Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Advertisements

Informática na Educação
Orientação – acesso ambiente virtual
Noções de Sistemas Operacionais
Raphael Gatti Thomás Bryan
Análise de Casos de Uso.
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Introdução à Informática
Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino
COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
Estatística Básica Utilizando o Excel
Estudo de Caso 1: UNIX e LINUX
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Auditoria de Segurança da Informação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Aula 6 Subprogramas Universidade do Vale do Rio dos Sinos
GERENCIAMENTO DE REDES
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
M G C T I G S C Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop Alan Frazão de Morais, Danielle Marina Araújo de Brito & Vinícius Corrêa.
M G C T I G S C Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop Alan Frazão de Morais, Danielle Marina Araújo de Brito & Vinícius Corrêa.
M G C T I G S C Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop Alan Frazão de Morais, Danielle Marina Araújo de Brito & Vinícius Corrêa.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Classes e objetos Modelagem
Sistemas Operacionais
Capítulo 6 Organização.
Inscrição GDAE Equipe de Atribuição de Aulas - CELP/DRHU/SE 2011.
Análise de Casos de Uso Alexandre Motnteiro.
Instalação e Configuração
Monitoramento de logs e registros de sistemas
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE INFORMÁTICA Workshop de Testes PROSOFT Setembro/ 2010 Daniel Leitão Juliana Xavier.
Impressão de etiquetas
JAVA: Conceitos Iniciais
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Introdução ao Desenvolvimento Web
Salas de Matemática.
Ethos: Sistema Distribuído para Suporte ao Comitê de Ética em Pesquisa Autor: Rodrigo Stefani Domingues Orientador: Prof. Dr. Carlos M. T. Toledo Faculdade.
VI e-Science XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) BIOPEN MANAGER FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA COLETA E ANÁLISE DE DADOS LABORATORIAIS.
Extranet GRD – Guia de Remessa de Documentos
Nova solução CRM da Riosoft
Curso de Básico de Reservas e Tarifas - Amadeus Vista 3.1.
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
1/27 IV Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática - ESFEM 16 e 17 de dezembro de 2005 Antonio.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Rio Verde - Goiás - Brasil
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
UML - Unified Modeling Language
Ferramenta Lanschool U Disciplina de Redes de Computadores
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Planilha Eletrônica - Excel
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
Informática Básica – Unidade 2
Contagem Sequencial do Estoque
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Transcrição da apresentação:

Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop Alan Frazão de Morais, Danielle Marina Araújo de Brito & Vinícius Corrêa de Souza Campelo

Roteiro Plataforma AGORA Especificações Implementação Introdução Problema Objetivos Metodologia Definições Projeto Plataforma AGORA Especificações Implementação Resultados Conclusões Trabalhos Futuros

Introdução Engagegrid é um projeto Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento do projeto “Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop” que se insere no âmbito do projeto EngageGrid . Engagegrid é um projeto Vigência de abril de 2008 a março de 2010 Fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Está sendo realizado no MGCTI da Universidade Católica de Brasília (UCB)

Introdução O projeto “Framework para Análise da Colaboração na Realização de um Compromisso por um Grupo em Desktop Compartilhado” utilizando o serviço de compartilhamento de desktop da plataforma AGORA; Este projeto analisa as informações contidas na dissertação , entendendo e aprimorando as idéias retratadas e implementando parte dos serviços de base de Configuração e Realização em uma rede de compromisso, na plataforma AGORA;

O problema Atualmente a plataforma AGORA faz o compartilhamento de desktops, porém não permite que haja a criação e o gerenciamento de um compromisso.

Objetivo Entender a plataforma AGORA e adaptar a plataforma AGORA para o projeto EngageGrid; Analisar a estrutura do projeto “Framework para Análise da Colaboração na Realização de um Compromisso por um Grupo em Desktop Compartilhado” (SANTANA, 2009), no que se refere a geração e utilização dos espaços de trabalho de um compromisso; Implementar parte do serviço de Configuração de um compromisso; Implementar parte do serviço de realização de um compromisso, possibilitando aos participantes contribuírem de forma conversacional no compromisso. (SANTANA, 2009)

Metodologia

Definições Grid Shared Desktop - GSD AGORA EngageGrid Permite o compartilhamento de desktops; Capacidade de interligar vários usuários de forma interativa; AGORA A Plataforma implementa o conceito GSD; Adaptada ao projeto EngageGrid; Desenvolvida pelo Laboratório de Informática, Robótica e Microeletrônica de Montpellier – LIRMM (Montpellier,França); EngageGrid Conceber e prototipar uma Rede de Compromissos como um arcabouço teórico e um ambiente computacional de suporte a profissionais do conhecimento.

