NÚCLEO ESPÍRITA A CAMINHO DA LUZ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pontos Principais da Doutrina Espírita
Advertisements

OBJETO: A REENCARNAÇÃO *** INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Da Volta do espírito ao Mundo Corporal
Da Volta do espírito ao Mundo Corporal
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
" Conquistar a felicidade "
Programa IV Roteiro 12.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
Livre Arbítrio e Determinismo.
REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO
- Famílias - 1.
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
Existem espíritos errantes de animais no mundo espiritual?
NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO
A necessidade de nascer de novo
da REENCARNAÇÃO das existências Livro dos Espíritos Pluralidade
MUNDO ESCURO POR ONDE ANDA DEUS? Parte Final
HOMEM QUE NASCEU QUATRO VEZES
Sopre as Cinzas Números 4.13
APREDENDO A ORAR.
Maria a Bem-Aventurada
NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO
01/21.
Seja Bem-Vindo !.
Reino de Deus se não nascer de novo
Um Tratado sobre Magia Branca O Caminho do Discípulo 204
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Missão do Lar.
A F a m í l i a e a R e e n c a r n a ç ã o !
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
Livre Arbítrio e Determinismo.
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
Algumas funções do sangue:
Reencarnação e transformação íntima
Meus irmãos e minhas irmãs;
Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local – Parte 3
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
A verdadeira espiritualidade
O processo reencarnatório
A HERANÇA.
As Leis da Reencarnação e do Carma e a Evolução do Espírito
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
CELE – 21 de agosto de 2007 Expositor: Carlos A. Parchen.
O Projeto do Reino de Deus
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
DESENCARNAÇÃO A vida futura
Reencarnação: Lei da Natureza janemaiolo.
O processo de DESENCARNAÇÃO
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Carta do Apóstolo Paulo
Família e Ambiente Familiar
Jesus cura um mudo Lucas 11:
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
LEI DO TRABALHO Quando eu mudo o mundo muda
Quando morrer... Quando a hora chegar estarei preparado? Creio que ninguém está preparado para a morte. Para o desconhecido poucas pessoas estão prontas.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará. Decálogo: "Êxodo", cap. XX, v. 12.
Lição da Escola Sabatina 07 de maio à 13 de maio.
A alma e o objetivo da encarnação.
A justiça de Deus e a reencarnação
Honrai a vosso pai e a vossa mãe
ESE, Capítulo III – 13 a 15. “(..) o nosso globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso. Ele progride, fisicamente, pela transformação.
Transcrição da apresentação:

NÚCLEO ESPÍRITA A CAMINHO DA LUZ Tema: REENCARNAÇÃO

DEFINIÇÃO E PREMISSAS Ato de reencarnar; nova encarnação. Existência do Espírito e do Perispírito. Lei do Progresso

PROGRESSÃO DOS MUNDOS Santo Agostinho O progresso é uma das leis da natureza. Todos os seres da Criação, animados ou inanimados, estão submetidos a ela, pela bondade de Deus, que deseja que tudo se engrandeça e prospere. A própria destruição, que parece, para os homens, o fim das coisas, é apenas um meio de levá-las, pela transformação, a um estado mais perfeito, pois tudo morre para renascer, e nada volta para o nada.

A REENCARNAÇÃO NO PASSADO BUDA: Príncipe Sidarta “Não procuro ter discípulos.Procuro apenas o fim dos ciclos dos nascimentos e a pacificação duradoura.” Conceitos- KARMA / SAMSARA / NIRVANA

PITÁGORAS/SÓCRATES O Homem é uma alma encarnada; A alma impura precisa renascer. A tese de Sócrates, herdada de Pitágoras, é de que existe um ciclo de renascimentos, estando cada renascimento condicionado pelo que o procedeu, e esse ciclo tem como objetivo uma purificação que visa alcançar esferas superiores. (Sócrates, Jesus e Buda, Frédéric Leonoir)

