ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 SCTMF Sistema para Criação e Testes de Modelos Formais.
Advertisements


Implementação do CIBAC no SIE usando SOA
UFRGS UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA : O CASO DA EMPRESA DOMINIO CONSULTORIA EM INFORMAÇÃO Aluno: Roberto Pinho Mazzilli.
#pshare: compartilhando preços de produtos na web Dárlinton B. F. Carvalho Março de 2010.
Contexto de Educação a Distância
Bruno Augusto Vivas e Pôssas
Projeto Sebo Virtual Juliano Oliveira de Souza
Anderson Berg Orientador: Prof. Fernando Buarque
Site de uma disciplina: um espaço de aprendizagem
Prof. Jorge Luis Risco Becerra Auxiliares:Prof. Eduardo Lobo
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Gabriel Angelo Nazário Orientador: Elton José da Silva
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Sistemas de Recomendação
Equipe Bruno Ghisi Bruno Ghisi Diogo Verçosa Diogo Verçosa Raylson Carlos Raylson Carlos Reginaldo Júnior Reginaldo Júnior Renato Arruda Renato Arruda.
Apresentação Intermédia José Graciano Almeida Ramos Orientador: Professor Dr. Jaime S. Cardoso Responsável INESC Porto : MSc. Ricardo Sousa 1 FEUP-MIEIC.
Digital Item Processing
Um estudo exploratório da aplicação da engenharia de software orientada a agentes para o desenvolvimento de ferramentas de suporte a comunidades online.
Ethos: Sistema Distribuído para Suporte ao Comitê de Ética em Pesquisa Autor: Rodrigo Stefani Domingues Orientador: Prof. Dr. Carlos M. T. Toledo Faculdade.
CURRICULO +.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Engenharia de Software
Kaspersky Lab Apresentação. Acreditamos que todos devem ser livres para obter o máximo da tecnologia... sem invasões ou outras preocupações com a segurança.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
PESQUISADOR: CASSIANO DALCIN / 2010 Trabalho de Conclusão de Curso MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Medianeira.
2005 Cin - Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE Iniciação Científica Visual # Tool Bolsista: Rodrigo Cavalcante Mendes Orientadores:
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Simples como a web deve ser. Uma empresa que oferece serviços e soluções voltados essencialmente para a web. Criada no inicio de 2010, a Coresphere se.
MESTRADO EM REDES DE COMPUTADORES
Equipe: Eduardo, Elano, Janssen, João Chaves, João Johanes, Olavo, Ronner Prof. Régis Patrick Silva Simão ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Estrutura Padrão de Apresentação Oral de Estágio (30 minutos)
Representação Arquitetural
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Filtragem Colaborativa
Orientador: Prof. Msc. Silvio César Cazella Um protótipo de aplicação para recomendação de produtos baseado no interesse e comportamento de consumo do.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Testes Baseados Em Riscos: Uma revisão do Estado-da- Arte Nielson Pontes Outubro, 2010.
GENESE – Sistema de Apoio para a Educação a Distância Alfredo Lanari de Aragão.
OO - Revisão Programação Orientada a Objetos Profa. Cristiane.
Filtragem de Informação
ENIA 2001/SBC Fortaleza, CE 30/07 a 03/ ActiveSearch Um Agente Pró-ativo para Recuperação de Documentos Similares em Repositórios Digitais.
01/03/2004PCS PROJETO DE FORMATURA I - ESCOLA POLITÉCNICA DA USP 1 Vocalização Digital de Textos ORIENTADOR: Prof. Dr. Ricardo Luis de Azevedo da.
Aperfeiçoamento e Desenvolvimento de um Simulador em Mercados Futuros Henderson Amparado de Oliveira Silva Lavras Minas Gerais –
CloudSim Um framework para modelagem e simulação de infraestrutura e serviços de Computação em Nuvem.
Agenda  Apresentação  Objetivos  Motivação  Principais casos de uso  Arquitetura  Desenvolvimento  Tecnologias  Protótipo  Conclusão.
Análise de estratégias para implantação de segurança em arquiteturas orientadas a serviços Dezembro/2010 Itabaiana/SE Universidade Federal de Sergipe –
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Aplicações e Práticas Web 2.0 na Biblioteca Escolar Profº Dr. Lino Oliveira Apresentação de aplicação Joaquim Jorge Sousa Susana Mª Lopes.
UML Components MO409 – Eng. de Software Profa. Eliane Martins
Sistema Almirante Gabriel Junji Ito Giuliano Diego Barbarra.
WebPTM Web Project and Time Manager Autor: Daniel Nicoletti Orientador: Prof. Dr. Carlos Miguel Tobar Toledo Co-Orientador: Murilo Woigt Miranda PONTIFÍCIA.
Nostradamus ® Estimativa em projetos de software Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática – CIn Projeto de Desenvolvimento – if688 Recife,
Uma Ferramenta para monitoramento de Usuários da rede sem fio da UEL Aluno: Daniel H. Acorsi Alves Orientador: Mario Lemes Proença Jr.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
ESCOLA DE ENGENHARIA / UFRGS Avaliação de alguns elementos do STP Paulo A. Barba Baptista Trabalho de diplomação 2 AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE IMPLEMENTAÇÃO.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 03 de Outubro de 2008 PCS2050 – Projeto de Formatura II  Andre Romero Gonçales  Milton Yukio Godoy Saito.
Aluno: Oscar Chamma Orientador: Armando Hage Curso de Especialização Engenharia de componentes com JAVA ENTERPRISE 1.
Objetos de Aprendizagem questões para discussão Miriam Struchiner NUTES/UFRJ CREAD Outubro, 2008.
FACULDADE SINERGIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NOME COMPLETO TÍTULO Orientador(a) Acadêmico(a)
Prof. Luiz Carlos Rosa Junior
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Aluno: Marcelo Teixeira Peraça Orientador: Ângelo Gonçalves Luz.
Mconf Mconf Plataforma do serviço de Conferência Web da RNP Thiago Borges de Oliveira
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO Um serviço de recomendação inter-aplicações baseado em filtragem colaborativa Aluno: Jefferson Silva de Amorim Orientador: Prof. Dr. Byron Leite Dantas Bezerra

