SEXUALIDADE Na visão Espírita Ricardo Cordeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS DIFICULDADES E DECEPÇÕES ORIUNDAS DA IGNORÂNCIA DAS BASES DOUTRINÁRIAS; NÃO EXISTE RECEITA PARA A FORMAÇÃO DE MÉDIUNS, DEVIDO.
Advertisements

SEXO – ENERGIA CRIADORA
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Programa III Roteiro 01.
“DICIONÁRIO BRASILEIRO GLOBO MULTIMÍDIA”
Espiritismo e Ecologia
O ser humano: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
1-Virtude da correta compreensão
REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO
A TERAPIA DOS PASSES. Elaborado por: A
Drogas na adolescência
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Vivência da Felicidade Divaldo Franco / Joanna de Ângelis
A PODEROSA ENERGIA DO AMOR
UMA DAS CARACTERÍSTICAS QUE DISTINGUEM O GRUPO DE
Pressão interna para o exterior ZONA CONSCIENTE B A R E I S CRIANÇA PSICOLÓGICA ZONA DE NEGAÇÃO PROIBIDA CONCEITUAL CRIANÇA PSICOLÓGICA É MÁ A
A Natureza do Caminho Interior
ROTEIRO Conceito de sexo como energia criadora cuja utilização se enraíza no espírito; Educação sexual adequada, para o crescimento do espírito; Como educar.
ENERGIA SEXUAL.
Os progressos da psicanálise
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CORPO, CULTURA e LINGUAGEM CORPORAL
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
CARTA ÀS MÃES QUE PERDERAM SEUS FILHOS.
( 4 ) Ambiente Doméstico.
Canalizada por Mario Liani
A EXISTÊNCIA DE DEUS DAMIÃO - Agosto/1999.
OSHO estar atento” “O Milagre do.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Amor e Sexualidade.
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Educação Sexual na Adolescência
AMOR E SEXUALIDADE I
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Familia e ENERGIA SEXUAL
A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.
Desenvolvimento 1. Por que é tão importante se preocupar com a formação do caráter da juventude? LA, 15 juventude? LA, 15 Se os jovens são deixados.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Profª Karina Oliveira Bezerra
CONFLITO APARENTE Pr. Wilson Endruveit.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Rowena Arnehoy Seneween Rowena Arnehoy Seneween
Moral e Direito.
LIÇÃO 11 INTRODUÇÃO: Prov. 3:7; Rom. 14:12.
O Estabelecimento da Nova Luz Mashubi Rochell.
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Nosso Sistema Solar se encontra no cruzamento entre duas galáxias e está se alinhando com o centro da Via Láctea em 2012 quando recebe o fluxo máximo.
O amor humano.
Adolescência e homossexualidade
Pegue a sua Bíblia e diga:
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
SIGMUND FREUD TEORIA PSICOSSEXUAL.
O cosmo coloca à nossa disposição uma fonte de energia inesgotável, mas nem sempre sabemos captá-la. O caminho magnético correto consiste em desejar.
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
NOVOS TEMPOS GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 22 de julho de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
ORGULHO ESPIRITUAL outubro de 2015 Saint Germain EU SOU 135 e 145
“Os que encarnam numa mesma família, sobretudo como parentes próximos, são, as mais das vezes, espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que.
RELAÇÕES ENTRE IDEIAS E DADOS DE FATO
Também necessitamos da Natureza para que nos ensine o caminho para “CASA”, o caminho de saída da prisão das nossas mentes.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Transcrição da apresentação:

SEXUALIDADE Na visão Espírita Ricardo Cordeiro

DEFINIÇÃO Conjunto de caracteres especiais, externos ou internos, determinados pelo sexo do indivíduo; qualidade sexual. L.Espíritos q. 200: Têm Sexo os Espíritos? “Não como o entendemos, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles AMOR e SIMPATIA, mas baseados na concordância de sentimentos.”

“... do Átomo ao Arcanjo, que também começou por ser Átomo.” A Energia Sexual é inerente ao SER Espiritual, se estruturando na longa viagem evolutiva: “... do Átomo ao Arcanjo, que também começou por ser Átomo.” Assim sendo a Energia Sexual está: NO REINO MINERAL NO REINO VEGETAL NO REINO ANIMAL NO REINO HOMINAL Na intimidade do átomo, nas forças de interação atômica, mantendo o agrupamento em matéria sólida. Na força gravitacional do Sistema Planetário, mantendo a Harmonia da Galáxia. Na Polarização Sexual ( Princípio Germinativo) que é levado pelos ventos, insetos e etc. No Instinto Humano; Na Diferenciação das Espécies ( Macho e Fêmea ). Como Energia Procriadora, conectada à Razão; Às emoções e à Moral. Dos mais complexos fenômenos na Organização Física do Homem, que tem como comando o Centro Genésico encarregado do Ministério Sagrado da Reprodução da Espécie. Em razão disso, junto a sua finalidade especificamente definida, o Sexo, e suas funções, são dignas de elevado respeito. Daí não ser concebível seu uso indevido. Devendo, desde o simples impulso pro criativo primário, obedecer a um código de Ética Moral Consciencial.