CONCEITOS DE VIDA ETERNA E RESSURREIÇÃO O MESTRE JESUS Existência do Reino dos Céus após a morte, portanto existência de um ente além da matéria (oposição ao Judaísmo); CONCEITOS DE VIDA ETERNA E RESSURREIÇÃO

RENCARNAÇÃO NO EVANGELHO “E os discípulos lhe perguntaram, dizendo: Pois por que dizem os escribas que importa vir Elias primeiro ? Mas ele, respondendo, lhes disse: Elias certamente há de vir, e restabelecerá todas as coisas: digo-vos, porém, que Elias já veio, e eles não o conheceram, antes fizeram dele quanto quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer às suas mãos. Então conheceram os discípulos que de João Batista é que ele lhes falara.” (Mateus, 17:10-13 e Marcos, 9:10-12) “Na verdade, na verdade te digo que não pode ver o reino de Deus, senão aquele que nascer de novo.” “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é Espírito. Não te maravilhes de eu te dizer: importa-vos nascer outra vez.” (João, 3:3) ÁGUA COMO SÍMBOLO DA NATUREZA MATERIAL.

LIVRO DOS ESPÍRITOS - CAP. II 132 Qual é o objetivo da encarnação dos Espíritos? – A Lei de Deus lhes impõe a encarnação com o objetivo de fazê-los chegar à perfeição. Para uns é uma expiação; para outros é uma missão. Mas, para chegar a essa perfeição, devem sofrer todas as tribulações da existência corporal: é a expiação. A encarnação tem também um outro objetivo: dar ao Espírito condições de cumprir sua parte na obra da criação. Para realizá-la é que, em cada mundo, toma um corpo em harmonia com a matéria essencial desse mundo para executar aí, sob esse pontode vista, as determinações de Deus, de modo que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.

A JUSTIÇA DA REENCARNAÇÃO Única explicação que satisfaz a razão em relação: diferenças sociais, enfermidades, poder, saúde, satisfação de sentidos, caráter, morte prematura etc..; Oportunidade do arrependimento e do crescimento, inexistência do mau eterno; Inexistância de um Deus que pune e condena, lei de causa e efeito; Somos os nossos Juízes e algozes.

O LIVRE ARBÍTRIO Personifica a grande bondade do Pai; O Espírito necessita construir sua jornada com liberdade; Nada lhe é imposto, ou previamente traçado pelo destino ou por planos pré-estabelecidos; Nossa encarnação é conduzida por tendências/aptidões, não por obrigatoriedades, imposições ou “planos reencarnatórios”. Vencer tendências ruins, evoluir, progredir.

LEI DE CAUSA E EFEITO As Leis naturais são harmônicas e perfeitas; Todo ato e pensamento implica em um registro em nosso perispírito; Esses registros são constituídos de cargas negativas e positivas, ligadas a determinados Centros de Forças; Um registro negativo somente pode ser anulado por um registro positivo; O registro no perispírito constitui um instrumento da Justiça Divina, estabelecendo o mecanismo de causa e efeito; A energização do perispírito, resultado dos registros ocorridos, determinará as tendências reencarnatórias do espírito.

QUAIS SÃO AS REGRAS DA REENCARNAÇÃO ? O regresso da alma à carne está sujeita às Leis da atração e da afinidade. Quando um Espírito encarna, é atraído para um meio conforme às suas tendências, ao seu caráter e grau de evolução. (Léon Denis) Os laços de família não são destruídos pela reencarnação e sim fortalecidos.

HEREDITARIEDADE Transmitem os pais aos filhos uma parcela de suas almas, ou se limitam a lhes dar a vida animal ? Dão-lhes apenas a vida animal, pois que a alma é indivisível. Um pai obtuso pode ter filhos inteligentes e vice-versa. (Livro dos Espíritos) Herdamos, assim, de nós mesmos tudo aquilo que se nos afigura embaraço e miséria no cálice do destino. (Emmanuel)

