e Metalurgia
Metalurgia Extrativa dos Metais
Recursos Minerais.
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
Alumínio, Alumina e Reciclagem
Fabricação de Aço Carbono
Aço na Construção Civil
Petróleo.
Introdução Planejamento de Mina
Metalurgia Extrativa.
Abrange todos processo químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado.
Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração
Tratamento térmico no latão
Escola Modelo, Construindo o Futuro!
Corrosão Galvânica Corrosão Eletrolítica
Química Geral Profa. Dra. Carla Dalmolin
POTENCIOMETRIA EQUIPE:.
Para proteger estruturas de aço da corrosão, a indústria utiliza uma técnica chamada galvanização. Um metal bastante utilizado nesse processo é o zinco,
BACTÉRIAS QUE LIXIVIAM METAIS
Transcrição da apresentação:

AULA 03 COBRE PROF: Elias Junior TEM AULA 03 COBRE PROF: Elias Junior

Conceito O Cobre é um elemento químico da família dos metais enterrosos, conhecido por sua textura macia (às vezes coberto por uma leve penugem) e sua temperatura elevada.

Cobre (Cu) O Cobre é encontrado na natureza na forma de pequenos anéis, de diâmetros variados (que vão se tornando mais largos conforme o uso).

Descobrimento O Cobre foi descoberto na antigüidade mais antiga, por um hominídeo chamado Mu-Uh-Há-Há-Há.

Antigüidade Recente Na época de Mu-Uh-Há-Há-Há, o Cobre havia se tornado um presente muito popular: uns davam para os outros sem muito critério. Tanta generosidade, ao longo dos séculos, levou à Primeira Crise do Cobre, por volta do Século V a. C. Por isso, o Imperador Romano Jadeianus criou a campanha de conscientização Só dê o Cobre para quem você ama.

Idade Média Baixa Havia grande necessidade de metais para a fabricação de espadas. O metal mais utilizado era o Ferro. Sir Roderick Wideass, confeccionou uma espada toda de Cobre, que durante um duelo que travava, o cavaleiro ficou impressionado com as fagulhas emitidas com o contato entre o Ferro e o Cobre e resolveu dedicar-se ao estudo do assunto.

Idade Média Baixa Wideass descobriu que o Cobre, quando em atrito com o Ferro, produz eletricidade. Foram descobertos os fios de cobre (grande fonte de renda de mendigos atualmente, que os roubam dos postes e vendem) e o Cobre estreito (ou, mais vulgarmente, "apertadinho") tornou-se muito popular.

A Segunda Crise do Cobre Com o avanço da tecnologia e o uso cada vez maior da eletricidade, o Cobre tornou-se um dos metais mais necessários à existência humana. Em 1869, o quimico francês Claude Ducou, produziu acidentalmente o Bromato Oxi-Iodado de Cobalto O BrIOCo caiu no gosto popular e equilibrou o mercado

RESERVAS MINERAIS As reservas mundiais de cobre, medidas e indicadas, atingem atualmente cerca de 607 milhões de t de metal contido Mais de 40% das reservas mundiais estão localizadas no Chile (27%) e nos Estados Unidos (15%), Polônia (6%), Zâmbia (6%), Rússia (5%) e Peru (4%). As reservas brasileiras medidas e indicadas atingiram, em 1995, 11,6 milhões de t de cobre contido, representando 1,9% do total mundial Os países que mais utilizam o Cobre, são a Argentina, a França e a Inglaterra

TECNOLOGIA E PROCESSOS Existem dois processos básicos de produção de cobre primário: O processo pirometalúrgico, E o processo hidrometalúrgico,

processo pirometalúrgico A extração se dá a céu aberto ou em galerias subterrâneas. Com um teor metálico que varia normalmente entre 0,7% e 2,5%, O minério é submetido à britagem, moagem, flotação e secagem, obtendo-se o concentrado cujo teor de cobre contido já alcança 30%.

Processo pirometalúrgico O concentrado é então submetido ao forno flash, de onde sai o mate com teor de 45% a 60%, e este ao forno conversor de onde obtêm-se o blister com 98,5% de cobre. Dependendo da pureza desejável para o cobre, tendo em vista a sua utilização final, o blister pode ser submetido apenas ao refino a fogo, onde se obtém cobre com 99,7% (anodo) ou ser também refinado eletrolíticamente, atingindo um grau de pureza de 99,9% (catodo).

Processo pirometalúrgico No refino eletrolítico, obtêm-se subprodutos como ouro, prata, platina e outros metais, através da lama anódica que se deposita e é retirada por sifão. Ressalte-se que o ritmo de difusão do processo técnico na pirometalurgia de cobre é relativamente lento,

Processo Hidrometalúrgico O processo hidrometalúrgico consiste, em, em lixiviar o minério moído com solventes adequados, sendo o mais utilizado o ácido sulfúrico, obtendo-se soluções ricas. Segue-se a filtragem da solução e a precipitação do metal através de concentração (utilizando-se ferro), de aquecimento ou por eletrólise. No caso da eletrólise, promove-se a eletrodeposição do cobre sob a forma de catodos com 99,9% de pureza a partir das soluções ricas. Trata-se do processo SX-EW

SX-EW O processo SX-EW, ao contrário do processo pirometalúrgico que é utilizado há 6000 anos, foi desenvolvido há apenas cerca de 25 anos. Sua utilização vem crescendo largamente devido às facilidades de aproveitamento de depósitos oxidados de baixo teor, partindo-se diretamente do minério e obtendo-se o catodo com teor 99,9% de cobre, sem necessitar de fundição e refinaria.

FIM