Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Contexto de Educação a Distância
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Objetivo da Apresentação
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Informações sobre o Teleduc
Da construção do pensamento em Comênius à didática atual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Atividades à distância
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
Criações visuais/ história da arte e HQ's
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
União Educacional Minas Gerais Informática Aplicada à Educação Professora: Gilca Vilarinho Aluna: Priscila Merisa Franco O ambiente.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes O DESAFIO DA ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA SOBRE TRATAMENTO DE FERIDAS Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Pode ser considerada uma modalidade que usa processos que vão além da idéia de superar a distância física (ROPOLI et al, 2003).

Primeira geração - Textual Segunda geração - Analógica INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Primeira geração - Textual Segunda geração - Analógica Terceira geração - Digital Quarta geração - Uso da banda larga de comunicação

INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA EAD INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA EAD O computador é usado tanto para ensinar sobre computação como é um instrumento para ensino de qualquer outro assunto. A Internet tem um papel importante dentro deste contexto uma vez que muitas transformações se operaram e se insinuaram na EAD em função do desenvolvimento das redes de comunicação.

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM São softwares que armazenam, disponibilizam e administram conteúdos em formato WWW. Exemplos: WebCT, Aula Net, Lotus Learning Space e TelEduc.

AMBIENTES APRENDIZAGEM TelEduc é um ambiente para criação, desenvolvimento e administração de cursos na web. Ferramentas: Coordenação (material de apoio, leituras, perguntas freqüentes, e outras) Comunicação (correio eletrônico, grupos de discussão, mural portfólio, diário de bordo e bate papo. Administração (intermap, acessos e outros). INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES

Tema de grande interesse Grande evolução nos últimos 20 anos FERIDAS Tema de grande interesse Grande evolução nos últimos 20 anos Abertura no comércio internacional INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUÕES

INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES OBJETIVO GERAL Desenvolver e avaliar um curso de educação continuada na modalidade a distância sobre tratamento de feridas, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem TelEduc, através da Internet, destinado a enfermeiros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever o processo de desenvolvimento do curso. Avaliar o curso através da análise por especialistas em tratamento de feridas e em EAD. Avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno após a conclusão do curso. Comparar os resultados do pré e pós-testes. Avaliar a opinião dos alunos sobre o curso.

Enfermeiros de hospitais e escolas de Campinas, SP. INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO SUJEITOS População alvo Enfermeiros de hospitais e escolas de Campinas, SP. Seleção de sujeitos Amostragem por conveniência, por meio de convite verbal. Desenho do estudo Quase experimental, longitudinal, utilizando pré e pós-teste.

DESENVOLVIMENTO DO CURSO Carga horária: 20 horas INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO DESENVOLVIMENTO DO CURSO Carga horária: 20 horas Tempo de preparo: 200 horas Etapas: Elaboração do programa do curso. Digitalização dos textos do curso. Organização do material digitalizado em arquivo HTML. Publicação do curso no ambiente TelEduc.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Diagnóstica: pré-teste, antes de INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Diagnóstica: pré-teste, antes de iniciar o curso. Processual: participação dos alunos nas atividades desenvolvidas. Somativa: pós-teste, ao final do curso.

Especialistas em feridas: 05 Especialistas em EAD:03 “ INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO AVALIAÇÃO DO CURSO Realizada por: Especialistas em feridas: 05 Especialistas em EAD:03 Alunos (opinião sobre o curso).

Avaliação especialistas em feridas Autoridade INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO ANÁLISE Avaliação especialistas em feridas Autoridade Conteúdo geral das informações Apresentação das informações Confiabilidade das informações Projeto Educacional Obs:Pontuação dos critérios: 8 a 25.

Avaliação especialistas em EAD Autoridade ANÁLISE Avaliação especialistas em EAD Autoridade Conteúdo geral das informações Apresentação das informações Confiabilidade das informações Projeto Educacional Obs: Pontuação dos critérios: 5 a 15. INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO ANÁLISE - Pré X Pós-teste: teste de Wilcoxon para amostras relacionadas, no caso das variáveis continuas, e teste de McNemar para variáveis categóricas. - Comparação de proporções: Teste Exato de Fisher. - O nível de significância adotado para os testes estatísticos foi de 5%, ou seja, p<0,05. - Consistência interna do questionário de avaliação do curso pelos alunos: coeficiente  de Cronbach (valores adequados: iguais ou superiores a 0,50).

ENFERMEIROS Convidados: 38 Inscritos: 28 Concluíram : 17 (60,7%) INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES ENFERMEIROS Convidados: 38 Inscritos: 28 Concluíram : 17 (60,7%) Desistiram: 11 (39%)

MOTIVOS DE DESISTÊNCIA: INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES MOTIVOS DE DESISTÊNCIA: Falta de tempo devido ao acúmulo de atividades no período do curso (64%). Problemas com o computador (18%). Problemas com a Internet (9%). Não justificou (9%).

Idade: 22 a 55 anos, média=35 anos INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES PERFIL DA AMOSTRA Sexo: Fem 16 (94%), Masc. 1 (6%) Idade: 22 a 55 anos, média=35 anos Tempo de Formado: 01 ano a 31 anos, média=12 anos. Habilidade com o Computador: Iniciantes - 8 (47,15) Intermediário - 6 (35,3) Avançado - 3 (17,7)

AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS EM TRATAMENTO DE FERIDAS INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS EM TRATAMENTO DE FERIDAS Adequado com necessidade de pequenas reformulações em: Autoridade Apresentação das informações Confiabilidade das informações Projeto educacional Adequado com necessidade de reformulações em : Conteúdo geral das informações

AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS EM EAD INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS EM EAD Adequado com necessidade de pequenas reformulações em: Autoridade Apresentação das informações Confiabilidade das informações Projeto educacional Conteúdo geral das informações

AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DO ALUNO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DO ALUNO MÉDIA MÉDIA MÉDIA PRÉ TESTE PROCESSUAL PÓS TESTE 24% > 5 41% > 5 88% >5 Obs: Comparando o resultado do pré com o pós- teste, verificou-se melhor desempenho no pós–teste (p<0,0001, teste de Wilcoxon para amostras relacionadas).

AVALIAÇÃO DO CURSO PELO ALUNO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES AVALIAÇÃO DO CURSO PELO ALUNO A avaliação foi positiva. O instrumento utilizado apresentou consistência interna adequada ( de Cronbach =0,52).

O curso propiciou aprendizado aos alunos. INTRODÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES CONCLUSÕES O curso foi avaliado como adequado, mas que precisava, em geral, de pequenas reformulações. O curso propiciou aprendizado aos alunos. Houve aumento do índice de acertos no pós-teste. Os alunos avaliaram positivamente o curso e o instrumento utilizado apresentou boa consistência interna.