MARCÍLIO DE FREITAS – Secretário de Estado de C&T do Amazonas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ENERGIA.
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
As conseqüências do avanço da cana
O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs:
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Encontro com Engenheiros três desafios para a engenharia nacional
Floresta amazônica. Itens pesquisados Localização Localização Características do ambiente Características do ambiente Clima Clima Vegetação Vegetação.
Apresentação do Campus Porto Alegre
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
Ildes Ferreira de Oliveira Secretário
BANCO DA AMAZÔNIA: FOCO NAS ATIVIDADES ALAVANCADORAS DE DESENVOLVIMENTO E APOIO AOS SISTEMAS DE MPME 1.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
A política climática paulistaq e o contexto nacional
Desafios da Gestão Florestal na Amazônia
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA LOA 2009 REGIÃO PÓLO RONDONÓPOLIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Secretaria de Educação Básica
ABAMEC Nacional São Paulo, 16 de maio de 2000.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
O mercado de orgânicos no Brasil e no mundo.
A importância da Biodiversidade
Biodiversidade O que é Biodiversidade?.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
PLANOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DAS MACRORREGIÕES SOBRE ÁREA DE INFLUÊNCIA DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES NA AMAZÔNIA Comissão da Amazônia,
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
Coordenadoria do Orçamento Participativo
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
PROFESSOR LEONAM JUNIOR

INOVA Sustentabilidade
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
UFBA - Universidade Federal da Bahia
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
Gerdau São Paulo INAUGURAÇÃO.
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA)‏
Economia X Mercado Mundial de TI (2010, US$ BI) PAIS Trilhões ($) EUA15,5 CHINA7,7 JAPÃO6,1 ALEMANHA3,7 FRANÇA2,9 BRASIL2,61 Reino Unido2,60 ITÁLIA2,38.
Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas Fundação de Vigilância em Saúde a Evento : Fórum Regional Norte /ANVISA – Belém – PA 23 a 25 de abril de 2007.
27/04/09.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. INSCRIÇÕES: 07/07/2014 a 8/09/2014 CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Caracterização Regional
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Transcrição da apresentação:

MARCÍLIO DE FREITAS – Secretário de Estado de C&T do Amazonas

16 OUTUBRO 2009; ABRUEM-MANAUS / AM EDUCAÇAÕ SUPERIOR E SUSTENTABILIDADE NO ESTADO DO AMAZONAS: FUNDAMENTOS, COMPROMISSOS E PROPOSTAS 16 OUTUBRO 2009; ABRUEM-MANAUS / AM Marcílio de Freitas, SECT/AM

POLÍTICA NACIONAL DE C,T&I Eixos estratégicos de atuação DESCENTRALIZAÇÃO, EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE C,T&I POLÍTICA INDUSTRIAL, TECNOLÓGICA E DE COMÉRCIO EXTERIOR OBJETIVOS ESTRATÉGICOS NACIONAIS – AMAZÔNIA C&T PARA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

ERA DA SUSTENTABILIDADE: PROBLEMAS E IMPASSES RESIGNIFICAÇÕES DOS CONCEITOS DE CIDADANIA E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ECOLOGIA COMO PARADIGMA UNIVERSAL E AMAZÔNIA COMO EMBLEMA MUNDIAL

C&T E SUSTENTABILIDADE: AMAZÔNIA COMO FONTE E PROCESSO DE PRODUÇÃO DA VIDA NOVA CONCEPÇÃO ESTÉTICA- MUNDO-AMAZONIA AMAZONIA: MAIOR BIBLIOTECA VIVA DO PLANETA AMAZONIA COMO PROCESSOS ECOLÓGICO E SIMBÓLICO MUNDIAIS AMAZONIA COMO ESPAÇO ESTRATÉGICO MUNDIAL

SUSTENTABILIDADE: AMAZÔNIA COMO FONTE E PROCESSO DE PRODUÇÃO DA VIDA AMAZÔNIA COMO FONTE DE RECICLAGEM DO PLANETA AMAZÔNIA COMO TERMOSTATO E MECANISMO DE ESTABILIDADE CLIMÁTICA DO PLANETA QUESTÃO CENTRAL: “QUAL É O LUGAR DA AMAZÔNIA NO MUNDO ?”, E, “QUAL É O LUGAR DO MUNDO NA AMAZONIA ?”

