As contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de construção do conhecimento. Rosângela Menta Mello rosangelamenta@seed.pr.gov.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO ESCOLAR – PDE 2008 TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA O objeto de.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Portal do Professor SEED/MEC
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Reorientação curricular
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Contexto de Educação a Distância
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Construindo uma identidade profissional
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Curso de Capacitação Docente
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas DIcarahy - Depto. de História, Faculdade.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Departamento de Educação Básica
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
A dispor de uma comunidade educacional. Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (Av. ACM, 755 – Malhado.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Área: Pedagogia Professora PDE: Joice Estacheski (Ponta Grossa)
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora.
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de Secretaria de Educação a Distância.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional ODAIR DOS SANTOS.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

As contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de construção do conhecimento. Rosângela Menta Mello rosangelamenta@seed.pr.gov.br http://rosangelamentapde.pbwiki.com http://estagiocewk.pbworks.com CEWK

IDENTIFICAÇÃO 1.1 Área: Pedagogia – Turma 2008 1.2 NRE: Telêmaco Borba 1.3  Professor Orientador IES/UEPG: Ms Elenice Parise Fontran 1.4  IES vinculada: Universidade Estadual de Ponta Grossa 1.5  Escola: Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional 1.6  Público objeto da intervenção: Professores e alunos do Curso de Formação de Docentes para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

PROBLEMATIZAÇÃO As escolas do Estado do Paraná foram equipadas e possuem acesso a diversos recursos tecnológicos educacionais, tais como: Laboratórios Paraná Digital, TV Multimídia, pen-drive, Portal Dia-a-Dia Educação, TV Paulo Freire e TV Escola, entre outros recursos multimídia, mas constatamos que grande parte dos educadores ainda tem dificuldade de utilizar estes recursos em suas respectivas ações docentes, no seu cotidiano de sala de aula, dentro de uma perspectiva histórico-crítica da educação.

OBJETIVOS Propor roteiros de aula. Pesquisar e organizar tutoriais pedagógicos sobre os recursos multimídias on/off-line, metodologias pedagógicas, ambientes para produções colaborativas presenciais e à distância, que atendam as diversas áreas do conhecimento. Elaborar material pedagógico, no formato de CD-ROM com: sugestões de softwares, sites metodologias e técnicas pedagógicas, artigos, tutoriais, dicas, roteiro de planos de aula.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Teoria da Atividade (Psicologia) Pedagogia histórico-crítica (Didática) Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO Pesquisa bibliográfica e documental. Pesquisa e testes de softwares educativos para Linux. Os estudos para a efetivação das produções didático-pedagógicas e implementação na escola teve como base a pesquisa-ação.

MATERIAL DIDÁTICO Artigos Tutoriais Propostas de planos de aula Softwares Metodologias de Ensino

ARTIGOS A tecnologia na educação A importância da inclusão digital e o acesso às tecnologias A questão dos direitos autorais e a ética no ciberespaço Gestão escolar na sala de aula: algumas reflexões A construção do conhecimento: tecnologias da informação,comunicação e metodologias A avaliação no cotidiano escolar e o uso de mapas conceituais

TUTORIAIS WIKI - PbWorks (escrita colaborativa on-line) WebQuest - EscolaBr (Pesquisa orientada na internet através de um método) Hagaquê - HQ (Salvar as histórias em quadrinhos no formato de imagem) TV Multimídia (comandos básicos)

PROPOSTAS DE PLANOS DE AULA Filosofia Como chegamos a saber o que é belo? – 10.646 Determinismo ou liberdade incondicional - 5.914 Introdução à ética – 4.776 Introdução à Filosofia – 10.728 Karl Marx - O Filósofo – 10.297 Ludwig Wittgenstein: o filósofo da modernidade - 3.078 O Jovem e a construção de uma identidade – 5.923 Platão: O mito da caverna – 22.980 Porque a política é importante para o jovem? – 8.386 Recortes do pensamento mitológico grego – 8.480

Séries iniciais Sociologia A ação antrópica do homem em relação à água – 6.115 A água na história dos povos. – 4.065 A água: seus múltiplos usos e sua importância para a vida. – 6.916 Os ciclos da água – 21.866 Sociologia A vida nas cidades – 3.335 Conquista indígena – direito a educação – 1.361 Introdução a Sociologia – 23.700 Jovens no Ensino Médio e o processo de inclusão social e profissional pela escola – 9.882 O Jovem e a construção de uma identidade – 5.923 Violência - 2.178

Recursos utilizados nas aulas Análise de cenas de filmes, vídeos, desenhos (2D e 3D) Animação/simuladores Apresentação de slides Atividades de campo Atividades individuais, em grupo Blogquest

Cartazes Charges Diferentes gêneros literários Experimento HQ – História em quadrinhos Imagens Indicação de sites/vídeos/livros Jogo Livros on-line Mapas conceituais

Música Obras de arte Orkut Pesquisa on-line com sugestão de sites para o Professor e para o Estudante Produção de curta metragem - roteiro Roteiros de Estudos Rubrica TV Multimídia Webquest Wiki – Escrita colaborativa

Metodologia da problematização do ensino

Pedagogia Histórico-Critica

Mapas conceituais

Escrita colaborativa - WIKI

EDIÇÃO DA PÁGINA 112 Editores cadastrados 168 páginas 392 arquivos 9.454 acessos a página principal

Blog – Diário de Bordo

RECOMENDAMOS OS SEGUINTES ENDEREÇOS http://rosangelamentapde.pbworks.com http://estagiocewk.pbworks.com http://otpcewk.blogspot.com http://tecnologianaescola.blogspot.com/ http://altashabilidades.blogspot.com/ http://oficinablogrosangelamenta.blogspot.com/ http://www.escolabr.org/

Apresentação no DET 2009

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS BERBEL, Neusi Ap. Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Semina: Ci. Soc./Hum., Londrina, v. 17, Ed. Especial, p. 7-17, nov, 1996. DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”. 3. ed. Campinas: Cortez, 2004. GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 4. ed. Campinas: Cortez, 2007. HEIDE, Ann; STILBORNE, Linda. Guia do professor para internet. Porto Alegre: Artmed, 2000. MAGDALENA, Beatriz Corso; COSTA, Íris Elizabeth Tempel. Internet na sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. MAPAS CONCEITUAIS. Disponível em http://spider.ufrgs.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1117550778186_348824491_1468&partName=htmltext acessado em 05/08/2008 às 13h PARANÁ. SEED. Orientações curriculares para o Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em nível Médio, na Modalidade Normal. Curitiba, 2006. (doc) _____. Portal Educacional Dia-a-dia Educação. Apoio ao uso de tecnologias - AUTEC. Disponível em http://www.diaadia.pr.gov.br/autec/ acessado em 05/08/2008 às 13h. SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org.); CASSINO, João (org.) et all. Software livre e inclusão digital. São Paulo: Conrad, 2003.