As propriedades dos materiais FICHA FORMATIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 - Observa a figura. Coloca um X na resposta correcta.
Advertisements

Trabalho de Física Alunos:Everton Henrique n°8
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Aprende com a água e descobre o poder que há em ti!!!
NÚMEROS RACIONAIS FRACÇÕES
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!
Contar-te uma história
A Bruxa Cartuxa Autoras – Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Materiais e Ferramentas
O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre.
PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO, ACONDICIONAMENTO E HIGIENIZAÇÃO
AULA 03 – Características do ar
O que é preciso para classificar as plantas ?
À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS
Trabalho para a disciplina de Moral
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
Expressão Plástica Borboletas.
Plástico.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
2. A ENERGIA NO AQUECIMENTO / ARREFECIMENTO DE SISTEMAS
"Nada está assim tão mau que não possa piorar".
Aprendi....
Trabalho : Plano de Aula Matéria: Química Nome do Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: Colegiais.
FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
Interpretador Python.
Texto: Acreditas em Deus? Autor: Luiz Gonzaga Pinheiro Música: You changed my life.
Substâncias iónicas.
Clica para continuar.
Vamos ajudar o ambiente?
Apresentação oral Como fazer uma boa apresentação ?
verificação das hipóteses
Translações 8o ano.
Densidade de um liquido Escola Secundária da Ramada
Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO
A felicidade Compartilhada
Pensamento, Linguagem e Escrita
Nome ________________________________ Data: _____ / _____ / ______
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
A TECNOLOGIA E A ALIMENTAÇÃO
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
A VIDA E AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
A Terra é sem vida, e nada Vive mais que o coração
DIA MUNDIAL da CIÊNCIA  O mundo que te rodeia está cheio de coisas curiosas. O cientista é uma pessoa que estuda muito, investiga e descobre coisas novas.
Agrupamento de Escolas Duarte Lopes Centro Escolar de Benavente
1 LÍNGUA PORTUGUESA Escola Nome
Estudo do Meio 31 Nome : ______________________________________
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
OCEANOS E CONTINENTES ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
Língua Portuguesa Eu chamo-me Verão Interpretação do Texto
À descoberta de si mesmo A segurança do meu corpoFICHA FORMATIVA NOMEDATA 1 – Os peões A e B querem atravessar a rua no local em que se encontram. 1.1.
Língua Portuguesa 2.º PERÍODO Um dia na praia
Os seres vivos do seu ambiente Os animais FICHA SUMATIVA
Língua Portuguesa Livro Ilustra 
A SEGURANÇA DO CORPO FICHA SUMATIVA
À descoberta do ambiente natural Aspectos físicos do meio local FICHA SUMATIVA NOMEDATA 1 – Escreve uma legenda para cada desenho. ● O céu está limpo.
Os seres vivos do seu ambiente FICHA FORMATIVA
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO Portugal no mundo e na Europa FICHA FORMATIVA
Probabilidades.
À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS
O ESQUELETO FICHA FORMATIVA
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
Meios de comunicação. Meios de comunicação Meios de comunicação Os meios de comunicação são tudo o que usamos para comunicarmos com os outros. Existem.
Atenção crianças, sempre peçam ajuda para um adulto! Cofre igrejinha. Materiais:*2 caixas de leite limpas; *Grampeador e furador de papel; *Tesoura; *Caneta.
De onde vem a energia Sabem de onde vem a energia A energia permite-nos mudar qualquer coisa à nossa volta: transformar escuridão em luz, aquecer uma.
Probabilidades - 9º ano A importância das probabilidades na sociedade METEREOLOGIA É pouco provável que chova durante esta semana. SEGUROS Porque é que.
10. Métodos de dobra de tubos
Aspectos físicos do meio local FICHA FORMATIVA
Transcrição da apresentação:

As propriedades dos materiais FICHA FORMATIVA à descoberta dos materiais e objectos As propriedades dos materiais FICHA FORMATIVA NOME DATA 1 – Assinala, com um , as propriedades dos objectos. 2 – Relaciona correctamente : MATERIAIS misturam-se com a água duros dobram-se com facilidade transparentes são difíceis de riscar solúveis permitem ver através deles flexíveis ardem com facilidade combustíveis

3 – Observa atentamente os seguintes materiais… 3.1. – Escreve o nome dos materiais representados. A : ______________________ C : ______________________ E : ______________________ G : ______________________ B : ______________________ D : ______________________ F : ______________________ H : ______________________ 3.2. – Dos materiais representados, indica os que são… flexíveis (que dobram) : ________________________________________ solúveis na água : ____________________________________________ mais duros (dois) : ____________________________________________ combustíveis : _______________________________________________ transparentes : _______________________________________________ 3.3. – Para cada caso, refere uma aplicação prática… vidro : ______________________________________________________ madeira : ____________________________________________________ papel : _______________________________________________________ ferro : _______________________________________________________ açucar : ______________________________________________________