Definições - AGORA Remote Frame Buffer (RFB) Na busca do entendimento da plataforma, as seguintes tecnologias foram pesquisadas: Remote Frame Buffer (RFB) Protocolo simples para acesso remoto a interface gráfica do usuário. Virtual Network Computer (VNC) Possibilita acesso de rede remota a desktops gráficos de uma máquina cliente para uma máquina servidor. Desktop Comunnication Protocol (DCOP) Protocolo criado para possibilitar a comunicação entre processos do sistema no KDE. KDE Um ambiente gráfico e uma plataforma de desenvolvimento livre  e de código aberto.

PLATAFORMA AGORA Desktops Compartilhados Para cada grupo que o usuário participa, são criados através do VNC, desktops no modo VIEW e no modo SHARE. Após a criação dos desktops nos dois modos, as conexões são efetuadas.

PLATAFORMA AGORA Exemplo Considere como exemplo os dois usuários Participante1 e Participante2 que fazem parte do mesmo grupo chamado GrupoA. Quando os dois usuários acessarem a plataforma, a seguinte configuração será efetuada.

PLATAFORMA AGORA Para o usuário a conexão dos desktops ocorre de forma transparente.

Projeto Compromisso Rede de Compromisso O Compromisso do ciclo de vida na rede é um ambiente computacional que apóia a integração de trabalhadores dentro de uma organização de acordo com determinados critérios. Rede de Compromisso Consiste em um conjunto de indivíduos interligados, que estão comprometidos a um objetivo ou causa em comum, eliminando a distância física capaz de impossibilitar o compartilhamento das informações.

A Rede de Compromisso resulta no ciclo de vida de cada compromisso Projeto A Rede de Compromisso resulta no ciclo de vida de cada compromisso Fase de Negociação Fase de Configuração Fase de Realização Fase de Síntese Fase de Análise

Projeto Objetivo do Compromisso Usuários do Compromisso Possibilitar ao participante do compromisso a visualização de contribuições de tarefas de forma transparente em uma estrutura compartilhada. Usuários do Compromisso Proponente: Usuário que propõe o compromisso. Participantes: Usuários que colaboram no desenvolvimento da tarefa e que necessitam visualizar o trabalho de seus companheiros de grupo. Estrutura do compromisso É composta de espaços de trabalho. Fase de Configuração Inicio do Plano de Elaboração com suas respectivas atividades.

Fase de Configuração - Criação do Compromisso Projeto Fase de Configuração - Criação do Compromisso Espaços de Trabalho Espaço de Trabalho é o espaço principal do compromisso, é o local onde todos os espaços restantes serão criados. O Espaço de Coordenação armazena o arquivo XPDL padrão. Arquivo XPDL: usado para definição do compromisso e criação/atualização dos espaços de trabalho.

Projeto Fase de Configuração – Geração/Atualização do Compromisso Espaços de Trabalho Através do Editor TWE na opção gerar/atualizar uma rede de compromisso.

Projeto – Fase de Realização Objetivo é desenvolver as tarefas de forma colaborativa, possibilitando diversas contribuições dos participantes para que a tarefa seja realizada com sucesso. Contribuição Contribuição será do tipo CONVERSACIONAL composta de proposta, contraproposta, acordos ou tipo ação, que geraram indicadores de desempenho e andamento do grupo. As contribuições estarão localizadas no subespaço de Elaboração referente à tarefa desejada.

