1º ano de Atividades do Grupo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
GRUPO DE ESTUDOS E APOIO GRUPO DE ESTUDOS E APOIO À ADOÇÃO SEMEANDO AMOR À ADOÇÃO SEMEANDO AMOR A CRIANÇA É MAIS IMPORTANTE QUE SUA PROCEDÊNCIA. ELA VALE.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Secretaria Municipal de Educação
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: SISTEMAS DE ACCOUNTABILITY.
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
Fundação dos Rotarianos do Espírito Santo
E.M.Epitácio Campos 1º Bimestre Reunião de Pais
Como a Criança Pequena se Desenvolve
CASA ESPÍRITA- Escola Aberta para todos
O campo da Psicologia no CRAS
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Prêmio Universitário Desafio Renault Experience
A Escola e as Mudanças Sociais
A PRIMEIRA INFÃNCIA NA AGENDA DO UNICEF BRASIL
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Objetivos da “conversa”
CIS - Colaboração Intersalvatoriana
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Mobilização da Comunidade Escolar
ONG – AME Associação Missão.
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
PROGRAMA ACOLHER.
POR UMA REDE DE PROTEÇÃO EM CASCAVEL
AÇÃO EM REDE NO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR
Jornal do Ônibus A melhor notícia está aqui
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
ADOLESCENTE NA ESCOLA: MISSÃO DOS PAIS E PROFESSORES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
PROGRAMA JUSTIÇA AO JOVEM CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO E SOCIOEDUCATIVO Coordenação:
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Boa tarde! Paz e Bem!!. Comunidade Nossa Sra Do Rosario E Sao Benedito-Paroquia São Francisco.
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL PAULO FRANCES Elaboração : Ivani Salomão Barbosa – Diretora Presidente.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (Sec. Valéria Severo) SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL (Sec. Judith Vargas) SECRETARIA DE MUNICIPIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
Dia Nacional do Campo Limpo – 2009 Comemoração: dia (terça–feira) e durante as duas semanas que antecedem a data O dia 18 de Agosto é o Dia Nacional.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
COMITÊ COMUNITÁRIO: INTERAÇÃO INSTITUTO DA CRIANÇA – SOCIEDADE
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
DRIBLANDO A TUBERCULOSE
A democracia somente funciona se todos opinarem, questionarem, participarem!!! Participe! Das Eleições para o Conselho Tutelar de Franca.
Site:
INDICADORES DE QUALIDADE Deise Gonçalves Nunes
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Atribuições das Unidades Escolares
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
A família tem uma função humanizadora
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
Taquara. O que é o COMDICA? É o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente responsável por debater junto a sociedade políticas públicas.
“Frente Parlamentar Catarinense de Defesa da Criança e do Adolescente – As ações e projetos desenvolvidos deputada Simone Schramm – PMDB.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
“a troca sempre enriquece os nossos trabalhos e fortalece o nosso sentimento de pertencimento à rede de proteção às crianças e adolescentes” Enfrentamento.
CONSOCIAL MUNICIPAL Aspectos Metodológicos. DIVISÃO DOS GRUPOS POR EIXOS TEMÁTICOS: 1 PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E ACESSO À INFORMAÇÃO E DADOS.
Articulando o debate da Psicologia Jurídica e a ABPJ Associação Brasileira de Psicologia Jurídica - ABPJ 2008.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Políticas de Saúde Criança e Adolescente Conselho Tutelar profª Magda Levantezi Art A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito.
PSICOLOGIA JURÍDICA Ciência aplicada aos diversos campos legais, desde a seleção de juízes até a compreensão e tratamento de criminosos, vítimas de delito,
Transcrição da apresentação:

1º ano de Atividades do Grupo GRUPO DE ESTUDOS E APOIO À ADOÇÃO "SEMEANDO AMOR" COMARCA DE CAMPOS NOVOS 1º ano de Atividades do Grupo

O que é:   - o grupo de Estudos e Apoio à Adoção Semeando Amor é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formado por pais adotivos, pretendentes à adoção, técnicos e voluntários que se colocam a disposição da comunidade interessada em adoção. "ACREDITARMOS VERDADEIRAMENTE NAQUILO QUE DESEJAMOS É O PRIMEIRO PASSO PARA QUE ELE SE TORNE REALIDADE".