As propriedades dos materiais FICHA FORMATIVA à descoberta dos materiais e objectos As propriedades dos materiais FICHA FORMATIVA NOME DATA 1 – Assinala os materiais que podes utilizar : Para fazer uma mesa borracha papel madeira açucar Para fazer uma janela sal cera pedra vidro Para fazer um automóvel madeira ferro cortiça papel Para fazer um balão cortiça borracha papel papel

As propriedades dos materiais FICHA FORMATIVA à descoberta dos materiais e objectos As propriedades dos materiais FICHA FORMATIVA NOME DATA 1 – Observa os materiais : cortiça vidro açucar borracha barro papel ferro cimento areia plástico madeira sal cera cola água pano 2 – Preenche o quadro com os nomes dos materiais da gravura. Materiais origem natural origem artificial

As propriedades dos materiais FICHA SUMATIVA à descoberta dos materiais e objectos As propriedades dos materiais FICHA SUMATIVA NOME DATA 1 – De que materiais são feitos estes objectos ? O barco ___________________________________________________________ A rolha ____________________________________________________________ O banco ___________________________________________________________ 2 – Compara, usando as palavras : duro; resistente; flexível. BARRO FERRO PAPEL VIDRO MADEIRA PLÁSTICO O papel é mais _____________________________________________________ O vidro ___________________________________________________________ O ferro ____________________________________________________________ 3 – Escreve o nome de materiais combustíveis. E de materiais não combustíveis.

A madeira é um material… 4 – Quais são os materiais transparentes ? E não transparentes ? A lupa ______________ ____________________ O tijolo ______________ ____________________ O vidro _____________ ____________________ 5 – Pinta os materiais que são de origem natural. Dá exemplos de materiais que são de origem artificial. 6 – Escreve V nas afirmações verdadeiras e F nas falsas. A madeira é um material… combustível transparente flexível duro

Experiências com ar FICHA FORMATIVA à descoberta dos materiais e objectos Experiências com ar FICHA FORMATIVA NOME DATA 1 – Assinala, com um , os objectos que estão cheios de ar. 2 – Escreve o nome de outros objectos que possam levar ar.

Experiências com ar FICHA FORMATIVA à descoberta dos materiais e objectos Experiências com ar FICHA FORMATIVA NOME DATA 1 – Qual é o prato da balança que suporta mais peso ? Porquê ? 2 – Porque é que a balança está equilibrada ? 3 – O que fez com que a balança se desequilibrasse ? 4 – Completa com as palavras ar e peso. O ____________ não se vê, mas tem ______________.

Experiências com ar FICHA FORMATIVA à descoberta dos materiais e objectos Experiências com ar FICHA FORMATIVA NOME DATA 1 – Observa a experiência e escreve a conclusão. O balão sobe porque _____________________________________________ O balão não sobe ________________________________________________ 2 – Escolhe a legenda correcta e escreve-a debaixo da gravura. O ar quente é mais leve do que o ar frio. O ar não se vê mas existe em toda a parte. Mergulha a garrafa vazia na água. Aperta a garrafa entre os dedos. 3 – O que aconteceu à água do copo ? O que há agora dentro do copo ?

4 – Observa e responde. Qual pesa mais, a bola vazia ou a bola cheia de ar ? O que prova esta experiência ? 5 – Assinala, com um , o objecto que está sem ar. A bóia O balão O pneu O colchão Diz quais são os que pesam mais. 6 – Escreve V nas afirmações verdadeiras e F nas falsas. O ar existe à nossa volta. Podemos ver o ar que nos rodeia. Os seres vivos não podem viver sem ar.

Manusear objectos em situações concretas FICHA FORMATIVA à descoberta dos materiais e objectos Manusear objectos em situações concretas FICHA FORMATIVA NOME DATA 1 – Diz para que servem : Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________

2 – Assinala, com um , as afirmações verdadeiras. Com estes objectos tens que ter muito cuidado porque eles cortam. Estes objectos são cortantes. Com estes objectos podes brincar à vontade, pois com eles nunca te magoas. Os choques eléctricos não existem. Se os utilizas mal, podes apanhar um choque eléctrico. Um choque eléctrico pode ser mortal. É um objecto ofensivo. Não é necessário ter cuidado na sua utilização. São objectos frágeis. Devem ser usados com cuidado para não se estragarem. 3 – Indica que cuidados deves ter, quando usares objectos eléctricos ligados à corrente.

Manusear objectos em situações concretas FICHA FORMATIVA à descoberta dos materiais e objectos Manusear objectos em situações concretas FICHA FORMATIVA NOME DATA 1 – Completa a legenda de cada imagem. prega recorta agrafa escreve cava fura a tesoura o agrafador o martelo o furador o sacho a máquina Dos objectos representados, escreve o nome dos que usas mais vezes. 2 – Quais são os cuidados que tens, quando te serves… da tesoura ? do furador ? do martelo ?

3 – Assinala, com um , os objectos que tens na escola. 4 – Liga cada imagem às instruções que lhe correspondem. 1.º Meter a cassete 2.º Ligar o gravador 3.º Aproximá-lo da pessoa que fala 5 – Para que serve uma máquina fotográfica ? Será útil durante as férias ? Explica porquê.