? QUAIS SÃO OS LIMITES DA ENCARNAÇÃO Conforme o mundo em que é levado a viver, o Espírito reveste o invólucro apropriado à natureza desse mundo. O próprio periespírito passa por transformações sucessivas. Torna-se cada vez mais etéreo, até à depuração completa, que é a condição dos puros Espíritos. Se se considerar do ponto de vista material a encarnação, tal como se verifica na Terra, poder-se-á dizer que ela se limita aos mundos inferiores. Depende, portanto, de o Espírito libertar-se dela mais ou menos rapidamente, trabalhando pela sua purificação. Deve também considerar-se que no estado de desencarnado, isto é, no intervalo das existências corporais, a situação do Espírito guarda relação com a natureza do mundo a que o liga o grau do seu adiantamento. Assim, na erraticidade, é ele mais ou menos ditoso, livre e esclarecido, conforme está mais ou menos desmaterializado.

O PROCESSO REENCARNATÓRIO O espírito que vai reencarnar deve ser preparado para tal. Isso se deve a necessidade de “ajustar” seu perispírito às necessidades específicas de desnvolvimento do ser humano, desde a fecundação até o desenvolvimento físico completo do corpo físico. O espírito é colocado em “dormência”, então seu perispírito tem seus processos energéticos ajustados e condensados, de modo a poder trabalhar em conjunto com os recursos genéticos do óvulo fecundado.

Ocorrendo a possibilidade de nidação (fixação do óvulo fecundado ao útero) do óvulo fecundado, a espiritualidade superior providencia a ligação do espírito a esse óvulo, pela via do perispírito; Essa ligação desencadeia a interação energética entre o perispírito e os gens. Isso possibilita que se estabeleçam o “plano conjunto” de desenvolvimento do feto, de acordo com as “necessidades” e “compromisos” do espírito. Só a genética não é capaz de explicar todo o processo de formação do corpo humano, mas acoplando-se simultaneamente o registro energético do perispírito, tem-se a explicação completa.

Os Espíritos Construtores começaram o trabalho de magnetização do corpo perispirítico, ... ...”alguma coisa da forma de Segismundo estava sendo eliminada”... Tornava-se ele mais pálido,...tornava-se vago, menos lúcido. Agora – continuou o instrutor - ... Mentalize sua volta ao refúgio maternal da carne terrestre ! Lembre-se da organização fetal, faça-se pequenino ! Imagine sua necessidade de tornar a ser criança para aprender a ser homem ! A operação não foi curta, nem simples. Por fim, ...., verifiquei que a forma de nosso amigo assemelhava-se à de uma criança. Meus amigos, o nosso Herculano permanecerá em definitivo junto de Segismundo, na nova experiência, até que ele atinja os sete anos, após o renascimento, ocasião em que o processo reencarnacionista estará consolidado. Tão logo o meu orientador se calara, alguma coisa parecia responder à sua súplica. Leve rumor, que apenas encontrava eco em nossos ouvidos, se fazia sentir acima de nossas cabeças. Ergui-me, surpreso, e pude ver que uma coroa brilhante e infinitamente bela descia do alto sobre a fronte da mãe, ... Seu brilho feria o olhar e o próprio Alexandre, ao fixá-la, curvou-se, reverente. Foi então,...que a vi apertar a “forma infantil” de Segismundo de encontro ao coração... Então compreendi que, desde aquele momento, era alma de sua alma aquele que seria carne de sua carne. (Missionários da Luz – André Luiz)

Já observei o gráfico referente ao organismo Físico que o nosso amigo receberá no futuro, verificando, de perto, as imagens da moléstia do coração que ele sofrerá na idade madura, como consequência da falta cometida no passado. Pode informar se o meu modelo está pronto? Creio que poderá procurá-lo amanhã, já fui observar o gráfico inicial e dou-lhe parabéns por haver aceitado a sugestão amorosa dos amigos bem orientados, sobre o defeito na perna. Certamente, lutará você com grades dificuldades nos princípios da nova luta, mas a resolução lhe fará grande bem. Sim, preciso defender-me contra certas tentações de minha natureza inferior e a perna doente ser-me-á um antídoto à vaidade, uma sentinela contra a devastação do amor-próprio excessivo.