4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Plano de Liderança de Clube
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
FÓRUM GOIANO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. FÓRUM GOIANO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REUNIÃO ORDINÁRIA – SEGUNDA QUINTA FEIRA – 10/01.
MBA TI TURMA 2008/2009 MONOGRAFIA FINAL
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
Escola Municipal Dona Cotinha
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
RESPONSABILIDADE NO DIA A DIA
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
4º ano Reunião de pais.
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
Planejamento estratégico
Curso de Gêneros Textuais
1 Revisão da Resolução CONAMA nº 09/93 2ª GT 10/07/03 A.Origem : 1ª Reunião da C.T. Saúde, Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos (CTSSAGR) # apresentação.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Ministério de Minas e Energia
Mobilização da Comunidade Escolar
Programa Ler e Escrever
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Roteiro de condução da reunião
ENSINO FUNDAMENTAL II.
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA
Logística das Aplicações do SARESP
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Guia de Orientações ao Aluno
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
Fórum de Secretários Executivos
Decisões.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
Gerenciamento de Sala de Aula:
Avaliação Curso de Atualização em Políticas Públicas de Saúde com Ênfase na Assistência Farmacêutica – CRS CO 1ª Turma.
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
CEAOK METODOS DE ESTUDO
Componente Curricular
Componente Curricular
Cronograma de Atividades
OBJETIVOS Objetivo Geral
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ SETOR DA BORRACHA REUNIÃO SETORIAL PRELIMINAR 23/04/2013.
Rio Verde - Goiás - Brasil
“THE BIG BROTHER” “1984” George Orwell.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Residência Multiprofissional em Saúde da Família Coordenadora: Profª Adj. Cristina Maria Garcia de Lima.
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Transcrição da apresentação:

4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/09 2009

4º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE Acolhida

4º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE ROTINA/PAUTA Apresentação dos temas de casa (3º FOCO) Comentários e/ou dissolução de dúvidas com base nas questões do tema de casa; A) Procure estabelecer entre este texto e o primeiro deste módulo, quanto à definição dos gêneros textuais, das esferas de circulação e dos suportes utilizados.

4º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE B- a) Tomando como base o jornal de maior circulação em sua cidade, cite os cadernos que o organizam, as seções nele existentes, os gêneros textuais localizados, os recursos gráficos utilizados. b) Para professores: Como você planeja o estudo da notícia a partir do jornal? Apóie-se nas etapas sugeridas no texto 2 deste módulo. C) Para Supervisores e Coordenadores Pedagógicos: Como apoiar o planejamento dos seus professores para o estudo da notícia a partir do jornal? Em suas visitas às turmas com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento desta aula e apoiar o professor em suas necessidades, o que seria importante você observar?

4º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE C- O penúltimo parágrafo do presente texto sugere que o professore organize grupos na classe para que escolham temas para a criação de pequenos textos enciclopédicos. Você se sente desafiado a desenvolver esta proposta (professor) ou apoiá-la (supervisor ou CP)? Comente em poucas linhas.

4º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE INTERVALO - MANHÃ

4º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE Tarefa de casa: 1)Recolher as sínteses escritas do segundo encontro 2)Sempre: realização de uma síntese escrita para o próximo encontro. ATIVIDADE EM GRUPO: ESTUDO DO TEXTO Texto 4:

4º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE ALMOÇO

4º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE Acolhida

4º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE TARDE: OFICINA DE MATEMÁTICA Oficineiras: Maria Helena e Fátima

3º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE AVALIAÇÃO DO ENCONTRO CADA CP DEVERÁ RESPONDER A AVALIAÇÃO. ENTREGA DAS AVALIAÇÕES DO CIRCUITO CAMPEÃO. SURPRESA FINAL.

4º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE AVALIAÇÃO DO ENCONTRO INSTITUTO AYRTON SENNA – PROGRAMA CIRCUITO CAMPEÃO/CORREÇÃO DE FLUXO FOCO IAS – Formação Continuada – módulo 3 Encontro entre Coordenadores Regionais ou Municipais e Coordenadores Pedagógicos/Supervisores Relatório mensal pelo Coordenador do Encontro Estado:____RS_____________ Município/Regional:________Guaíba____________________ Coordenador Regional ou Municipal responsável pelo encontro: Anajara, Marileia e Vanessa Total de Coordenadores Pedagógicos da equipe:____ Total de Supervisores da equipe: 40 Número de Coord. Pedagógicos presentes: ( 03 ) Com o Para Casa realizado ( ) Sem o Para Casa Número de Supervisores presentes: ( 13 ) Com o Para Casa realizado ( 04 ) Sem o Para Casa Data do encontro: 27/ 08 / 09 Nº do encontro: ( x )1º (x )2º ( x )3º ( x )4º ( )5º ( )6º ( )7º ( )8º

4º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE Ord. Item Assinalar Quanto à organização Sim Não 01 O local da reunião foi apropriado? 02 A escolha do horário foi adequada? 03 A carga horária do dia foi suficiente? Quanto ao planejamento 04 O encontro foi planejado segundo o roteiro? 05 A rotina estabelecida foi seguida? Quanto às estratégias adotadas 06 Foram eficazes para os objetivos no campo gerencial? 07 Foram eficazes para os objetivos no campo pedagógico?

3º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE Sim Não Quanto ao estudo de textos 08 O estudou provocou discussões? 09 Possibilitou articulação com a prática? 10 Suscitou dúvidas? 11 As dúvidas foram resolvidas? 12 Foi preciso buscar ajuda de outros para resolvê-las? Quanto ao conteúdo tratado 13 Qual indicador do campo gerencial mereceu maior atenção nesta reunião? Assinalar apenas uma destas opções 13.a Frequência do aluno 13.b Frequência do professor 13.c Livros lidos 13.d Para Casa” não realizados 13.e Acompanhamento de leitura e escrita 13.f Cumprimento dos dias letivos 13.g Realização de reuniões pedagógicas 13.h Relatório de visita do Coord. Pedagógico/Supervisor

4º FOCO – Programas Instituto Ayrton Senna- 2009-12ªCRE 14 Qual foi o tema trabalhado no campo pedagógico? Escrever Quanto aos recursos utilizados Citar quais 15 Texto 16 Transparências 17 Vídeo 18 Livro 19 Outros

Bom Trabalho e Sucesso a Todos!