Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENSINO FUNDAMENTAL
Advertisements

HISTÓRIA DA LITERATURA
O romantismo I – Contexto Histórico.
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
O CONTO.
LITERATURA Deriva do latim litteratura, segundo
Um vocabulário para a interpretação
Nome: Tatiele n 22 Professora: Liani
GÊNEROS LITERÁRIOS.
TEXTO.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Produção de texto e roteiro audiovisual
GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.
GÊNERO DRAMÁTICO.
Elementos da Narrativa
Banda desenhada A banda desenhada combina imagens com palavras. O texto aparece em balões (pensamentos, falas, gritos, sons…) ou em legendas.
CRôNICA.
Professora Francisca Barros
Professora Camile Baccin
Professora: Aíla Rodrigues
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
Literatura Linhas de Pesquisa
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
A Crônica é um gênero textual que oscila entre a literatura e o jornalismo.Os assuntos abordados pelas crônicas costumam ser fatos circunstanciais, situações.
Elementos da narrativa
Introdução ao estudo da Literatura
As funções da linguagem
Introdução aos gêneros literários
A importância do ato de Ler
Elementos da Narrativa
O fazer literário Prosa e poesia.
Alunos: Bárbara Cristina
Literatura Gêneros Literários.
Contos e Fábulas Dentre os gêneros textuais mais indicados para o trabalho com as crianças estão: o conto e a fábula. Para o imaginário infantil é extremamente.
PARABÉNS!!! Bem vindos... a selva!! E ao último ano de nossas vidas.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
FIGURAS DE LINGUAGENS Profª. Patrícia.
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico
CLASSICISMO Renascimento.
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Eu sou poeta.
História completa e fechada como um ovo.
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
Crônica.
Características dos contos e das fábulas
Comunicação e Redação Empresarial
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
Prof. Samira Maria Araújo
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Funções da Linguagem Professora Raysa.
Crônica Professora Raysa.
Poema e poesia Orquestra de André Rieu Música – Once upon a time in the west Eleboração e formatação 01/2008 LhT.
MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2.
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
Profa. Ms. Gabriela Azeredo
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Professor Marcel Matias
Transcrição da apresentação:

Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo

A Literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, ela transmite os conhecimentos e a cultura de um povo. Os textos literários são divididos em dois grupos: textos em verso, textos em prosa.

Os textos em verso são os poemas, aqueles que são formados por versos Os textos em verso são os poemas, aqueles que são formados por versos. Os textos em prosa são aqueles construídos em linha reta, organizados em frases, parágrafos, capítulos, partes etc.

Gênero literário é geralmente dividido em três grupos: narrativo, lírico e dramático.

O gênero lírico se faz, na maioria das vezes, em versos e explora a musicalidade das palavras. O narrativo e o dramático — também podem ser escritos nessa forma, embora modernamente prefira-se a prosa.

Todas as modalidades literárias são influenciadas pelos: Personagens; Espaço; Tempo.

Todos os gêneros podem ser não-ficcionais ou ficcionais Todos os gêneros podem ser não-ficcionais ou ficcionais. Os não-ficcionais baseiam-se na realidade. Os ficcionais inventam um mundo, onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da história.

Texto narrativo ficcional O texto narrativo ficcional é aquele em que nos é apresentada uma história imaginária como se fosse real. É um texto com história e fatos inventados, ou seja, fictícios. Não tem vinculo com a realidade. Pode ser um romance, uma ficção cientifica, um suspense.

Pode-se classificar as obras narrativas em: romances, contos, novelas, poemas épicos, crônicas, fábulas e ensaios.

Quanto à temática, às narrativas podem ser histórias policiais, de amor, de ficção e etc.

Todo texto que traz foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espaço, conflito, clímax e desfecho é classificado como narrativo

São várias as modalidades textuais pertencentes ao gênero narrativo: Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil. Fábula: é um texto de carácter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral. Epopéia ou Épico: é uma narrativa feita em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um herói ou as aventuras de um povo.

Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Crônica: é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crítica.

Gênero lírico Na maioria das vezes expresso pela poesia Gênero lírico Na maioria das vezes expresso pela poesia. Entretanto é de grande importância realçar que nem toda poesia pertence ao gênero lírico. Esse gênero preocupa-se principalmente com o mundo interior de quem escreve o poema, o eu-lírico.

O que é fundamental em um poema é o trabalho com as palavras, que dá margem à compreensão da emoção, dos pensamentos, sentimentos do eu-lírico e, muitas vezes, levam à reflexão.

São textos subjetivos, normalmente os pronomes e verbos estão em 1ª pessoa e a musicalidade das palavras é explorada. Olhei até ficar cansado De ver os meus olhos no espelho Chorei por ter despedaçado As flores que estão no canteiro Os pulsos e os punhos cortados E o resto do meu corpo inteiro. (Titãs)

Na poesia moderna encontram-se muitas manifestações poéticas que criticam a realidade social em que ela está inserida e onde está circulando. Um dos papéis mais importantes do poema é manter viva a experiência histórica da humanidade e registrar os preceitos das épocas que vão se transformando.

Devido a essa intensidade de expressão, as obras líricas tendem a ser breves e a acentuar o ritmo e a musicalidade da linguagem.

Pátria minha A minha pátria é como se não fosse, é íntima Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo É minha pátria. Por isso, no exílio Assistindo dormir meu filho Choro de saudades de minha pátria. Se me perguntarem o que é a minha pátria direi: Não sei. De fato, não sei Como, por que e quando a minha pátria Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água Que elaboram e liquefazem a minha mágoa Em longas lágrimas amargas. (...) (Vinicius de Moraes)