«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I Epístola de João.
Advertisements

O chamado e o encontro com o Senhor Jesus
Parábolas de Jesus.
Aprender: A reconhecer a importância do modo como o arrependimento e a confissão se relacionam com o reavivamento e a receção do Espírito Santo.
Jesus faz milagres. Leste no Evangelho como Jesus curava os enfermos e se preocupava com os que tinham necessidades?
INTERAÇÕES Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes
7º DO TEMPO COMUM DOMINGO Ano B
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
no Evangelho de S. Marcos
PADRE ANTÓNIO VIEIRA Escola Secundária José Falcão Novembro de 2009.
HOMILÉTICA.
MARCOS
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O PREGADOR E A PREGAÇÃO.
Confissão, Perdão e Libertação
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Criação de anúncio.
ESTRUTURA DO SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES
A Visão do Selamento Nosso estudo começa com Apocalipse 6:12-17, onde encontramos uma descrição parcial do que ocorrerá por ocasião da segunda vinda.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Na Bíblia está escrito (Gálatas 6:7):
“Pecadores nas mãos de um Deus Furioso” Há algum valor em se usar o temor como um fator motivacional na mudança do caráter?
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
São Judas Tadeu.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Compreender que a principal fonte de conhecimento de Jesus provém da leitura da Sua História nos Evangelhos. Identificar os valores que.
Xintoísmo O Torii é o símbolo do Xintoísmo. É uma espécie de portal composto por duas barras verticais com uma barra horizontal no topo (chamada de kasagi),
4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
NÃO ACREDITE QUE VOCE SABE TUDO SOBRE DEUS
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
subordinação ORAÇÃO SUBORDINADA
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS II A LINGUAGEM DA ALMA. Numa determinada manhã luminosa, na paróquia da Mãe da Divina Providência, bairro de Val-de-Cães, um.
T E M A - Atitudes De Um Bom Discípulo
A FELICIDADE ESTÁ NO ANDAR COM DEUS
EM QUE CREMOS?.
De acordo com o consenso do ensino bíblico, não existe, presentemente, um inferno ou lugar de suplício. O "inferno" ou "lago de fogo" será a Terra,
Língua Portuguesa Profª Joelma
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
SERMÃO DE SANTO ANTÔNIO (AOS PEIXES)
Palavra de Vida Janeiro
Quem obedece é....
11 O passado de Israel com Deus. 11 O passado de Israel com Deus.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
PREGANDO A PALAVRA.
Compreendo o chamado divino
Informações implícitas
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
O Coração de um Líder Curso T iteenchallenge.org iteenchallenge.org T
O Coração de um Líder.
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
O CHAMADO AO DISCIPULADO
Um de meus amigos ia toda quinta-feira a noite a uma piscina coberta. Ele sempre via ali um homem que lhe chamava a atenção: ele tinha o costume de correr.
Coesão Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras,
Um dia estava a falar com Deus junto a um lago chamado “Lago de Genesaré”
12. Novo céu e nova terra 19 DE DEZEMBRO DE 2015
Oh! que saudosa lembrança Tenho de ti, ó Sião, Terra que eu tanto amo, Pois és do meu coração. Eu para ti voarei, Quando o Senhor meu voltar; Pois Ele.
EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE FILL, TOT EL MEU ÉS TEU EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE Lago da Galileia FILL, TOT EL MEU ÉS TEU O REINO ESTÁ ENTRE VÓS FILHO, TUDO.
Iniciar Concurso A Única Esperança Leituras da Semana: Reavivados por Sua Palavra – Mateus 14 a 20.
Voltei para as águas do mar de amaralina Com mágoas demais em cima Prometi voltar para as águas Voltei ao mesmo lugar E ai meu coração sarou.
Trabalho realizado por: - Madalena Scafuro Nº 20 - Marisa Trajano Nº 25 - Cristiana Correia Nº ºG.
Sermão de Santo António aos Peixes
Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração: é.
Fato Real Esse fato aconteceu comigo,em fevereiro de 2.008, nesse dia tive uma crise forte de labirintite, que pensei que seria o meu fim.
Sermão de Santo António aos Peixes, cap
Transcrição da apresentação:

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III 2.1 Transcreve as expressões textuais que referem as virtudes de quatro peixes em particular.

