RUTH ROCHA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi
Advertisements

A gota de água que precisava de tomar banho
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
Tente ler sem chorar!!!.
Diversidades do Séc. XXI
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
Que tenhas um bom dia Benjamin Disraeli
Fazemos parte de uma grande torcida...
A Boneca e a Rosa.
A Boneca e a Rosa Branca.
Jackson e taina e Danielly
Com os anos vamos perdendo a inocência, que não é outra coisa senão a sabedoria que Deus nos presenteou.
BORDADOS DA VIDA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Carlos Drummond de Andrade Formatação: Ria
Click para mudar de slide
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A coleção de bonecas Vitor e Maria
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
A BONECA.
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
"Sabedoria" infantil AUTOMÁTICO - Vá clicando...
A casa assombrada.
COLACIO.J SLIDES APRESENTA
Vestido Azul.
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
E.M.E.F. ALCEU AMOROSO LIMA
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
CRIANÇAS SÁBIAS.
O Tapetinho vermelho.
Mulher não trai Vinga-se...
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
JESUS É O GRUPO SOMENTE JESUS É O CAMINHO
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
PROJETO PEQUENOS LITRATOS
BORDADOS DA VIDA.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A CASTANHA CAROLINA.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A tigela de madeira.
Clique enter p/avançar Emy era uma linda menina de 3 aninhos de idade.. Ela morava em algum lugar dos EUA, em frente ao mar. Sua família era cristã.
“O segredo do êxito na vida do homem consiste em estar disposto a aproveitar a ocasião que se lhe depare." Benjamin Disraeli Con.
Esta é uma “historinha” Click para mudar de slide
A menina dos olhos castanhos
Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca.
Ug0Lin1.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
DIA DAS BRUXAS.
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
Pedalando com Deus “Viver é como andar de bicicleta. Você só cai se parar de pedalar.” Claude Pepper.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
SITUAÇÕES.
Emy era uma linda menina de 3 anos de idade...
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Ligue o Ligue o Jefferson Subtil Fraga A Transição dos slides será automática ou quando você teclar enter.
By Búzios Slides Acreditar na Vida... Automático.
Olhos Azuis Emy era uma linda menina de 5 aninhos de idade... Ela morava em algum lugar dos EUA, em frente ao mar. Sua família era cristã. Eles iam todos.
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Transcrição da apresentação:

RUTH ROCHA

O dia 02 de março de 1931 na cidade de São Paulo, foi um dia especial na família do Sr. Álvaro de Faria Machado, médico, e de Dona Esther de Sampaio Machado : nascia neste dia, a Ruth. Ruth Rocha tem quatro irmãos, Rilda, Álvaro, Eliana e Alexandre. Teve uma infância alegre e repleta de livros e gibis. O bairro de Vila Mariana, onde morava, tinha nessa época muitas chácaras por onde Ruth passava, a caminho da escola - estudava no Colégio Bandeirantes. Mais tarde, terminou o Ensino Médio no Colégio Rio Branco. Uma menina muito especial que cresceu, estudou, aprendeu a contar histórias e se tornou a nossa querida e famosa Ruth Rocha. Ela criou as histórias do Marcelo, do Catapimba, da Teresinha, da Gabriela, de reis, pássaros, borboletas e dezenas de outros personagens maravilhosos. Suas histórias são tão fantásticas que Ruth Rocha já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Ela é casada, tem uma filha, dois netos e muitos e muitos fãs. Ruth Rocha é graduada em Sociologia e Política pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Casada com Eduardo Rocha, tem uma filha, Mariana e dois netos, Miguel e Pedro

GABRIELA MENINA, GABRIELA LEVADA. Ô, MENINA ENCAPETADA GABRIELA MENINA, GABRIELA LEVADA. Ô, MENINA ENCAPETADA... GABRIELA SAPECA: — MENINA, COMO É QUE VOCÊ SE CHAMA? — EU NÃO ME CHAMO, NÃO, OS OUTROS É QUE ME CHAMAM GABRIELA. GABRIELA SERELEPE: — MENINA, PARA ONDE VAI ESSA RUA? — A RUA NÃO VAI, NÃO, A GENTE É QUE VAI NELA.