Amazonia-Homem-Mundo AMAZONIA BRASILEIRA – QUEM SOMOS NÓS ? Território: 5milhões km2; Fronteiras: cerca 11.280km com Peru, Colombia, Venezuela, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana and Guiana Francesa; O que a Amazônia representa? 3/5 do Brasil; 2/5 da América Sul; 1/20 da superfície terrestre; 1/5 da água doce superficial; Cerca 50% do potencial hidrelétrico do Brasil; 12 milhões hectares de várzeas; 75.000km de hidrovias; 1/3 das Florestas Tropicais úmidas; e 350.000 barcos. População: 23 milhões de habitantes; Representa: 1/8 e 3/1000 das populações brasileira e mundial; 160 povos indígenas (mais de 210mil – mais 62% da população indígena brasileira).

SUSTENTABILIDADE: AMAZONIA-HOMEM-MUNDO AMAZONIA- QUEM SOMOS NÓS ? Socioeconomia: mais 125 milhões hectares de florestas protegidas (25% do território) nas Unidades de Conservação Federais (126) e Estaduais (130) PRINCIPAIS PÓLOS ECONÔMICOS: Amazonas – PIM - US30bilhões 105mil empregos diretos e mais de 400mil indiretos Pará: atividades metalurgia e mineração, exportação de produtos coletados na floresta. Desafio: expandir e diversificar a base produtiva Mato Grosso: agrobusiness e pecuária COMO IMPLANTAR MODELOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS E INTEGRAR A AMAZÔNIA AOS PROCESSOS NACIONAIS E MUNDIAIS?

PLANO ESTRATÉGICO Melhoria de Qualidade de Vida AÇÕES ESTRUTURANTES AMAZÔNIA (2009/2015): 1) DESCENTRALIZAÇÃO DAS AGÊNCIAS FEDERAIS ESTADUAIS DE C&T; 2a) REESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 2b)PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS COMPLEXAS; 3)FORMAÇÃO DOUTORAL, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA ALIMENTAR, ENERGIA, TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO, E SUSTENTABILIDADE SOCIOECOLÓGICA; 4)INTERIORIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE C&T;

C, T& I E O SETOR PRODUTIVO NA AMAZÔNIA O Futuro ? MISSÃO: BIOECONOMIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Amazonas, C&T e Desenvolvimento Sustentável : Perspectivas local, regional, nacional e mundial

PARTE III- Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento sócio-econômico no Amazonas: em direção à sustentabilidade

Sustentabilidade e Amazonas... Onde nós estamos ? Estado do Amazonas

ESTADO DO AMAZONAS – QUEM SOMOS NÓS ? Sustentabilidade e Amazonas.... Amazonas-Homem-Mundo ESTADO DO AMAZONAS – QUEM SOMOS NÓS ? Território: 1.570.745km2, 14% das florestas tropicais mundiais; Fronteira: 2.525km com Colombia, Venezuela and Peru; 83.5 milhões hectares protegidos = 53.1% do território do Estado; Carbono estocado = 33.75 bilhões de toneladas (4.5% do estocado na atmosfera terrestre) Amazonas representa: 3/16 do Brasil; 3/16 da Amazonia pan-americana; 3/25 da América Sul; 3/200 da superfície terrestre; 1/8 da água doce superficial; 1/15 da biota mundial; Cerca 20% do potencial hidrelétrico do Brasil; 6 milhões hectares de várzeas; 25000km de hidrovias. População: 3,2 milhões de habitantes; 6280 comunidades isoladas; 70 povos indígenas (mais de 100mil - 30% dos indíos brasileiros)

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - SECT MISSÃO: C&T integrando o desenvolvimento regional. INVESTIMENTOS ESTADUAIS (2003/2008): US$ 600 MILHÕES   FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) financiou mais de 4.200 bolsas e 43 programas de pesquisa no Amazonas.

