apoio ao estudo apostila Reunião Mediúnica Antes, Durante e Depois Fontes de Consulta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus Módulo III Objetivo Geral
Advertisements

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Existência e Sobrevivência do Espírito
ESPÍRITO E MATÉRIA Clicar para avançar.
As Leis Morais: ensino e prática
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Fundamental II - Noturno
DEUS Você acredita em DEUS?.
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 3ª AULA
RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
Módulo IV: Objetivo Geral: Existência e sobrevivência do Espírito
MÓDULO VII PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Programa V Roteiro 13.
Programa III Roteiro 01.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:
Matéria (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
D E U S.
Estudando a Fluidoterapia
Departamento de Orientação Mediúnica Todos somos médiuns?
CAPÍTULO III - DO PRINCÍPIO VITAL "O LIVRO DOS ESPÍRITOS"
Bases da Doação Energética na Irradiação e no Passe
PERISPÍRITO E SUA NATUREZA
DOUTRINA ESPÍRITA RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS - INTRODUÇÃO -
Espiritismo e Ecologia
Como Lidar com o Dinheiro – Parte 1
AÇÃO FLUÍDICA Os fluidos UNIDADE 2 AULA 9
CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º. ANO
PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS. PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
3ª AULA TEÓRICA -3/9 Perispírito Conceito Classificação Propriedades
Aparições dos espíritos dos vivos; Homens duplos;
Como aplicar leis da lógica
Princípio Vital L.E cap 4 Perg. 60 A 75 Ler: L.E. 540, 592, 597, 607.
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 5ª AULA
Reino de Deus se não nascer de novo
Os Espíritos e Sua Morada
A EXISTÊNCIA DE DEUS DAMIÃO - Agosto/1999.
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
Deus Módulo III Objetivo Geral
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Existência e Sobrevivência do Espírito
ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
Resumo da Doutrina dos Espíritos
Processos Fluídicos na
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
Para vocês pesquisarem.
LIVRO DOS ESPIRITOS CAPITULO 4
Teoria Geral dos Fluidos Unidade Prática 06 do COEM II
A CIÊNCIA ESPÍRITA Algumas bases que nos remetem aos novos conhecimentos da ciência “oficial” - parte 1 - Roteiro de Palestra Elaborado por Carlos Augusto.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Módulo III – Roteiro 3 Atributos da Divindade e Providência Divina
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
CICLO II 18 de Julho PM Quarta Marisa Libório
FORMAÇÃO MEDIÚNICA I CURSO PROGRAMA DE ESTUDO SISTEMATIZADO DO CEFAK
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
Módulo IV: Objetivo Geral: Existência e sobrevivência do Espírito
GRUPO ESPÍRITA ALLAN KARDEC
Módulo IV: Objetivo Geral: Existência e sobrevivência do Espírito
Deus e a Criação do Universo
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
Clicar para avançar os slides. Panteísmo do grego pantós+ teísmo-Doutrina pela qual só Deus é real e o mundo é um conjunto de manifestações ou emanações.
Dualismo, ou dualidade foi uma doutrina estabelecida por René Descartes, e Christian von Wolff quem primeiro utilizou o conceito em sua concepção moderna,
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) 2º ANO AULA DO DIA 22 DE JUNHO DE 2015 MÓDULO II Fluidos e Perispírito Roteiro.
Fluidos Capítulo XIV - Génese.
Transcrição da apresentação:

www.umen.org.br apoio ao estudo apostila Reunião Mediúnica Antes, Durante e Depois Fontes de Consulta

"Tenho sofrido muitas perseguições da parte de espíritos inimigos da Doutrina, mas, dizendo-lhes com sinceridade, as maiores dificuldades que enfrento para perseverar no serviço da mediunidade são oriundas de minhas próprias imperfeições."

