PROGRAMA JOVEM SABER PROGRAMA DE CAPACITAÇÃOÀ DISTÂNCIA E PRESENCIAL, ATRAVÉS DE ESTUDOS DIRIGIDOS, PARA JOVENS TRABALHADORES (AS) RURAIS – associados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Comissão Municipal de Elaboração
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Encostas da Serra Geral
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
Provas de Concursos Anteriores
“La discriminación por etnia o raza”
BRASIL Euzébio Jorge – Presidente CEMJ e Conselheiro do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
PLENÁRIA FINAL.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Ministério da Cultura.
Salas de Matemática.
O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
Fórum de Secretários Executivos
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Rio Mulher.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Centro de Cidadania da Mulher
“Contra a fome e a violência sexista”
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Congresso de Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde no Estado de Minas Gerais.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Prof. ANTÔNIO CARLOS MACHADO DA ROSA
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Educação básica de qualidade para todos
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
ENFOC ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTCO SINDICAL LUGAR DE TRASNFORMAÇÃO POLÍTICA Abril de 2010.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA JOVEM SABER PROGRAMA DE CAPACITAÇÃOÀ DISTÂNCIA E PRESENCIAL, ATRAVÉS DE ESTUDOS DIRIGIDOS, PARA JOVENS TRABALHADORES (AS) RURAIS – associados ou não.  O PROGRAMA É UMA DEMANDA DA JUVENTUDE NO 8˚ CONGRESSO NACIONAL DE TRABALHAORES E TRABALHADORAS RURAIS

PROGRAMA JOVEM SABER OBJETIVO DO PROGRAMA: CAPACITAR JOVENS A PARTIR DE TRÊS EIXOS DE ESTUDO FORMAÇÃO PROFISSIONAL FORMAÇÃO POLÍTICA SINDICAL FORMAÇÃO POLÍTICA PÚBLICA ENFOQUE DOS TEMAS: Desenvolvimento rural sustentável, educação, agroecologia, organização da produção, cooperativismo, histórico do movimento sindical, planejamento, gênero, organização, gestão sindical, metodologias de trabalho em comunidade, etc.

PROGRAMA JOVEM SABER COMO PARTICIPAR: Os (as) jovens que desejarem participar devem formar Grupo de Estudo por STTR; Cada STTR poderá ter mais de um Grupo de Estudo; A capacitação será feita a partir de Módulos de Estudos; O grupo só passará de um módulo par o outro mediante a realização de uma tarefa de estudo (que deverá ser realizada em 45 dias e enviada para o e-mail: jovemsaber@contag.org.br); Assim que a CONTAG receber a tarefa, remeterá ao grupo a próxima cartilha;

COMO O GRUPO DE ESTUDO TERÁ ACESSO A CARTILHA E A TAREFA: PROGRAMA JOVEM SABER COMO O GRUPO DE ESTUDO TERÁ ACESSO A CARTILHA E A TAREFA: O grupo de estudo deverá acessar pela internet a página da FETAESC – www.fetaesc.org.br (entrar em: Programas e Projetos – Jovem Saber – Programa) ou ainda pelo site da CONTAG – www.contag.org.br ; Após realizada as inscrições no programa o grupo receberá uma senha de acesso para acessar as cartilhas e as tarefas.

PROGRAMA JOVEM SABER CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA: Poderão participar jovens sócios (as), ou não do STR, com idade entre 16 a 32 anos; Os grupos de estudo devem ter no mínimo 5 jovens e no máximo 10. INSCRIÇÕES: Poderão ser realizadas em qualquer período do ano; Poderão ser feitas gratuitamente por carta, fax ((61) 2102-2299 ou e-mail (jovemsaber@contag.org.br); Não é obrigatório que seja feita na ficha existente no site da CONTAG, porém é imprescindível que contenha todos os dados solicitados na mesma.

PROGRAMA JOVEM SABER OUTRAS INFORMAÇÕES: Após a conclusão dos 6 módulos do curso os integrantes dos grupos de estudo receberão da CONTAG um certificado de participação; A inscrição e as cartilhas não terão custos; Como sugestão: os grupos de estudo poderão ser mistos (de preferência) com a participação igualitária de homens e mulheres, porém serão aceitos grupos só de homens ou só de mulheres.