Estrutura dos espaços de contribuição ao adicionar uma contribuição Projeto – Fase de Realização Estrutura dos espaços de contribuição ao adicionar uma contribuição

Projeto – Fase de Realização Enviar Mensagem Troca de mensagens entre os participantes do compromisso. Decidir Contribuições do Artefato Possibilita que o participante possa analisar as propostas, contraproposta que obtiveram mais acordos, para que o participante possa decidir qual contribuição fará parte do artefato final. Solicitar salvar versão Permite que o participante possa enviar as propostas e contraproposta que achar interessante para o subespaço de versões, para que fique guardado. Solicitar visualização quantitativa Exibir informações do subespaço de Anúncios

Implementação FASE DE CONFIGURAÇÃO Shell script – Linguagem de Programação utilizada para as fases de configuração e realização. FASE DE CONFIGURAÇÃO Criar espaço de configuração do compromisso; Gerar Espaço de Trabalho de um Compromisso; Atualizar Espaço de Trabalho de um Compromisso; Solicitar Envio de Convites;

Implementação FASE DE CONFIGURAÇÃO Criar espaço de configuração do compromisso; É a função que cria o espaço de configuração do compromisso; Cria Espaço de Coordenação do Grupo; Copia o arquivo XPDLdefault do sistema para o Espaço de Coordenação do grupo; Gerar Espaço de Trabalho de um Compromisso; É a função que gera os espaços de trabalho do compromisso; Abre o arquivo XPDLdefault dentro do Espaço de Coordenação do Grupo com a ferramenta Together Workflow Editor (TWE); Criar as atividades e tarefas do compromisso;

Implementação FASE DE CONFIGURAÇÃO Atualizar Espaço de Trabalho de um Compromisso; É a função que atualiza os espaços de trabalho do compromisso; Abre o arquivo XPDLdefault dentro do Espaço de Coordenação do Grupo com a ferramenta Together Workflow Editor (TWE); Atualiza as atividades e tarefas do compromisso; Solicitar Envio de Convites; É a função que envia os convite aos participantes do compromisso; Seleciona os participantes do compromisso e envia os convites;

Implementação FASE DE REALIZAÇÃO Adicionar Contribuições; Enviar Mensagens; Solicitar Visualização Quantitativa; Solicitar Salvar Versão; Decidir Contribuições do Artefato; É a função que permitirá o participante a adicionar contribuições; O participante poderá escolher uma nova contribuição; O participante poderá escolher responder uma contribuição; O participante poderá escolher acordar com alguma das contribuições;

Implementação FASE DE REALIZAÇÃO Enviar Mensagens; É a função que envia mensagens aos participantes do compromisso; Abre um arquivo texto para digitar o texto da mensagem; Salva um arquivo no espaço de mensagem; Envia informação de inserção de mensagem no subespaço de anúncios; Solicitar Visualização Quantitativa; É a função que permitirá ao participante solicitar uma visão quantitativa; Exibe o arquivo texto no subespaço de anúncios;

Implementação FASE DE REALIZAÇÃO Solicitar Salvar Versões; É a função que permitirá ao participante solicite que o artefato final seja enviado ao subespaço de resultado; Mostra as propostas e contrapropostas; Copia o artefato escolhido na proposta ou contra proposta e coloca no subespaço de versões; Decidir Contribuições do Artefato; É a função que permitirá ao coordenador do compromisso decida qual contribuição fará parte do artefato final; Mostra as propostas e contrapropostas com os acordos; Cria no subespaço de resultados o artefato resultante;

Resultados Entendimento da plataforma AGORA; Entendimento do projeto EngageGrid; Este Projeto tem como resultado final a implementação das funções capazes de fazer a criação de um compromisso, atualização do compromisso e possibilitar contribuição conversacional;

Conclusões O Projeto EngageGrid é a concretização de uma idéia que foi amadurecendo desde o ano 2005 por diversos pesquisadores, com o intuito de facilitar a integração dos participantes de um compromisso O Projeto “Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop compartilhado” inicia o processo de implementação dessa idéia e fica perceptível o desafio que ainda virá pela frente.

Trabalhos Futuros Aprimorar a Fase de Realização Gerando log de ações (Local onde todos os eventos ocorridos durante a fase de realização do compromisso serão guardados ) Implementando a contribuição do tipo ação. Aprimorar o analise quantitativo possibilitando a visualização das atividades dos participantes de um compromisso em forma textual e também gráfica. Implementar a analise qualitativo que consiste em calcular dados a partir de contribuições referentes ao compromisso para que seja possível gerar conclusões por meio de regras de inferência. Implementar a Fase de Negociação, Analise e Síntese.

Agradecimentos