Tecnologias no Sistema Educativo português

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Transcrição da apresentação:

Tecnologias no Sistema Educativo português radiografia e estratégias de desenvolvimento Sistema Educativo Educação Responsabilidade e acção social ampla Famílias Sociedade civil: media empresas instituições cívicas entidades culturais Estado (vários níveis) iniciativas científicas e culturais. universidades (I.E.Sup.) escolas Ed Pré-Escolar Ens. Básico Ens. Secundário

Escola (Ed. Básica e Ens. Secundário) A Escola tem uma delegação social para, num determinado espaço e tempo, transmitir às gerações mais jovens, conhecimentos e competências consideradas úteis para a vida. Não se pode confundir Escola e Educação. É um erro querer que a Escola se substitua à função educativa de outros e que se responsabilize por toda a educação dos jovens

Escola TIC As TIC não são panaceia para todos os males As TIC podem não ser um factor de inovação e de mudança Podem acentuar as contradições e dificuldades na Escola e na sua relação com a Sociedade Podem contribuir para consolidar/cristalizar as piores práticas pedagógicas

Escola TIC Aprender informática (Limitado, pode ser uma visão perturbadora sobretudo quando se quer que a escola ensine “certa” informática) Aprender a usar os computadores e as redes (Adquirir competências básicas como utilizador e de acordo com a idade, incluindo uma dimensão ética e noções de segurança ) Aprender e viver com os computadores e com as redes designadamente a Internet (Transversalidade das TIC. Utilizar criticamente e produzir Informação Conhecimento Saber)

Escola TIC Uma estratégia articulada e integradora das TIC para promover a info-inclusão com mais e melhores aprendizagens Promover o uso efectivo dos computadores e das redes pelos alunos e pelos professores. Fazer das escolas e das salas de aula o centro da utilização interdisciplinar das TIC. Promover as TIC como catalizadoras da inovação educativa Aumentar, melhorar e rentabilizar os recursos . Mãos no teclado

Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola Identificar e articular iniciativas em curso nos diferentes serviços do ME e de outros ministérios que envolvam as escolas; Conceber, desenvolver e concretizar um programa integrador e mobilizador no domínio do uso dos computadores, redes e Internet na Escolas. Propor a aquisição dos equipamentos e de outros bens no âmbito da utilização das TIC nas escolas Coordenar a execução de projectos e outras iniciativas em curso, respeitantes ao uso de computadores, redes e Internet nas escolas por parte do ME. Promover acções de divulgação e formação

Computadores, Redes e Internet na Escola Coordenadores TIC nas escolas. Em 2005/06 foi publicado o Despacho 26691/2005 segundo o qual as escolas devem criar uma estrutura de Coordenação das TIC com um Coordenador e uma equipa que promoverão o desenvolvimento de um plano de acção em cada agrupamento de escolas para a utilização educativa das TIC. Em 2006/07 todos os agrupamentos de escolas têm um coordenador TIC nomeado e deu-se início ao trabalho em rede destes Coordenadores. 1290 Coordenadores Rede de Centros de Competência A Equipa CRIE coordena e tem dinamizado a actuação de uma rede de Centros de Competência constituídos por Universidades, Centros de Formação de Professores e outras entidades. Estes centros desenvolvem um conjunto variável de projectos no âmbito da utilização pedagógica dos computadores e das redes bem como prestam apoio às iniciativas, nesse âmbito, empreendidas pelas escolas. 19 Centros de Competência