CURSO DE ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE ESPÍRITO MATÉRIA FLUIDOS 1/31

ESPÍRITO

L E – 23 - O QUE É O ESPÍRITO ? “ O PRINCÍPIO INTELIGENTE DO UNIVERSO ” QUAL A NATUREZA ÍNTIMA DO ESPÍRITO ? “ NÃO É FÁCIL ANALISAR O ESPÍRITO COM A VOSSA LINGUAGEM . PARA VÓS ELE NADA É . POR NÃO SER PALPÁVEL .PARA NÓS , ENTRETANTO , É ALGUMA COISA ...’

L E 82 – SERÁ CERTO DIZER- SE QUE OS ESPÍRITOS SÃO IMATERIAIS ? “ ... IMATERIAL NÃO É BEM O TERMO; INCORPÓREO SERIA MAIS EXATO, POIS DEVES COMPRENDER QUE, SENDO UMA CRIAÇÃO, O ESPÍRITO HÁ DE SER ALGUMA COISA. É A MATÉRIA QUINTESSENCIADA , MAS SEM ANALOGIA PARA VÓS, E TÃO ETÉREA QUE NÃO PODE SER PERCEBIDA PELOS VOSSOS SENTIDOS ”

L E – 83 – OS ESPÍRITOS TEM FIM L E – 83 – OS ESPÍRITOS TEM FIM ? ..... É DIFÍCIL DE CONCEBER –SE QUE UMA COISA QUE TEVE COMEÇO POSSA NÃO TER FIM . “ HÁ MUITA COISA QUE NÃO COMPREENDEIS , ......DIZEMOS QUE A EXISTÊNCIA DOS ESPÍRITOS NÃO TEM FIM . É TUDO O QUE PODEMOS , POR AGORA DIZER .” L E 84 – OS ESPÍRITOS CONSTITUEM UM MUNDO À PARTE , FORA DAQUELE QUE VEMOS ? “ SIM , O MUNDO DOS ESPÍRITOS OU DAS INTELIGÊNCIAS INCORPÓREAS ”

A MATÉRIA NÃO OFERECE OBSTÁCULOS AO ESPÍRITO , QUE PASSA ATRAVÉS DE TUDO : AR , ÁGUA , TERRA , FOGO ... OS ESPÍRITOS NÃO ESTÃO TODOS NO MESMO PLANO EVOLUTIVO , PERTENCEM A DIFERENTES ORDENS , CONFORME O GRAU DE PERFEIÇÃO QUE TENHAM ALCANÇADO

O ESPÍRITO , ANTES DE ATINGIR O ESTADO DE HUMANIZAÇÃO, COM PENSAMENTO CONTINUO, INDIVIDUALIDADE DOTADA DE RAZÃO. TRANSITOU PELOS REINOS DA NATUREZA ONDE , SOB A FORMA DE PRINCÍPIO ESPIRITUAL /INTELIGENTE (OU MÔNADA ), DESENVOLVEU O APRENDIZADO, LENTO E NECESSÁRIO , PARA CUMPRIR A SUA DESTINAÇÃO . L.E. 607-a Mônada- substância simples, agregadas a outras constitui as coisas de que a natureza se compõe

OS ESPÍRITOS SÃO INDIVIDUALIZAÇÃO DO PRINCÍPIO INTELIGENTE , ASSIM COMO OS CORPOS SÃO A INDIVIDUALIZAÇÃO DO PRINCÍPIO MATERIAL . SÃO DESCONHECIDOS , PORÉM , O MODO E A ÉPOCA EM QUE ESSA FORMAÇÃO SE OPEROU , MAS A CRIAÇÃO DOS ESPÍRITOS É CONSTANTE L.E. CAPÍTULO XI – OS TRÊS REINOS

MATÉRIA

L E – 22 DEFINE - SE GERALMENTE A MATÉRIA COMO SENDO - O QUE TEM EXTENSÃO , O QUE É CAPAZ DE NOS IMPRESSIONAR OS SENTIDOS , O QUE É IMPENETRÁVEL . SÃO EXATAS ESTAS DEFINIÇÕES ? “ DO VOSSO PONTO DE VISTA , ELAS O SÃO , PORQUE NÃO FALAIS SENÃO DO QUE CONHECEIS . MAS A MATÉRIA EXISTE EM ESTADOS QUE IGNORAIS . PODE SER , POR EXEMPLO , TÃO ETÉREA E SUTIL , QUE NENHUMA IMPRESSÃO VOS CAUSE AOS SENTIDOS . CONTUDO , É SEMPRE MATÉRIA . PARA VÓS POREM NÃO O SERIA ”.