GABRIELA NA ESCOLA: — GABRIELA, QUEM FOI QUE DESCOBRIU O BRASIL GABRIELA NA ESCOLA: — GABRIELA, QUEM FOI QUE DESCOBRIU O BRASIL? — AH, PROFESSORA, ISSO É FÁCIL, EU SÓ QUERIA SABER QUEM FOI QUE COBRIU. GABRIELA NÃO DEIXAVA A PROFESSORA EM PAZ: — PROFESSORA, CÉU DA BOCA TEM ESTRELAS? — PROFESSORA, BARRIGA DA PERNA TEM UMBIGO? — PROFESSORA, PÉ DE ALFACE TEM CALOS?

GABRIELA ERA QUEM INVENTAVA AS BRINCADEIRAS — VAMOS BRINCAR DE AMARELINHA? TODO MUNDO IA. — VAMOS BRINCAR DE PEGADOR? TODOS CONCORDAVAM. TODOS QUERIAM BRINCAR COM GABRIELA.

FOI AÍ QUE MUDOU, PARA A MESMA RUA DA GABRIELA, A TERESINHA FOI AÍ QUE MUDOU, PARA A MESMA RUA DA GABRIELA, A TERESINHA. TERESINHA LOIRINHA, BONITINHA, ARRUMADINHA. TERESINHA ESTUDIOSA, VESTIDA DE COR-DE-ROSA. TERESINHA. QUE BELEZINHA...

OS AMIGOS VINHAM CONTAR A GABRIELA: — TERESINHA TEM UM VESTIDO COM RENDINHA. — TERESINHA TEM UMA CAIXINHA DE MÚSICA. — TERESINHA TEM CACHOS NO CABELO. GABRIELA JÁ ESTAVA ENCIUMADA: — GRANDE COISA, CACHOS! BANANEIRA TAMBÉM TEM CACHOS!

GABRIELA NÃO QUERIA NEM VER TERESINHA: — MENINA ENJOADA, NÃO SABE CORRER, NÃO SUJA O VESTIDO, SÓ VIVE ESTUDANDO. DEUS ME LIVRE! — MAS ELA É BOAZINHA — OS MENINOS DIZIAM. — BOAZINHA, NADA! ELA É SONSA. — MAS VOCÊ NUNCA FALOU COM ELA, GABRIELA. — NÃO INTERESSA. NÃO FALEI E NÃO GOSTEI, PRONTO!

MAS GABRIELA JÁ ESTAVA IMPRESSIONADA, DE TANTO QUE FALAVAM DA TERESINHA. E GABRIELA COMEÇOU A SE OLHAR NO ESPELHO E ACHAR O SEU CABELO MUITO SEM GRAÇA: — MAMÃE, EU QUERIA FAZER CACHOS NOS CABELOS. — MAMÃE, EU QUERIA UM VESTIDO COR-DE-ROSA. — MAMÃE, EU QUERIA UMA CAIXINHA DE MÚSICA

E GABRIELA COMEÇOU A SE MODIFICAR E GABRIELA COMEÇOU A SE MODIFICAR. NA ESCOLA, NO RECREIO, GABRIELA NÃO PULAVA CORDA E NEM BRINCAVA DE ESCONDE-ESCONDE. FICAVA SENTADINHA, QUIETINHA, FAZENDO TRICÔ. DE TARDE, GABRIELA NÃO IA MAIS BRINCAR NA RUA PARA NÃO SUJAR O VESTIDO. E, À NOITE, MUITO EM SEGREDO, GABRIELA ENCHIA A CABEÇA DE PAPELOTES PARA ENCRESPAR OS CABELOS.