Computadores, Redes e Internet na Escola Disciplina TIC No quadro das condições previamente existentes foram empreendidas diversas medidas visando assegurar o funcionamento da disciplina TIC em todas as escolas com o 9º e 10º anos introduzindo, simultaneamente, algumas mudanças com vista a propiciar o seu melhor enquadramento. Assim foi incrementado um conjunto de medidas para superar deficiências técnicas que subsistiam no equipamento das Salas TIC, foi redefinido o perfil de recrutamento dos professores para leccionação desta disciplina e foram promulgadas orientações tendo em vista uma maior transversalidade curricular da disciplina 1309 salas (no 3º CEB e Ens. Sec.) com 19635 computadores Projecto CBTIC@EB1 Promove a utilização das TIC nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico sendo coordenado pela CRIE com o apoio financeiro do POSC e a operacionalização de Instituições de Ensino Superior. Dirige-se essencialmente aos alunos mas também aos professores do 1º CEB. 18 Instituições de Ensino Superior 175 111 alunos 17417 professores 71 274 diplomas de competências básicas em TIC (DCB).

Computadores, Redes e Internet na Escola Formação de professores em TIC Foi reequacionado o modelo de formação contínua dos professores em TIC mediante a elaboração de um Quadro de Referência. Realizaram-se acções de formação destinadas a formadores, a membros de Conselhos Executivos e a professores. 228 entidades formadoras 578 formadores 21500 professores - formandos . . Foi introduzida nesta formação uma componente de trabalho on line baseada na plataforma Moodle cuja utilização se tem vindo a generalizar 2094 participantes no Moodle CRIE

Computadores, Redes e Internet na Escola 1º Concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos Visa apoiar projectos das escolas para a produção de conteúdos educativos em suporte digital, bem como as práticas daí decorrentes. 256 projectos em curso . Projecto eTwinning O eTwinning é uma acção do Programa eLearning da União Europeia que tem como objectivo criar redes de trabalho colaborativo entre escolas dos 25 países Projecto SACAUSEF Promove a criação de um sistema de avaliação, certificação e apoio à utilização de software educativo com o apoio do POAT FSE-QCAIII

Computadores, Redes e Internet na Escola Projecto SeguraNet Propondo-se contribuir para uma utilização mais segura da Internet, nomeadamente por parte das crianças e jovens, o SeguraNet integra-se no Programa Insafe - Safer Internet da U.E. Rede de escolas ENIS Mais de 400 escolas as quais, a nível europeu, se constituem como elementos de referência na utilização educativa das TIC Esta rede é promovida pelo consórcio European Schoonet que o ME integra. Programa CONNECT Visa desenvolver uma plataforma que permitirá, aos alunos, acederem on line a um vasto conjunto de museus de Ciência e a realizarem experiências virtuais nos domínios da Física e da Química.

Computadores, Redes e Internet na Escola CATE - Centro de Apoio às TIC na Escola Serviço permanente de apoio à utilização das TIC nas escolas no que tem contado com a colaboração da FCCN e da Microsoft. O CATE constitui um ponto de apoio on line e telefónico para a superação de quaisquer dificuldades surgidas nos estabelecimentos educativos com a utilização dos computadores e das redes. . Mais de 9000 situações resolvidas Banda larga nas 8500 escolas

Computadores, Redes e Internet na Escola Iniciativa “Escolas, Professores e Computadores Portáteis” Concurso de projectos educativos para atribuição às escolas, dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de 14 computadores portáteis, uma rede wireless e um projector de vídeo para serem utilizados pelos alunos em actividades pedagógicas nas salas de aula bem como para a atribuição de mais até 10 computadores portáteis para serem utilizados pelos professores dessas escolas envolvidos no projecto pedagógico aprovado. 1163 projectos aprovados 27666 computadores portáteis atribuídos

Computadores, Redes e Internet na Escola Perspectivas próximas Acompanhamento da Iniciativa dos Portáteis Redes Locais nas escolas (wired e wi-fi) Lançamento do sistema de avaliação e certificação de software educativo Trabalho em rede com os Coordenadores TIC e com os Centros de Competência Promoção do uso de software livre

Computadores, Redes e Internet na Escola Equipamento: Prosseguir a evolução registada com vista à meta dos 5 alunos por computador até 2010 Redes de terminais leves

Computadores, Redes e Internet na Escola Conteúdos Digitais Obrigado Vasco Graça