a-) QUE DEFINIÇÃO PODEIS DAR DA MATÉRIA ? “A MATÉRIA É O LAÇO QUE PRENDE O ESPÍRITO; É O INSTRUMENTO DE QUE ESTE SE SERVE E SOBRE O QUAL, AO MESMO TEMPO, EXERCE SUA AÇÃO ”

O ESPÍRITO PARA ATUAR , PARA AGIR , PRECISA DE MATÉRIA , MESMO QUE SEJA SOB A FORMA DE ENERGIA PARA OS NOSSOS SENTIDOS MATÉRIA , É TUDO QUE TEM PESO E MASSA ... NO ENTANTO, OS ESPÍRITOS, ESTÃO RODEADOS DE MATÉRIA E ATUAM SOBRE ELA .

“ - MESMO NO MUNDO FÍSICO OBSERVAMOS QUE HÁ GRANDE DIFERENÇA , DAS PROPRIEDADES DOS CORPOS, ENTRE OS GASES ATMOSFÉRICOS E UM FILETE DE OURO , ENTRE A MOLÉCULA AQUOSA DA NUVEM E A DO MINERAL QUE FORMA A CARCAÇA ÓSSEA DO GLOBO !

ENTRETANTO PODEMOS ESTABELECER COMO PRINCÍPIO ABSOLUTO QUE TODAS AS SUBSTÂNCIAS , CONHECIDAS E DESCONHECIDAS , POR MAIS DIFERENTES QUE PAREÇAM , QUER DO PONTO DE VISTA DA CONSTITUIÇÃO ÍNTIMA , QUER PELO PRISMA DE SUAS AÇÕES RECÍPROCAS , SÃO , DE FATO , APENAS MODOS DIVERSOS SOB QUE A MATÉRIA SE APRESENTA ; VARIEDADES EM QUE ELA SE TRANSFORMA SOB A DIREÇÃO DAS FORÇAS INUMERÁVEIS QUE A GOVERNAM . ” LIVRO A GÊNESE CAP VI – ITEM 3

TODA A CRIAÇÃO TEM ORIGEM NO FLUIDO CÓSMICO, QUE PODEMOS ENTENDER COMO SENDO O PLASMA DIVINO , HÁLITO DO CRIADOR OU FORÇA NERVOSA DO TODO-SÁBIO . A PARTIR DAS MODIFICAÇÕES OCORRIDAS NO FLUIDO CÓSMICO É QUE SURGEM OS CORPOS , SUBSTÂNCIAS . LIVRO - EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS – ESP ANDRÉ LUIZ – CAP 1

L.E. 27 – HAVERIA, ASSIM, DOIS ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO: A MATÉRIA E O ESPÍRITO ? “ SIM, E ACIMA DE TUDO DEUS, O CRIADOR, O PAI DE TODAS AS COISAS. ESSES TRÊS ELEMENTOS CONSTITUEM O PRINCÍPIO DE TUDO O QUE EXISTE, A TRINDADE UNIVERSAL . MAS, AO ELEMENTO MATERIAL É PRECISO JUNTAR O FLUIDO UNIVERSAL....

FLUIDOS

HÁ UM FLUIDO ETÉREO QUE ENCHE O ESPAÇO E PENETRA OS CORPOS. ESSE FLUIDO É O ÉTER OU MATÉRIA CÓSMICA PRIMITIVA, GERADORA DO MUNDO E DOS SERES. O FUIDO CÓSMICO UNIVERSAL SÃO INERENTES AS FORÇAS QUE PRESIDIRAM ÀS METAMORFOSES DA MATÉRIA, AS LEIS IMUTÁVEIS E NECESSÁRIAS QUE REGEM O MUNDO.

