Anatomia Planos e eixos de movimento Principais ossos é músculos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TERMOS DE POSIÇÃO E DIREÇÃO
Advertisements

DESVIOS POSTURAIS LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: -
ANATOMIA Do grego: ANA (Partes) + TOMEIN (Cortar em,)
PRINCIPAIS MOVIMENTOS ARTICULARES E AMPLITUDES FISIOLÓGICAS
SISTEMA ESQUELÉTICO.
O punho Cinesiologia.
Prof. Paulo Renato de Andrade Ergonomia
Prof ª Mônica Mamedes Universidade Gama e Souza
Ossos, Músculos e Articulações (Anatomia)
ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
Cintura Pélvica Membro Inferior.
Anatomia: Dorso e Tórax
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Anatomia: Membros Inferiores
Exercícios Resistidos Aplicados às diversas partes do corpo
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
QUADRIL Consiste na articulação da cabeça do fêmur com a cavidade profunda do acetábulo.
ANATOMIA HUMANA.
Carlos Alexandre De Sousa Teixeira
Introdução à Anatomia e Fisiologia Animal
Divisão do esqueleto Esqueleto axial Esqueleto apendicular
Prof. MS. REGINALDA MACIEL
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
CURSO DE PÓS-LICENCIATURA EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO
ESTUDO CINESIOLÓGICO DAS ARTICULAÇÕES
Músculos do Membro Inferior Prof. Cláudio Costa
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Profa Diana Babini Recife –
Basquetebol.
BASES ANATOMOFISIOLÓGICAS DO CORPO HUMANO I
Esqueleto da Porção Livre do Membro Inferior
MOVIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Prof. Dr. Marcelo R. Guerino
As Técnicas Básicas do Volley
ANATOMIA APLICADA À ED. FÍSICA E ESPORTES I
NADO CRAWL.
Prof. Dr. Marcelo R. Guerino
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
Ilíaco RTM.
ANATOMIA HUMANA Conceito:
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
Pontos chaves – como utilizar?
Análise Biomecânica – FOREHAND
O que é, e pra que estudar, ANATOMIA ?
CONSTITUIÇÃO DO CORPO: 6 níveis para compreensão Anatomia/Fisiologia
Fundamentos do Voleibol
Prof. Dr. Fabrício Bacelar
O nosso corpo.
OSTEOLOGIA DO MS Escápula Clavícula Úmero Rádio Ulna
Divisão do esqueleto.
Osteologia - Membro torácico
ELEMENTOS DE ANATOMIA HUMANA
Músculos do Quadril.
Atletismo Educação Física
Fisiologia Humana Ciência que estuda o funcionamento orgânico metabólico dos seres vivos Início dos estudos com os chamados fisiologoi: Tales, Heráclito.
GINÁSTICA de SOLO.
Músculos que atuam no pé e nos dedos do pé.
Anatomia e Fisiologia I
ANATOMIA.
PROF. ESP. CÉSAR ADRIANO DIAS VECINA
Apresentação da Disciplina Aula 1
Inara Lima. Etimológico:  Grego: Ana = em partes + Tomein = cortar  Latim: dis = em partes + secare = seccionar (cortar) Cortar separando em partes.
ANATOMIA Técnico em enfermagem prof. Elineuza Alves Quina.
Transcrição da apresentação:

Anatomia Planos e eixos de movimento Principais ossos é músculos Professora Fernanda Marinho

Tórax Abdome Pelve Dorso Superiores Inferiores Cabeça Pescoço Tronco Membros Superiores Inferiores

Conceitos de Variação Anatômica Padrão anatômico: individuo que apresenta todas as partes que constituem o corpo humano localizadas em local correto.

Fatores Gerais de Variação Anatômica Idade – notáveis modificações anatômicas ocorrem desde a fase intrauterina até a fase senil. Sexo – é o caráter do masculino ou feminino. Raça – cada agrupamento humano possui caracteres físicos comuns, externa e internamente relacionados ás raças branca, negra e amarela. Biótipo – é o resultado da soma dos caracteres herdados e dos caracteres adquiridos por influência do meio e da sua interrelação. Distinguem-se os grupos chamados de longilíneos, mediolíneos e brevelíneos. Evolução – sugere o aparecimento de diferença morfológicas, no decorrer dos tempos.

Anatomia do movimento: Ossos, elementos do esqueleto. Unidos por meio das articulações. Mobilizados pelos músculos.

Posição Anatômica (posição ortostática básica) Posição de referência. Todas as descrições em anatomia humana são expressas em relação à posição anatômica.

O corpo humano posiciona- se em uma postura ereta - em pé, posição ortostática ou bípede. Cabeça, os olhos e os dedos dos pés dirigidos para frente. Membros superiores pendentes ao lado do corpo. Palmas das mãos voltadas para frente.

Planos Anatômicos De acordo com a posição anatômica, podemos imaginar o corpo humano seccionado através de planos a fim de facilitar a localização das estruturas.

Planos de Secção do Corpo Humano PLANO SAGITAL Sentido longitudinal ou vertical que divide o corpo em metades – direita e esquerda. Estrutura lateral ou medial - afastada ou mais próxima da linha mediana. Referência: sutura sagital.

Plano Sagital É o plano no qual se realizam os movimentos visíveis de perfil. Um movimento em plano sagital que leva uma região do corpo para frente – flexão. Movimento em plano sagital que leva parte do corpo para trás – extensão.

Planos de Secção do Corpo Humano PLANO FRONTAL Plano vertical que passa através do corpo em ângulo reto com o plano mediano, dividindo-o em partes anterior e posterior. Referência: sutura coronal.