PROGRAMA JOVEM SABER 1º MÓDULO: - O Neoliberalismo e o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. - O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, suas frentes de luta e seus instrumentos de apoio. - Mecanismos de efetivação da Cidadania.

PROGRAMA JOVEM SABER 2º MÓDULO: Desafios e perspectivas da Juventude Rural.Juventude e Reforma Agrária. Juventude e Agricultura Familiar. A Unidade Produtiva Agrícola Familiar. Programa 1º Crédito para a Juventude Rural – Uma Experiência da Comissão Estadual de Jovens da Fetag – RS.

PROGRAMA JOVEM SABER 3º MÓDULO: A Organização dos Agricultores e Agricultoras Familiares. Agregação de Valor.Potencial econômico e organizativo dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. O 9º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Organização da Produção. A organização de pessoas jurídicas no novo Código Civil e as Relações de trabalho na Legislação Brasileira.

PROGRAMA JOVEM SABER 4º MÓDULO: Introdução e Organização e Gestão Sindical. Deliberações do 9º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sobre Organização e Gestão Sindical. Instrumentos de Organização e Gestão Sindical. A Organização da Juventude no MSTTR.

PROGRAMA JOVEM SABER 5º MÓDULO: Nossas Memórias. A Educação Nacional e as Diretrizes Operacionais. A Escola do Campo e o Projeto de Desenvolvimento Sustentável. Elementos Fundamentais nas Diretrizes Operacionais para a Educação básica das Escolas do Campo. Educação do Campo: bases para uma reflexão. De que Meio Rural estamos falando. Deliberações do 9º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sobre a Educação do Campo. Metodologia participativa de Trabalho em grupo.

PROGRAMA JOVEM SABER 6º MÓDULO: O que é saúde? Em busca dos seus direitos. O SUS. A gestão da saúde. Saúde com recorte em Gênero, Raça e Etnia, Geração e pessoas com deficiência. Exercitando a participação e o Controle Social.

PROGRAMA JOVEM SABER 6º MÓDULO: DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS: - Juventude e direitos sexuais e reprodutivos. - Sexualidade. - Anatomia e fisiologia dos órgãos sexuais de homens e mulheres. - As doenças sexualmente transmissíveis – DST.Drogas e violência.

PROGRAMA JOVEM SABER 6º MÓDULO: DELIBERAÇÕES DO 9º CONGRESSO DA CONTAG PARA A SAÚDE: - Propostas da Comissão temática de saúde. - Propostas da Comissão de Juventude para o tema “Saúde e Violência”. - Projeto de “Gênero, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos”. Uma experiência empreendida pela Coordenação da Comissão Nacional de Mulheres da CONTAG.

PROGRAMA JOVEM SABER 2004, 2005 E 2006 - 247 JOVENS Nº MUNICÍPIOS GRUPOS Nº DE JOVENS 1 AGUAS MORNAS TRABALHADORES DO AMANHA 5 2 ANITAPOLIS VIVENDO E APRENDENDO 3 ANTONIO CARLOS JUVENTUDE RURAL DE ANTONIO CARLOS 6 4 ARROIO TRINTA FORÇA JOVEM BIGUACU BIGUAÇU II BIGUAÇU 7 ALTO BIGUAÇU 8 CANELINHA JUVENTUDE RURAL TRABALHANDO POR UM FUTURO MELHOR

PROGRAMA JOVEM SABER Nº MUNICÍPIOS GRUPOS Nº DE JOVENS 9 CUNHA PORA ESPERANÇA JOVEM 5 10 CLUBE AGRICOLA DE LINHA GLORIA 11 OS PIRALHOS 12 BAMBI 8 13 SANTO ANTONIO 14 SANTO ANTONIO II 7 15 JOVENS DO FUTURO - LINHA BONITA 16 UNIDOS PELO TRABALHO 17 A FORÇA JOVEM E ESPERANÇA JOVEM 6 18 BOA ESPERANÇA 19 UNIAO 20 LINHA SALETE 21 SECCHI I 22 SECCH II