ESSAS MÚLTIPLAS FORÇAS, INDEFINIDAMENTE VARIADAS SEGUNDO AS COMBINAÇÕES DA MATÉRIA, LOCALIZADAS SEGUNDO AS MASSAS, DIVERSIFICADAS EM SEUS MODOS DE AÇÃO, SEGUNDO AS CIRCUNSTÂNCIAS E OS MEIOS, SÃO CONHECIDAS NA TERRA SOB OS NOMES DE GRAVIDADE, COESÃO, AFINIDADE, ATRAÇÃO, MAGNETISMO, ELETRICIDADE.

ESSAS FORÇAS PRODUZEM, EM CONSEQUÊNCIA, MOVIMENTOS VIBRATÓRIOS E ONDULANTES, DENOMINADOS ENERGIA, QUE SE EXPRESSA SOB FORMA RADIANTE, LUMINOSA, CALORÍFICA, SONORA OU ELETROMAGNÉTICA.

ASSIM COMO SÓ HÁ UMA SUBSTÂNCIA SIMPLES, PRIMITIVA, GERADORA DE TODOS OS CORPOS, MAS DIVERSIFICADA EM SUAS COMBINAÇÕES, TAMBÉM TODAS ESSAS FORÇAS DEPENDEM DE UMA LEI UNIVERSAL DIVERSIFICADA EM SEUS EFEITOS E QUE, PELOS DESÍGNIOS ETERNOS, FOI SOBERANAMENTE IMPOSTA À CRIAÇÃO, PARA LHE IMPRIMIR HARMONIA E ESTABILIDADE.

O FLUIDO UNIVERSAL, EMBORA DE CERTO PONTO DE VISTA SEJA LÍCITO CLASSIFICÁ-LO COMO ELEMENTO MATERIAL, ELE SE DISTINGUE DESTE POR PROPRIEDADES ESPECIAIS.

O FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL , COMO PRINCÍPIO ELEMENTAR DO UNIVERSO , ASSUME 2 ESTADOS DISTINTOS : a ) ETERIZAÇÃO OU IMPONDERABILIDADE ( QUE NÃO SE PODE PESAR ) , QUE SE PODE CONSIDER O PRIMITIVO ESTADO NORMAL b) MATERIALIZAÇÃO OU PONDERABILIDADE ( QUE TEM PESO ) , QUE É , DE CERTA MANEIRA , CONSECUTIVO AQUELE . O PONTO INTERMÉDIO É O DA TRANSFORMAÇÃO DO FLUIDO EM MATÉRIA TANGÍVEL .

É IMPORTANTE ASSINALAR QUE, NO ESTADO DE ETERIZAÇÃO ( IMPONDERABILIDADE ), O FLUIDO CÓSMICO NÃO É UNIFORME; SEM DEIXAR DE SER ETÉREO , SOFRE MODIFICAÇÕES VARIADAS .

O CONHECIMENTO DA ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO , DO PAPEL DO PERISPÍRITO , BEM COMO DAS LEIS QUE REGEM A MATÉRIA E OS FLUIDOS É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A PRÁTICA MEDIÚNICA .

É QUE O MÉDIUM , PASSANDO A MELHOR ENTENDER OS MECANISMOS DA MEDIUNIDADE , OS FENÔMENOS ANÍMICOS , AS AÇÕES FLUÍDICAS E AS INFLUÊNCIAS OBSESSIVAS ESTARÁ EM CONDIÇÕES DE REALIZAR COM SEGURANÇA A SUA TAREFA .

TAREFA DE CASA LER – LIVRO DOS ESPÍRITOS , QUESTÕES 23 , 24 , 27 , 78, 79, 82 , 83 , 88, 91, 96 LER - LIVRO “ A GÊNESE ” ALLAN KARDEC - CAPÍTULO XIV OS FLUIDOS – ITENS 1 A 6 LER – O LIVRO DOS MÉDIUNS – INTRODUÇÃO E 1ª PARTE CAPÍTULO I - HÁ ESPÍRITOS ? LER – LIVRO – NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE ,INTRODUÇÃO RAIOS, ONDAS, MÉDIUNS , MENTES .