Plano frontal É o plano no qual se realizam os movimentos visíveis de frente. Um movimento em plano frontal que leva uma região do corpo... Para a linha mediana do corpo – adução. Longe da linha mediana do corpo – abdução. Para o tronco e o pescoço, um movimento em plano frontal se chama inclinação lateral.

Planos de Secção do Corpo Humano PLANO HORIZONTAL / TRANSVERSAL Passa através do corpo em ângulo reto com os planos coronal e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior. Referência: cicatriz umbilical).

Plano transversal É o plano no qual se realizam os movimentos visíveis de cima ou de baixo. Um movimento em plano transversal que leva uma parte do corpo... Para fora (ou lateralmente) – rotação externa. Para dentro (ou medialmente) – rotação interna. Pronação. Supinação.

Observação Na realidade, os movimentos do corpo realizam- se quase sempre em planos mistos. Exemplo: flexão + abdução + rotação externa – posição “indiana”, com as pernas cruzadas.

Eixos Eixos são linhas imaginárias que atravessam o centro das articulações, permitindo os movimentos. Nos eixos de referência para a descrição do movimento humano, cada um é orientado perpendicularmente a um dos planos de movimento

EIXO LATERO-MEDIAL Atravessa o centro das articulações látero- lateralmente. Permite deslocamentos antero-posteriores. Ocorre no plano SAGITAL (ex: flexão-extensão do ombro)

EIXO ANTERO-POSTERIOR Atravessa o centro das articulações antero- posteriormente. Permite deslocamentos látero-laterais. A rotação no plano FRONTAL ocorre em torno deste eixo (ex: abdução-adução do ombro)

EIXO VERTICAL Atravessa o centro das articulações crâniocaudalmente (cima para baixo). A rotação no plano TRANSVERSO ocorre em torno deste eixo (ex: adução, abdução horizontal do ombro).

Outros termos utilizados

Superior (CRANIAL): indica a estrutura mais próxima da extremidade superior do corpo. Inferior (CAUDAL): se localiza mais próxima da extremidade inferior.

Anterior (VENTRAL) indica a parte de frente do corpo. Posterior (DORSAL) indica a parte de trás do corpo.

Superficial: mais próximo da pele. Profundo: mais afastado da pele.

Proximal: mais próximo da raiz do membro. Distal: mais distante da raiz do membro.

Medial: mais próximo do plano mediano. Lateral: mais distante do plano mediano.

Central: próxima/ou no centro. Periférica: distante do centro.

Terminologia de Orientação

Terminologia de Orientação

Termos de Movimento

Flexão: diminui o ângulo entre os ossos em articulação. Extensão: aumenta o ângulo entre os ossos em articulação. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

Flexão Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.

Extensão Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) afastam-se um do outro. Quando esse movimento ultrapassa a posição anatômica é chamada de Hiperextensão.

REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS. Dorsiflexão / Flexão Dorsal: movimento de flexão na articulação do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo. Plantiflexão / Flexão Plantar: dobra o pé ou dedos em direção à face plantar, quando se fica em pé na ponta dos dedos. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

Eversão: virar a sola do pé para fora ou lateralmente,no plano frontal Eversão: virar a sola do pé para fora ou lateralmente,no plano frontal. Quando o pé está totalmente evertido, ele também está dorsifletido. Inversão: virar a sola do pé para dentro ou medialmente no plano frontal. Quando o pé está totalmente invertido, ele também está plantifletido. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

Elevação: movimento para cima da cintura escapular. Depressão: movimento para baixo da cintura escapular. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

Adução: movimento em direção a linha mediana do corpo. Abdução: movimento para longe da linha mediana do corpo. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

Abdução Horizontal Movimento no plano horizontal afastando-se da linha mediana do corpo.

Adução Horizontal Movimento no plano horizontal aproximando- se da linha média do corpo.

Pronação: movimento do antebraço em que a palma da mão é virada pra trás ou para baixo. Supinação: movimento do antebraço em que a palma da mão é virada para frente ou para cima. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

Flexão Radial / Desvio Radial: movimento no plano frontal, onde a mão afasta-se da linha mediana do corpo. (abdução do punho). Flexão Ulnar /Desvio Ulnar: movimento no plano frontal, onde a mão aproxima-se da linha média do corpo ou volta a posição anatômica depois de uma flexão radial. (adução do punho). REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

Rotação Interna / Medial: traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano. Rotação Externa / Lateral: leva a face anterior para longe do plano mediano. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

Anteroversão / BÁSCULA ANTERIOR: movimento no plano sagital, onde a pelve inclina-se para a frente. Retroversão / BÁSCULA POSTERIOR: movimento no plano sagital, onde a pelve inclina-se para trás. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

Circundução: movimento circular de um membro. REALIZE ESSES MOVIMENTOS NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

Oposição: movimento no plano horizontal, em que ocorre a aproximação das polpas digitais (polegar em relação aos demais dedos). REALIZE ESSE MOVIMENTO NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

Reposição do polegar: movimento no plano horizontal, em que ocorre o afastamento das polpas digitais, é o inverso da oposição. REALIZE ESSE MOVIMENTO NO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE NOMEÁ-LOS.

Alguns ossos...

Metatarsos e Falanges Graduação em Farmácia CEFET Química As falanges do pé são divididas em proximais, médias e distais, com exceção do polegar ( I pododáctilo) que apresenta apenas falanges proximais e distais. Falanges Osso sesamóide V Metatarso