FUNÇÕES REPRODUÇÃO: Perpetuação das Espécies; PERMUTA ENERGÉTICA: “Alimento” magnético de sustentação das Almas que se enlaçam. Início da Responsabilidade Recíproca. Com isso, “cai por terra” a precariedade das relações estritamente genitais, necessitando da Complementação Magnética Plenificadora dos Seres. Fácil, pois, compreender o “desperdício” das energias da vida: Na Masturbação; Na Prostituição; Nos Encontros Promíscuos; No Sexo sem Respeito.

FUNÇÕES CANALIZAÇÃO DA ENERGIA CRIADORA: Para Obras Assistenciais. Na utilização do AMOR. Aqui o Potencial Criador pode ser bloqueado pela Castração. Mas bem canalizado é fonte de Saúde Integral, devendo obedecer ao referido código Ético-Moral Consciencial. A força não canalizada, deixada em desequilíbrio danifica e destrói: A de Natureza Sexual tem conduzido a história da Humanidade. Ex: Qualquer déspota exibia distúrbios na área do Comportamento na esfera da Sexualidade.

Pode-se, então, dizer que a SEXUALIDADE: É um Estado de ESPÍRITO; O Ser vive conforme as reminiscências fortes que lhe imprimiram na memória e condicionaram o vestuário orgânico de que ora se utiliza para o compromisso evolutivo. “ O Ser Humano não é somente um animal sexual, mas também racional.”. “ A Energia Sexual como recurso da Lei de atração, na Perpetuidade do Universo, e por natureza inseparável da própria Vida, gerando cargas magnéticas em todos os seres, em face das potencialidades de que se revestem.” – Emmanuel – Vida e Sexo. - Através do pensamento é bem ou mal orientado, onde estiver o seu pensamento, aí estará a sua sintonia.

AMOR E SEXUALIDADE A Psicanálise, no início da Teoria Freudiana, colocou o “problema do Amor”, no plano patológico, permanecendo aí até hoje, não obstante o progresso da Teoria Freudiana. Na Cultura Religiosa o Sexo se tornou o “pivô” de todos os Sistemas Morais. A Sexualidade é uma manifestação do AMOR. Assim o Sexo quase conseguiu, nos “domínios populares”, apossar-se da palavra AMOR e reduzir a manifestação desse poder exclusivamente às suas funções. Hoje usamos, num eufemismo da língua italiana a expressão “fazer amor”, para nos referirmos ao ato Sexual. Na verdade, o AMOR pode e deve estar presente nesse ato, embora possa não estar, lamentavelmente é o que está mais comumente acontecendo. No Homem as manifestações do AMOR abrangem toda sua estrutura Vital, Existencial e Psicoafetiva.

AMOR E SEXUALIDADE A deturpação do sentimento pode chegar à sua extinção. Em seu lugar surge a paixão, que não é a exaltação do AMOR, mas sim a exaltação da SENSUALIDADE. O sexo tem sido examinado, apenas de fora para dentro, sem que os mais honestos pesquisadores estejam preocupados em estudá-lo de dentro para fora ( do Espírito para o Corpo). O Sexo não é nem pode ser pecaminoso. Sua função é necessária para o progresso dos Espíritos.   A Pornografia assustadora de hoje, que fomenta a “indústria das perversões sexuais” dos diversos meios de comunicação, é por sua vez um novo eclodir da sensualidade sem freios, desvirtuando o sentido natural da Sexualidade. Com as emoções em desequilíbrio na Humanidade, a Ignorância Religiosa viu ali um adversário forte que deveria ser destruído a qualquer preço visto que o Ser em desequilíbrio rebela-se com as orientações religiosas pré-concebidas e recebidas.

AMOR E SEXUALIDADE Assim sendo, o Ciúme não procede do AMOR, mas do apego Animal no Plano Sensorial. O animal é que ataca e fere por ciúme, nunca o homem, pois nele o AMOR se manifesta em ternura, adoração e consciência do valor do SER AMADO. Assim os “Crimes de Amor” nada têm a ver com o AMOR. São conseqüências de desregramentos, com perda do Equilíbrio Emocional. A expressão “ o pecado do Amor” nos parece, no contexto exposto, tão absurdo quanto “matar por Amor”, pois enquanto não formos capazes de discernir juízos opostos e continuarmos a confundi-los, não estaremos em condições de reformular nossa concepção do Mundo e muito menos da nossa função Nele.  