OS AMIGOS VINHAM CHAMAR GABRIELA: — GABRIELA, VAMOS ANDAR DE BICICLETA OS AMIGOS VINHAM CHAMAR GABRIELA: — GABRIELA, VAMOS ANDAR DE BICICLETA? — AGORA EU NÃO POSSO — RESPONDIA GABRIELA. — PRECISO AJUDAR A MAMÃE. A MÃE DE GABRIELA ESTRANHAVA: — QUE É ISSO, MENINA? VOCÊ NÃO TEM NADA PARA FAZER AGORA. E GABRIELA, COM ARES DE GENTE GRANDE, RESPONDIA: — EU JÁ ESTOU CRESCIDA PARA ESSAS BRINCADEIRAS...

E Teresinha. O QUE É QUE ESTAVA ACONTECENDO COM TERESINHA E Teresinha? O QUE É QUE ESTAVA ACONTECENDO COM TERESINHA? TERESINHA SÓ OUVIA FALAR DE GABRIELA: — GABRIELA É QUE SABE PULAR CORDA. — GABRIELA USA RABO-DE-CAVALO PARA O CABELO NÃO ATRAPALHAR. — GABRIELA SÓ USA CALÇAS COMPRIDAS. TERESINHA RESPONDIA COM POUCO-CASO: — QUE MENINA MAIS SEM MODOS! DEUS ME LIVRE...

MAS, QUANDO AS CRIANÇAS SAÍAM, TERESINHA PEDIA: — MAMÃE, EU QUERO UMAS CALÇAS COMPRIDAS. E, NO FUNDO DO QUINTAL, TERESINHA TREINAVA, PULANDO CORDA E AMARELINHA, PARA IR BRINCAR NA RUA, COMO GABRIELA. E, NA PRIMEIRA VEZ QUE AS DUAS SE ENCONTRARAM, A TURMA NEM QUERIA ACREDITAR.

GABRIELA, FAZENDO POSE DE MOÇA, DE CABELOS CACHEADOS, DE SAPATOS, DE PULSEIRINHA, VESTIDO TODO BORDADO. GABRIELA EMPURRANDO O CARRINHO DE BONECA, COMPORTADÍSSIMA. TERESINHA PULANDO SELA, ASSOVIANDO, LEVADÍSSIMA.

AS DUAS SE OLHARAM, NO COMEÇO, DESCONFIADÍSSIMAS AS DUAS SE OLHARAM, NO COMEÇO, DESCONFIADÍSSIMAS. DEPOIS, COMEÇARAM A RIR PORQUE ESTAVAM MESMO MUITO ENGRAÇADAS.

AGORA, TERESINHA E GABRIELA SÃO GRANDES AMIGAS AGORA, TERESINHA E GABRIELA SÃO GRANDES AMIGAS. E CADA UMA APRENDEU MUITO COM A OUTRA. GABRIELA SABE A LIÇÃO DE HISTÓRIA DO BRASIL, EMBORA SEJA AINDA A CAMPEÃ DE BOLINHA DE GUDE. E TERESINHA, EMBORA SEJA AINDA UMA BOA ALUNA NA ESCOLA, JÁ SABE ANDAR DE BICICLETA, PULAR AMARELINHA, E ATÉ JÁ ESTÁ APRENDENDO A FAZER SUAS GRACINHAS.

VOCÊ ACHA QUE FOI BOM OU QUE FOI RUIM TEREZINHA E GABRIELA FICAREM AMIGAS? VOCÊ TAMBÉM TEM AMIGOS DIFERENTES DE VOCÊ? O QUE É QUE VOCÊ APRENDE COM ELES? E ELES? O QUE É QUE ELES APRENDEM COM VOCÊ? INVENTE UM AMIGO QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER. COM TODAS AS QUALIDADES QUE VOCÊ GOSTA, E COM ALGUNS DEFEITOS TAMBÉM... — POR QUE TODO MUNDO TEM DEFEITOS.