PROGRAMA JOVEM SABER Nº MUNICÍPIOS GRUPOS Nº DE JOVENS 23 IPIRA JUCAP - JOVENS UNIDOS DE CAPELINHA 10 24 IMARUI JOVENS LAVRADORES 5 25 ITUPORANGA OS CEBOLA 26 É NOIS NA FITA 27 IN NATURA 28 JACINTO MACHADO UNIAO JUSTIÇA E TRABALHO 29 MORRO DA FUMACA JUVENTUDE RURAL FUMACENSE 30 NAVEGANTES NAVEGA JOVEM RURAL 9

PROGRAMA JOVEM SABER Nº MUNICÍPIOS GRUPOS Nº DE JOVENS 31 SALTO VELOSO BRUSSAL 5 32 BUSSAL JOVENS 100% 10 33 SANTA HELENA CONSTRUINDO O FUTURO 34 SINISTROS 35 STO AMARO JOVEM DO PARAÍSO DAS ÁGUAS TERMAS 8 36 SAO FRANCISCO DO SUL SITRUSFS 37 SAO JOAO DO SUL G. JOVENS SEM LIMITE 9 38 SAO MIGUEL DO OESTE PEGADA

PROGRAMA JOVEM SABER 2008: A Fetaesc em 2008 apresentou uma nova proposta para trabalhar com o programa jovem saber, e um grupo de 20 jovens do município de Lauro Muller que fazem parte do Cedejor se interessou pelo programa, realizando dessa forma os 6 módulos de estudo de maio à dezembro de 2008. A cada módulo foi anexado o conteúdo de SC com enfoque no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em Santa Catarina, com avaliações específicas, as quais foram acompanhadas e monitoradas pela Fetaesc. Os dois últimos módulos foram realizados na sede da Fetaesc, onde além do estudo, a juventude teve a oportunidade de visitar o campus da UFSC, pontos históricos e turísticos da capital catarinense.

Coordenador Estadual de Jovens COORDENAÇÃO ESTADUAL DA JUVENTUDE RURAL DA FETAESC ADRIANO GELSLEUCHTER Coordenador Estadual de Jovens jovens@fetaesc.org.br Taissonara Grál Assessora de Gênero e Geração (Jovens, Mulheres, Terceira Idade) mulheres@fetaesc.org.br

MUITO OBRIGADA!!! Taissonara Grál Assessora das Coordenações da FETAESC (Jovens, Mulheres, Terceira Idade) projetosaude@fetaesc.org.br

FESTIVAL ESTADUAL DO JOVEM SABER PROGRAMA JOVEM SABER FESTIVAL ESTADUAL DO JOVEM SABER OBJETIVOS DO FESTIVAL: Debater e propor políticas públicas de juventude voltadas para Educação, Esporte e Cultura; Criar uma rede de jovens agentes de desenvolvimento cultural; - Capacitar e promover a troca de experiências em educação, cultura e esporte.

ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO:  Reivindicar plano municipal – que seja incluído a educação do campo;  Incentivo a participação dos pais da comunidade para com a escola rural;  Pronera – que seja transformado em políticas públicas da rede municipal, e seja implantado nos projetos de assentamento;  Maior qualidade de ensino no campo;  Inclusão das escolas famílias agrícolas no processo orçamentário dos municípios, estados e união no que diz respeito à educação;

 Valorização do profissional da educação;  Formação específica para educadores (as) do campo;  Enfocar tecnologias alternativas de produção, que gere emprego e renda; Interiorização das universidades federais e estaduais; Abertura de escolas agrotécnicas e familiares, priorizando os (as) trabalhadores (as) rurais, com professores qualificados na área;  O fim do fechamento das escolas rurais;  Desenvolver uma educação voltada às necessidades e realidades do meio rural;

Educação para o desenvolvimento sustentável do campo; Manutenção de transporte escolar de qualidade, público, gratuito, dentro do próprio campo e externo apenas quando não for possível ofertar o ensino nas unidades escolares na própria localidade; Cursos profissionalizantes com recursos para implementar projetos produtivos (investimento e custeio); Incluir diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo, no Plano Nacional de Educação (PNE);  Fazer parcerias com governo estadual, federal, municipal, e outros – para criar e melhorar o ensino na agricultura; Criação de “Universidades do Agricultor” (Universidades Rurais);  Incentivo a fundos perdidos do governo, voltadas à profissionalização na área da agricultura para a permanência da juventude no meio rural;