AMOR E SEXUALIDADE A própria concepção do Homem como um “horizonte”, que por seus membros e órgãos inferiores se liga à Terra, e por seus membros e órgãos superiores se liga aos “Céus”, mostra-nos a constante relação do AMOR com a Sexualidade no Plano Religioso. Durante milênios cultivamos essas práticas na Terra, com requinte e paixão. Cabe-nos apenas agir com prudência e coragem para não aumentarmos a carga de iniqüidade no Planeta ao invés da aliviá-la. As acomodações e permissividades de que o Homem procura utilizar-se para justificar os desequilíbrios e deslizes morais, por mais que se apresentem aceitos e se tornem sociais, não desembaraçarão o SER das condições de atentado às funções da vida. É importante que lembremos que as viciações não são do Corpo, mas sim do Espírito que nele habita.  

AMOR E SEXUALIDADE A ausência da maturidade emocional em muitos dos “Educadores do Sexo”, quase sempre levam a desequilíbrios nas mentes dos jovens a serem educados, visto que por sua imaturidade psicológica muitos desses “Educadores Apressados” são portadores de problemas de complexidade imensa, tornando-se incapacitados de formulações de elevado conteúdo. Qualquer estudo das questões da Sexualidade deverá ser feito mediante o exame da anterioridade da Alma ( O Sexo é sempre resultado, numa vida, das experiências cultivadas nas existências anteriores ). Por mais que se penetrem nas causas atuais dos seus distúrbios, defrontar-se-ão, em realidade, efeitos dos fatores reais que dormitam desde o Pretérito Espiritual.  

“Onde estiver o tesouro, ai se encontrará o coração.” Jesus. AOS PAIS E JOVENS Na adolescência a Sexualidade defronta avultada carga de tormentos, a exigir-lha reparação. A Sexualidade “explode” neste período. As forças que estavam “represadas” emergem produzindo quase sempre danos e prejuízos. No passado a ignorância sobre o assunto forjou a criação dos chamados TABUS. A ciência conhece grande parte dos mecanismos fisiológicos, anatômicos e alguns resultantes emocionais das engrenagens sexuais. Falta, na atualidade, uma filosofia ética sobre a correta utilização do Sexo como normativa eficaz para o exercício das suas faculdades. O homem controla o fogo, os céus, administra empresas, mandatários organizam e sustentam uma cidade, todavia, quando se trata dos compromissos e das manifestações sexuais a Sociedade recorre aos referidos “Tabus” e a Atitudes de Cinismo, sem a sã preocupação de um comportamento sério, com vistas ao entendimento da questão. O problema do Sexo resulta, sem dúvida de atitude mental que se mantêm em relação a ele.   “Onde estiver o tesouro, ai se encontrará o coração.” Jesus.

AOS PAIS E JOVENS Somente a utilização correta da Sexualidade, sobre a inspiração do AMOR e objetivando a Família, corresponde à harmonia da emoção e dom bem-estar do equilíbrio. As aquisições num corpo como noutro Sexo dão ao Espírito conhecimentos completos das vivências numa como em outra forma, preparando-o para libertar-se das complexidades decorrentes da sua morfologia terrena. (É importante lembrar que as viciações não são do corpo, mas do Espírito que nele habita.). A Doutrina dos Espíritos nos revela a Sexualidade sem a constatação pejorativa religiosa do “sexo pecaminoso”, “sujo” e “demoníaco”, embora não apóia a postura da Sociedade Contemporânea que nos apresenta o Sexo como: - Objeto de Consumo; Libertino; Vulgar.

AOS PAIS E JOVENS A Proposta Espírita é da Energia Criadora, toda ela direcionada pela: Razão e Amor; Respeito e entendimento; Fidelidade e Amor. Levando a plenitude e Paz.   “Um sexo para a vida, e não uma vida para o sexo” “Não proibição, mas educação. Não abstinência imposta, mas emprego digno com devido respeito aos outros e a si mesmo. Não indisciplina, mas controle. Não impulso livre, mas responsabilidade. Fora disso é teorizar simplesmente, para depois aprender ou reaprender com experiência.”. Em pleno séc. XXI a Proposta Espírita é: Compreensão amorosa e educativa do ser humano: Nem apedrejamento, nem conivência culposa. Nem julgamento arbitrário; muito menos a omissão da indiferença.

REFLEXÃO FINAL Como está o nosso amadurecimento Afetivo-Sexual? Em que nível estamos? Numa perspectiva psicológica temos que passar pelos seguintes níveis... Amor infantil Amor Adulto Amor Sábio - Apego - Desejo - Posse. Paixão egóica. Sexo instintivo, Egoísta. “Para mim” Carinho Solidarização Afeto Ego bem estruturado Sexo é Sentimento Sexo é Compartilhado  “Comigo” Desapegado Renúncia Sacrifício Ego Transcendente Sexo é Sublimação   “A partir de mim”

“Amemos um pouco mais cada dia e Cristifiquemos a nossa Sexualidade!"