Transcrição de áudio como método em pesquisa científica: introdução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUMÁRIO DA NOSSA AULA Conversa amena com os rapazes
Advertisements

O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach:
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Linguagem Publicitária
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Contextos de formação de Professores
I have a dream…. Belinda Maia.
SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
Señoras y Señores Senhoras e Senhores Ladies and Gentlemen.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
Oralidade e escrita Páginas 37 a 53.
E Você? Eu quero ter muito dinheiro Eu quero viajar
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
O Uso Pedagógico do Blog
USP 2013 Márcia Cançado (UFMG)
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Português Instrumental Prof.ª Marcela Zambolim de Moura.
Lenda do Guaraná.
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
Profª Luzia Alves.
ADAMUS – Estando no Novo Pensamento – 01/07 A Série e2012: SHOUD 2 O Novo Pensamento - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 01/10/2011 O que vai acontecer.
ESPERANTO: UTOPIA OU REALIDADE? Aloísio Sartorato
Verbo Língua Portuguesa.
Profa. Reane Franco Goulart
Planos para um Mundo Melhor
Lei do carma ou de causa e efeito
AQUISIÇÃO LÉXICO-CULTURAL DO INGLÊS ATRAVÉS DE MÚSICAS: (RE)TOMADAS DE POSIÇÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA Jean Santos PRADO (Bolsista PIBID/CAPES)
INTERPRETE AS PERGUNTAS PENSE: O QUE ELAS PEDEM PARA VOCÊ RESPONDER?
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
TEORIA MUSICAL Iniciante
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Linguagem ou Língua Gestual Portuguesa
Métodos de ensino de línguas: Áudio lingual
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
Oralidade e escrita.
Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
VERBOS IR E VIR IR PRESENTE eu vou você/ela/ela vai nós vamos
Aprendi Clique.
MEDIAÇÃO.
O QUE É ESPERANTO? Uma filosofia? Uma religião? Uma língua?
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
FONÉTICA E FONOLOGIA campos de atuação
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Educação Especial: Surdez
Emilly Kely- 2 PPN Intercâmbio Estudantil. Perfil Pessoas entre 19 e 22 anos. Estudantes Universitários. Passaram pelo menos 3 meses em país estrangeiro.
SITUAÇÕES.
Linguagem Natureza e Aquisição.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Esperanto no programa do Jô
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
Uma WebQuest de português para o 1º ano
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Frases Carmesim 202ª Semana Extraídas do Site:
Marketing de Relacionamento CARLOS FREIRE – Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo – Hooley, Saunders e Piercy – Prentice Hall.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Como fazer uma apresentação oral? Maria Eugénia Cunha,"Que fazer na biblioteca da escola",(adaptado)
As objeções demonstram o interesse pelo assunto.
Transcrição da apresentação:

Transcrição de áudio como método em pesquisa científica: introdução Doutoranda: Ludmila B. Andreu Funo Unesp/ São José do Rio Preto Orientador: Prof. Dr. João A. Telles

Mas... por que eu devo me fazer essas perguntas? Transcrição Texto escrito Texto oral Mas... por que eu devo me fazer essas perguntas? 8-( _ What the hell????_ :P O quê? Para quê?

Por que seria relevante saber O QUE vou transcrever e PARA QUÊ? O QUE VOCÊS ACHAM? Por que seria relevante saber O QUE vou transcrever e PARA QUÊ?

Transcrição: perguntas práticas (o quê?) O que vou transcrever? Quais as características desse corpus? Em quais circunstâncias esse corpus emergiu? Quantos são os colaboradores/ participantes do estudo? Em quais idiomas eles falam? Fonte: http://asmerdasqueeupenso.blogspot.com.br/

Transcrição: perguntas práticas (o quê?) O que vou transcrever? Quais as características desse corpus? Em quais circunstâncias esse corpus emergiu? Quantos são os colaboradores/ participantes do estudo? Em quais idiomas eles falam? 1. Debate; um discurso político em assembleia; uma interação de teletandem. 2. Uma gravação na qual há muito roubo de turno e, consequentemente, sobreposições de falas. 3. Em sala de aula, há música e ruído de crianças; ou em assembleia, há aplausos e vaias, e exclamações de apoio e contestação... 4. São cinco. É um mediador e um grupo de quatro interagentes em teletandem. 5. São dois interagentes de TeleThunders que se comunicam em Inglês, português e, eventualmente em espanhol.

Transcrição: para quê? Perguntas Práticas: Conhecer a materialidade da variante culta da língua portuguesa? Quais sons da variante falada por cariocas diferem de fato dos sons da variante falada por nordestinos? Analisar a estruturação argumentativa que um senador faz para quando se pronuncia em assembleias? Como, em uma conversa entre representantes de culturas diferentes, que praticam TT, acontece a manutenção ou roubo de turno? Quero a transcrição de sessões de mediação, pois me interesso pelas estratégias dos mediadores e pelo impacto que elas têm dentre os interagentes?

Transcrição: para quê? Respostas Possíveis: Desenvolverei um trabalho de transcrição como o desenvolvido no projeto NURC, ou seja, estou interessado em aspectos fonéticos, fonológicos, semântico- lexicais, e morfossintáticos de uma variante da língua. Usarei em minha transcrição o Alfabeto Fonético internacional rigorosamente, pois os sons e suas recorrências me são relevantes. Usarei uma estruturação mais simples, pois o que me interessa são algumas ênfases feitas em seu discurso e, prioritariamente, a estruturação de premissas e conclusões em sua fala. Preciso de sinais que marquem a sobreposição de falas, o aumento de entonação, a hesitação dos interagentes, as estratégias de prolongamento de som que impedem o outro de roubar o turno... E então...

Analisando um exemplo de transcrição Vocês vão analisar um exemplo de transcrição tentando destacar as estratégias que o transcritor usou.

Um exercício: vamos transcrever! Este é um exercício de experimentação. Tente transcrever essa fala, e reflita: Quem fala? O que fala? Como fala? Quais estratégias seriam válidas para uma transcrição apurada, mas focada em um registro simples dessa fala (de cunho jornalístico).

Fonte: http://educacao. uol. com

SOFWARES QUE AJUDAM A TRANSCREVER DADOS EM AÚDIO

Softwares que ajudam a transcrever dados em vídeo http://www.transana.org/

Pedais de transcrição

Sofwares que ajudam a analisar dados