Início dos trabalhos: lançamento da proposta de criação de um Grupo de Estudos e apoio à adoção através de projeto elaborado pela Assistente Social Forense de nossa Comarca Sra Idiamar F Machado. composição de uma comissão para formação do grupo e estudo de estatutos ; O grupo “Semeando Amor” foi fundado em 17 de outubro de 2002 em Assembléia Geral de Fundação, Eleição e Posse da Diretoria do Grupo, composta por uma Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal com mandato de 2 anos;

Objetivos principais: - PREVENIR O ABANDONO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES; Desmistificar o sentido da adoção, em busca de uma nova cultura; Acompanhar e orientar famílias adotivas; Contribuir no trabalho de orientação e educação da comunidade através da realização de palestras e eventos sobre adoção; - Estimular a adoção de crianças maiores, inter-racial, de grupos de irmãos e de portadores de necessidades especiais; Funcionar como órgão voluntário auxiliar do Juizado da Infância e Juventude;

PRIMEIRO ANO DE ATUAÇÃO DO GRUPO SEMEANDO AMOR: Informação e orientação aos pretendentes a adoção sobre os aspectos e documentações legais. Realização de estudos e debates relativos a troca de experiências entre pais adotivos e sua convivência familiar. Criação de uma biblioteca, contendo livros e fitas de vídeo catalogados para empréstimo e pesquisa; Realização de palestra em escolas de 1º grau, demonstrando que a paternidade não é exclusivamente biológica, devendo a paternidade adotiva ser inserida na formação dos indivíduos na comunidade.

- Realização do 1º Encontro de Campos Novos sobre Adoção, dia 31/10/2002 no Clube Camponovense, com o intuito de apresentar o grupo a sociedade camponovense.

O evento contou com a presença de diversas autoridades como : a do Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, do Corregedor Geral de Justiça de Santa Catarina, membros do CEJA e o psicólogo Fernando Freire.

O grupo fez representar-se no lançamento do livro de José Raimundo Facion: Transtornos Evasivos do Desenvolvimento Associados a Graves Problemas de Comportamento. Participação de representantes do grupo no 8º ENAPA(Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção), realizado na cidade de Itajaí/SC dias 01 à 03 de Maio de 2003; PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA NACIONAL DA ADOÇÃO 25 DE MAIO ATRAVÉS DE: Matérias publicadas nos jornais da cidade ; Distribuição de folders, sensibilizando a comunidade para a causa; Programação Diária na Rádio Cultura, com entrevistas e depoimentos, concluída com uma mesa redonda de debates.

- Participação na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores; - Fixação de faixa alusiva ao Dia Nacional da Adoção, no centro da cidade;

- Entrega de premiação ao aluno Luan do Colégio Paulo Blasi, classificado no Concurso de Redação realizado pelo Tribunal de Justiça, sendo que as redações vencedoras no Estado serão editadas em livro.

Como fazer para participar do Grupo: - juntando-se a nossa equipe; - divulgando a idéia da adoção; - encaminhando pessoas interessadas em adotar ao Juizado da Infância e da Juventude; - tornando-se pais por adoção; - lutando pelos direitos das crianças e adolescentes;

O pensamento dos componentes do grupo Semeando Amor baseia-se: no compromisso de um grupo de pessoas engajados para que sejam assegurados os direitos das crianças e adolescentes de possuírem uma família e se desenvolverem no seio da mesma.

O que é a adoção para nós. Porque estamos aqui hoje O que é a adoção para nós? Porque estamos aqui hoje? Como assimilamos esta forma de assumir e amar um filho? Adotar é... reconhecer no filho gerado por outros, nosso filho. Olhar em seus olhos à procura não de uma cor conhecida, um formato herdado, mas o brilho do olhar de quem é amado e reconhecido como ser único. Adotar é doar seu tempo, doar seu espaço, e é acima de tudo entender o sentido da palavra FAMÍLIA.

(Pais adotivos Laerte e Rosely Thibes) “ Ser pai adotivo é doar-se por inteiro, sem restrições... Pois quem ama não coloca limites para os gestos de ternura”. (Pais adotivos Laerte e Rosely Thibes)

Nossa homenagem às famílias que vivenciam a adoção e que assumiram este compromisso. Vale ressaltar as experiências positivas das adoções realizadas com êxito, que nos enriquecem e nos impulsionam para novas descobertas.

“Ganhar uma casa e uma família, a realização do sonho de muitas crianças... A criança não pode esperar. É exatamente AGORA, para ela não podemos responder AMANHÃ..., seu nome é HOJE”.