Objetivos Realizar uma revisão da literatura e propor novos sistemas e técnicas de recomendação inter-aplicações Adaptar a implementação de uma técnica de filtragem colaborativa para realizar recomendações inter-aplicações Desenvolver um Web Service que expõe as principais funcionalidades da técnica de filtragem colaborativa adaptada

Objetivos Desenvolver uma ferramenta web para coleta de dados e suporte à análise de recomendações Analisar as recomendações realizadas pelo serviço de recomendação desenvolvido

Conceitos fundamentais

Sistemas de Recomendação Se utilizam de tecnologias de personalização Oferecem uma experiência personalizada aos usuários Possuem geralmente 2 funcionalidades: Predizer Nota Gerar Lista Personalizada

Sistemas de Recomendação Engenho de personalização

Sistemas de Recomendação Personalização de conteúdo Utiliza de informações do usuário para recomendar itens Função utilidade

Sistemas de Recomendação Técnicas de personalização de conteúdo Baseada em conteúdo Filtragem colaborativa Demográfica

Sistemas de Recomendação Filtragem colaborativa Duas abordagens podem ser utilizadas para definir a função utilidade: Memory-based Definem-se heurísticas Model-based Define-se um modelo a partir das avaliações

Sistemas de Recomendação Filtragem colaborativa (Memory-based) Medida de similaridade Coeficiente de correlação de Pearson Função utilidade Baseada em kNN

Sistemas de Recomendação Filtragem colaborativa (Memory-based) Vantagens: Recomendação inovadoras e surpreendentes Alto grau de reusabilidade Facilidade de extensão Desvantagens Problemas Novo usuário Novo item Esparsidade Ovelhas negras

Arquitetura Orientada a Serviços Unidades lógicas representadas como pequenas unidades Utiliza o paradigma de orientação a serviços Características: Direcionada ao negócio Independente de plataforma Centrada na empresa Direcionada à composição

Arquitetura Orientada a Serviços

Arquitetura Orientada a Serviços Web Services

Arquitetura Orientada a Serviços Princípios de orientação a serviços

Metodologia proposta

Sistema de recomendação inter-aplicações Modelo conceitual

Inter-Applications Recommendation Service Desenvolvido utilizando as tecnologias: Java EE JBoss AS MySQL Mahout

Inter-Applications Recommendation Service Modelo arquitetural

Inter-Applications Recommendation Service Módulo de Serviço

Inter-Applications Recommendation Service Módulo de Contextualização

Inter-Applications Recommendation Service Módulo de Contextualização Descontextualização Contextualização

Inter-Applications Recommendation Service Módulo de Recomendação

Inter-Applications Recommendation Service Módulo de Recomendação Adaptações realizadas em 2 momentos: Coeficiente de correlação de Pearson Cálculo da utilidade

Inter-Applications Recommendation Service Exemplo

Inter-Applications Recommendation Service Repositório de Conhecimento

Análises e Resultados

Coleta de dados e análise de recomendações Ferramenta desenvolvida para dar suporte a coleta de dados e as análises realizadas JSF Facelets Primefaces Composta por 3 módulos Coleta de dados Recomendação Usuário

Coleta de dados e análise de recomendações Módulo de coleta de dados

Coleta de dados e análise de recomendações Módulo de recomendação

Coleta de dados e análise de recomendações Módulo de usuário

Coleta de dados e análise de recomendações Base de dados Existentes Wikilens, MovieLens, Book-Crossing e Jester Joke Coletada 3 contextos 30 itens/contexto 52 usuários 1560 avaliações

Coleta de dados e análise de recomendações Análise das recomendações Recomendação inter-aplicações X Recomendação clássica Itens recomendados Vizinhos do usuário

Coleta de dados e análise de recomendações Itens recomendados Novos itens

Coleta de dados e análise de recomendações Itens recomendados Omissão de itens

Coleta de dados e análise de recomendações Itens recomendados Itens com notas e ordens de utilidade iguais

Coleta de dados e análise de recomendações Itens recomendados Itens com notas iguais e ordens de utilidade diferentes

Coleta de dados e análise de recomendações Itens recomendados Itens iguais com notas diferentes

Coleta de dados e análise de recomendações Vizinhos do usuário Vizinhos iguais com mesma ordem de semelhança

Coleta de dados e análise de recomendações Vizinhos do usuário Vizinhos iguais com ordens de semelhança diferentes

Coleta de dados e análise de recomendações Vizinhos do usuário Vizinhos diferentes

Coleta de dados e análise de recomendações Vizinhos do usuário Vizinhança híbrida

Considerações finais

Resultados e Dificuldades Resultados promissores Ameniza alguns problemas Novo usuário e Ovelha negra Problemas como o do novo item e de esparsidade persistem Houve dificuldade em encontrar uma base de dados para teste Coleta de dados

Trabalhos futuros Experimentos baseados em análises estatísticas Outras técnicas de filtragem CMBF, SMBF e HMBF Representação do conteúdo descritivo de itens pertencentes a diferentes aplicações Análise de Dados Simbólicos

Referências

Referências

Referências

Obrigado! O código fonte do projeto está disponível em http://code.google.com/p/iars