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III Virtudes dos peixes: Peixe de Tobias: “o fel era bom para sarar da cegueira e o coração para lançar fora os demónios” (ll. 14-15)

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III Virtudes dos peixes: Peixe de Tobias: “o fel era bom para sarar da cegueira e o coração para lançar fora os demónios” (ll. 14-15) Rémora: “grande na força e no poder” (ll. 43.44)

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III Virtudes dos peixes: Peixe de Tobias: “o fel era bom para sarar da cegueira e o coração para lançar fora os demónios” (ll. 14-15) Rémora: “grande na força e no poder” (ll. 43.44) Torpedo: qualidade tremente” (l. 89)

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III Virtudes dos peixes: Peixe de Tobias: “o fel era bom para sarar da cegueira e o coração para lançar fora os demónios” (ll. 14-15) Rémora: “grande na força e no poder” (ll. 43.44) Torpedo: qualidade tremente” (l. 89) Quatro-olhos: “aqueles quatro olhos”, “os da parte superior olham direitamente para cima, e os da parte inferior direitamente para baixo” (ll. 121-125)

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III 3.1. Explicita as comparações feitas pelo pregador [entre os peixes e os homens].

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III O peixe de Tobias, a rémora e o torpedo são comparados a Santo António e o quatro-olhos é comparado ao pregador, o que é duplamente alegórico porque Vieira cita o Eclesiastes que é, em hebraico (Qohelet), o ‘pregador’ - o que dá um novo sentido ao quiasmo final do antepenúltimo parágrafo:

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III O “peixezinho tão pequeno” ajuda Vieira a ‘ver’ o que quis dizer David, “aquele grande profeta” - que neste mundo não é possível “voltar os seus olhos” de modo a não ver a vaidade porque neste mundo tudo é vaidade. Sendo esta a lição do (Livro do) Eclesiastes, filho de David, rei de Jerusalém, é como se Vieira fosse um novo David, possuidor de “tantos instrumentos de visão” como esse peixezinho e pregando justamente ali onde vivem “em cegueira tantos milhares de gentes”.

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III 4. Explica a comparação entre a rémora e a língua de Santo António.

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III Tal como a rémora que, apesar do seu corpo pequeno, é “tão grande na força e no poder” (ll. 43-44) que pode funcionar como “freio da nau e leme do leme” (l. 54), também Santo António, apesar de ser só um contra muitos, teve força para pregar e para “domar a fúria das paixões humanas” (l. 58).

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III 4.1. Explicita o sentido metafórico da “tempestade” que a língua de Santo António conseguiu acalmar.

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III Pregando a palavra do Evangelho, Santo António levava as pessoas a analisar o seu comportamento e a evitar o domínio das paixões (cf. a soberba, a vingança, a cobiça, a sensualidade), que se reflectiriam nos seus pensamentos, desejos e acções (cf. os exemplos dados dessas ‘naus’ alegóricas).

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III 5. Evidencia o sentido benéfico do tremor dos homens perante o contacto com o torpedo.

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III A argumentação de Vieira, neste passo, fundamenta-se na passagem do sentido denotativo para o sentido metafórico (e simbólico) do verbo “tremer”, passagem que ocorre na conversão desse “efeito” (l. 85) em “virtude” (l. 86): De facto, tal como o torpedo que, ao picar o anzol, faz tremer a linha, depois a cana e, finalmente, o braço do pescador, também as pregações de Santo António fizeram ‘tremer’ os homens, levando-os a confessar os seus pecados e a emendar-se, uma vez que foram obrigados a tomar consciência dos seus erros.

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III 6. Menciona a ideia principal subjacente à caracterização do peixe quatro-olhos.

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III O peixe quatro-olhos consegue ver “direitamente para cima” e “direitamente para baixo”, ou seja, sem voltar os olhos (como David), ver o que não se consegue ver ‘direitamente’ porque precisamos de olhos “lançados um pouco fora do lugar ordinário” (l. 122), aqueles olhos metafóricos que, com a fé e a razão, ‘consideram que há Céu’ e se ‘lembram que há Inferno’.

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III 7. Aponta alguns recursos estilísticos usados na construção do sentido desta parte do Sermão.

«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III Cf. interrogações retóricas (por exemplo, na passagem das ‘naus’ alegóricas), parelismos sintácticos e simetrias (p. ex., ll. 128-131), metáforas (p. ex., o verbo “lavar” na l. 36 ou o verbo “tremer” na passagem relativa ao torpedo, ou a passagem das ‘naus’, as “varas” que se pescam em terra...), construções antitéticas (p. ex., pescar tanto e tremer pouco, l. 91; tantos instrumentos de vista e tanta cegueira, ll. 117-119), quiasmos (cf. passagem das águias e dos linces, ll.114-116), frases do tipo exclamativo...