MACRO-ZONEAMENTO DO AMAZONAS

Estado, Sociedade e Etnociências Programa Estratégico de Ciência e Tecnologia no Amazonas: Questões Ambientais Rede Metereologica E Recursos Hídricos Novas Tecnologias e Processos Produtivos Uso do Solo, Clima e Gerenciamento Integrado de Ecossistemas Estado, Sociedade e Etnociências Educação Ambiental, Conservação E Preservação da Paisagem Biodiversidade, Ciclos Biogeoquímicos E Serviços Ambientais

C&T no Amazonas Natureza x Cultura Inovações tecnológicas x Processos produtivos Economias x serviços ambientais Desmatamento x conservação Territórios x povos

42.000 ESTUDANTES UEA – S. G. GABRIEL UEA - MANAUS UEA - PARINTINS UEA - ITACOATIARA UEA - MANACAPURU UEA - TABATINGA UEA - TEFÉ UEA - MAUÉS UEA - COARI UEA -CARAUARI UEA – EIRUNEPÉ UEA - HUMAITÁ UEA - MANICORÉ UEA – B. DO ACRE

Implantação de 25 novos Programas de Doutorados NOVO AMAZONAS – Universidade do Estado do Amazonas Implantação de 25 novos Programas de Doutorados Amazonas, Ciências e Tecnologia, Desenvolvimento Regional e Integração Nacional 22

25 DOUTORADOS E 27 MESTRADOS Engenharias Química, Produção, Elétrica, Mecânica (M, D), Mecatrônica, Ambiental e Naval (M, D), Geografia Física, Humana, Desenvolvimento Sustentável (M, D) Odontologia, Doenças Tropicais, Clima e Ambiente (M, D), Biotecnologia, Direito Ambiental, Ensino de Ciências (M, D - organização), Aquacultura, Antropologia, Linguística, Arqueologia (M, D - organização), Segurança Pública, Administração Pública (M, D – organização), Engenharia de Transporte (M, D – organização), Dentre outros; (UEA – www.uea.edu.br)

Sociedades do Saber e desenvolvimento Sustentável US$55million; 2010-12 (em organização) 1. Plataforma Tecnológica para o Desenvolvimento das Várzeas (em org.) 2. Plataforma Tecnológica para 10 APL’s no Estado do Amazonas: 1) Artesanato; 2) fitocosméticos e fitoterápicos; 3) fruticultura: extratos e polpas de frutas regionais; 4) mandioca; 5) pescado; 6) construção naval; 7) base mineral: cerâmica-oleiro 8) turismo; 9) produtos e serviços ambientais, 10) madeira, móveis e artefatos.

TIC: AMAZONAS DIGITAL US$26milhion 2009-2011 Satélite Internet Sede Municipal no Interior /AM Banda C Órgãos Pré-WiMax Hot-Spot Hot-Spot HUB Hot-Spot 01 PAC Ponto de Presença Hot-Spot 01 Telecentro PRODAM US$26milhion 2009-2011

CENTROS DE VOCAÇÃO TECNOLÓGICA 2008-2014 27

Laboratórios naturais com sensores e amplificadores para observar e registrar os ciclos da vida, integrados em redes de educação Centro de Ciência e Tecnologia, eco-turismo e educação e difusão científica US$ 45million para 2008 / 2015 (em desenv.)

Plataforma Tecnológica de Mudanças Climáticas articulada com Serviços Ambientais, Conservação e Educação Ambiental (em desenvolv.) US$30million for 2008-12

Plataforma para estudos integrados dos processos atmosféricos na Amazônia; Torre Alta; 2009-2011 Implantação 5 Torres (01 com 340 metros e 04 com 60 metros) para experimentos atmosféricos e ecológicos no Amazonas. Parcerias: Instituto Max Planck de Mainz, MCT, INPA e UEA.

Investimento total no Sistema de Ciência e Tecnologia do Amazonas VI. O financiamento público da educação superior no Estado do Amazonas 17 instituições de formação universitária, com destaque às seguintes instituições públicas: Universidade Federal do Amazonas (28 mil alunos; 78 cursos de graduação), Universidade do Estado do Amazonas (43 mil alunos; 64 cursos de graduação) e Instituto Federal do Amazonas (cerca de 3 mil alunos; 16 cursos) (dados institucionais de 2008); cerca de 160 mil alunos matriculados em 320 cursos de graduação que movimentam um orçamento médio, anual, cerca de R$700 – 800 milhões; Investimento total no Sistema de Ciência e Tecnologia do Amazonas cerca de R$1,2 bilhão no período de 2003/2008, com a formação de 18 mil alunos de graduação; qualificação e profissionalização de cerca de 130 mil pessoas, e a oferta de 4.200 bolsas e 43 programas de pesquisa no Amazonas (dados 2008).

Evolução orçamento SISTEMA - SECT: 2008-2010 2008- R$265 milhões (R$156milhões-UEA); 2009- R$$330 milhões (UEA- mais de R$230milhões); 2010- R$500milhões